Nós podemos conversar por horas com alguém e até mesmo com várias pessoas em um grupo e ninguém saberá se aquelas pessoas são religiosas ou não, quais são as suas convicções, enfim. O que ocorre aqui é que, talvez, por buscarem se relacionar apenas com pessoas que têm as mesmas convicções acabam fazendo perguntas que geram discussões polêmicas. Como o espaço é democrático, não aceitam ou não admitem opinião contrária, que é tida como provocação, simplesmente porque um pende para o lado científico e o outro baseia-se na sua crença, estabelendo-se aí um conflito. O mesmo direito que um religioso tem de defender sua crença o outro tem de defender sua opinião, externando seu ponto de vista. O que não é aceito pela outra parte, em geral pelos religiosos, e isso não acaba nunca.
Um dia desses alguém perguntou: "Como pode uma pessoa saber o que é espiritualidade sem religião?", quando uma coisa não tem nada a ver com a outra. Não é porque o outro é ateu, que não tem sentimento, alma, espírtualidade. O ateu, simplesmente não acredita na criação como os religiosos acreditam, logo, para o ateu Deus não existe e o homem é resultado de um processo natural. Eu não sei por que tanta "guerra", são convicções. O grande problema que eu tenho percebido reside na formulação das perguntas dos religiosos radicais e fervorosos, que são provocativas, desfazendo-se das posições contrárias às deles com ar de superioridade, como se fossem seres especiais, alguns até hipócritas, porque ao mesmo tempo em que defendem suas convicções, fazem outras perguntas que não condizem com a sua religiosidade, se assim considerarmos, o que evidentemente gerou, gera e continuará gerando muita polêmica neste espaço, espero que daqui pra frente, sadiamente. Mas, devo lembrar que estas polêmicas são mais alimentadas por parte dos religiosos do que por parte dos ateus, estes é que são chamados para a discussão através de perguntas provocativas. Eu nem diria ateus, mas pessoas que têm posições mais discretas em relação ao assunto, opinando com base em fatos, cientificamente falando. Apenas isto!
Bem, boa noite a todos e que todos defendam seus princípios equilibradamente, com sensatez, mas principalmente respeitando as opiniões contrárias sem qualquer provocação ou ocorre o que todos já sabemos, pois, é natural que o "ateu" se sinta impelido a se defender e a defender seu posicionamento, se for provocado. Quanto a mim, ninguém nunca saberá se sou ateu, religioso, agnóstico, evolucionista, porque eu simplesmente acredito, de uma forma muito peculiar, em uma força superior que rege o planeta e que eu costumo tratar como uma energia, eu apenas vivo o que a vida me apresenta e não quero nem saber de rótulos ou designações, todo mundo tem mania de denominar tudo e é por isso que surgem as discriminações. Até!
2007-02-01 17:08:10
·
answer #1
·
answered by Sapiens 4
·
0⤊
0⤋
Parabéns por esta colocação. Às vezes as pessoas querem ver o circo pegar fogo e jogam uns contra os outros, ou até mesmo querem mostrar certa superioridade diante de pessoas e religiões, usando do direito de demonstrar o que pensam para fazer acusações generalizando toda uma comunidade religiosa. Podemos sim usar do direito da liberdade de expressão, mas com dignidade e sabendo que não vamos magoar ninguém e nem coibir a expressão de fé dos outros.
2007-02-01 15:51:03
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Um ateu pode ouvir as pregações de um religioso e depois sorrir, mais eu duvido que um religioso possa ouvir um ateu e depois sorrir!!!!
Esse é o verdadeiro X da questão!!!
ps: Glauber
2007-02-01 15:41:55
·
answer #3
·
answered by Glauber 4
·
1⤊
0⤋
Eu não crio intrigas, apenas questiono. Acho que não podemos nos omitir diante de certas coisas.
2007-02-01 15:39:52
·
answer #4
·
answered by Raphael M 6
·
1⤊
0⤋
olha... reconheço q não resisto a uma provocaçãozinha... mas não me traz sofrimento, não!
acho q ateus merecem respeito.... e devolvo o desrespeito. Mas, qdo percebo q uma pessoa quer conversar a sério sobre religare --- religião ou sensatez -- topo a conversa, legal..
2007-02-01 15:37:58
·
answer #5
·
answered by Betinha 7
·
1⤊
0⤋
Isso é falta de homem, ao meu ver. Ah!!!
2007-02-02 02:34:28
·
answer #6
·
answered by peraxica 5
·
0⤊
0⤋
Existem os que com Cristo juntam, mas há tambem os que espalham.
Aliás Ele disse: quem comigo não ajunta, espalha." João 3:36
Então, quem espalha não está com Cristo, embora jure que esteja.
2007-02-02 00:57:57
·
answer #7
·
answered by Frei Bento 7
·
0⤊
0⤋
tem que convercer se não, no final do mês não vai ter os dez por cento na conta do pastor
2007-02-01 18:01:12
·
answer #8
·
answered by Zecargill 7
·
0⤊
0⤋
É bem verdade que há ateus que não respeitam os religiosos, afinal ninguém é perfeito. Mas geralmente quem começam com as discussões e os ataques são pessoas religiosas. Não que sejam pessoas mal educadas ou ruins, mas muitas vezes por não ter fé suficiente em suas crenças e tentar "prová-las" para satisfazer a sí próprio.
Um ateu geralmente adota uma postura de questionamento e ceticismo. Eles até gostariam que existisse um Deus e que cuidasse das pessoas, mas o mundo à nossa volta mostra que não é isso o que acontece. Os deuses descritos pelos crédulos não combina com a nossa realidade.
Geralmente os religiosos, ao verem os ateus questionando, ficam apavorados. São doutrinados a atacar qualquer um que ponha em dúvida sua crença ao invés de aceitar que tal pessoa possa viver pacificamente com suas opiniões. Eles não gostam de ver suas crenças como meras "opiniões", mas como a "verdade suprema". Começa a surgir o medo de que estes estejam certos e, no desespero, partem para ataques desprovidos de respeito e civilidade. Isso não acontece com os ateus porque estes não têm medo de estarem errados e podem até se converter se forem convencidos.
São poucos os que mantém compostura para discutir com ateus céticos, mas quando vêem que estes exigem evidências e provas pelo método científico, acabam perdendo a paciência mais cedo ou mais tarde. Ou deixam de ser religiosos. A postura cética é muito bem fundamentada e dificilmente um cético vai se converter.
2007-02-01 16:20:59
·
answer #9
·
answered by Alenonimo 3
·
0⤊
0⤋
porque muitas vezes as pessoas naum sabem guardar sua opiniões.. e ainda bem q isso acontece.. se não agente ficava com oq sabe e naum crecia socialmente... afinal.. ver oq o outro pensa nunca é ruim.. por masi q ele seja absolutamente averso a sua ideia de mundo...
2007-02-01 15:36:08
·
answer #10
·
answered by Breno 3
·
2⤊
2⤋