English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Na minha pergunta anterior, o colega argumenta que o VT é coisa do passado, mas quando é para justificar o dízimo, está atualizadíssimo!!!! Como é isso?
É a Palavra de Deus ou não é????

Tem muita gente escondida por aí, fugindo das minhas perguntas!... Como é que é????

2007-02-01 07:20:49 · 15 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

15 respostas

Não se pode responder qdo não se tem resposta. Aí fica como o outrozinho aí de cima que não responde e ainda se acha no direito de dizer que é digno ou quem não é.


Mas, provar a existerncia de Deus que é bom... NADA!!!

2007-02-01 07:29:28 · answer #1 · answered by Andre 5 · 1 2

Amigao, sei onde estao as respostas para perguntas que ainda nao as teem. por isto lhe passo meu email, e assim poderemos conversar o quanto voce desejar.

Mas esteja aberto para as respostas, nao faca como os hipocritas na epoca com o Meu Salvador que faziam perguntas e criticavam as respostas

2007-02-01 15:35:23 · answer #2 · answered by azariass 1 · 1 0

Alfredo, Boa Noite.
Sua pergunda faz sentido sim.

Para surpresa de alguns a Bíblia não é a Palavra de Deus, mas contem a Palavra de Deus. Assim como contem palavras de homens, anjos, ateus, incrédulos, reis, judeus, escravos, e até uma mula.
Para alguns (muitos) religiosos que pegam este versículo do VT somente para recolherem o dízimo, justificando que foi Deus que mandou. Chegam até criar uma maltição para quem não der.

Dízimos era uma lei criada para o povo JUDEU, que eram mesquinhos e avarentos. Para quê? para sustento de viúvas, órfãos e demais sacerdotes. Nada mais é do que separar 10 % do do seus ganhos (e não necessáriamente dinheiro).
Algumas observação se faz:
-Eu não sou judeu.
-Dízimo não expressa fé.
-Generosidade é maior que dízimo. Muito maior. Expressa carater.
-Jesus não ensinou nada sobre este assunto. (Ensino para ser praticado e não Mateus 23).

Vamos desasociar Deus da religião. Dá certo.
Como vocês mesmo disceram religião é invensão humana.
Para os religiosos: Porque dar tanta énfase à lei do dízimo e tão pouca à lei do amor? ....

Peregrino.

2007-02-01 20:33:03 · answer #3 · answered by Peregrino 2 · 0 0

Boa pergunta, Alfredo. Infelizmente isso acontece o tempo todo com a bíblia. As pessoas selecionam as passagens boas e as usam para pregar a bondade e a moral contida na bíblia, e para justificar muitas coisas do presente. Porém, quando se trata dos trechos ruins, dizem que estes devem ser analisados dentro do contexto da época, que são alegóricos, ou que foram modificados e adaptados pelo homem. O pior é que não existem critérios claros sobre como escolher os trechos bons e os ruins, cada um utiliza critérios distintos. E as pessoas não percebem que usam valores externos aos da bíblia (de outras fontes) para julgar o que é bom ou ruim na bíblia! Ou seja, a bíblia não é fonte de moral e valores, e as pessoas não se conscientizam disso.

Acho terrível quando as pessoas encaram a bíblia como um manuscrito sagrado, as palavras de Deus. Porque ela não contém nenhuma instrução sobre quais partes seriam alegóricas, quais partes seriam literais. Por essa razão, tem muitos religiosos que (infelizmente) acreditam literalmente no genesis e outros religiosos que o interpretam como alegoria. Tem pastor nos EUA que já foi preso por matar homossexual, por achar estar cumprindo a lei de Deus, na qual o homossexualismo é um "crime" punível com a morte. Tem gente que não acredita no Deus do VT mas acredita no Deus do NT, pois muitos concordam que, para os padrões morais de hoje, o Deus do VT é um personagem desprezível, reunindo o que há de pior nas características humanas. Você levaria a sério um livro de história que conta certas partes de forma literal e outras de forma alegórica? Ou num livro de biografia dessa forma?

O grande problema é: como decidir o que é a palavra de Deus e o que não é? Ou se acredita em tudo como lá está ou joga-se tudo fora. Ou então Deus é um cara bem sacana que deve se divertir bastante com a confusão que a bíblia faz na cabeça das pessoas!

2007-02-01 18:36:24 · answer #4 · answered by Ken 3 · 0 0

Se relacionar momentos contemporâneos com descrições de momentos históricos da bíblia notará grande semelhança. Temos muitas justificativas para isso. Dois exemplos.

AGNÓSTICO => as sociedades vivem em ciclos e os problemas enfrentados no passado se assemelham aos do presente mudando apenas formas de manifestação de poder.

CRISTÃO => ao seguirmos estes ensinamentos estaremos preparados para enfrentar os problemas do jeito que Deus ensina para uma existência justa. As promessas foram cumpridas no passado então posso ter a vida eterna se seguir o caminho que Cristo ensina.

Dizimo é uma das ações históricas. O dinheiro serve para pagar contas e financiar a existência contemporânea. A maioria das pessoas vive em dívidas por falta de planejamento e vícios. O dízimo associado a um ensinamento saudável (longe de vícios e com um plano de vida) pode ser benéfico para o ser além da instituição que o administra. Tudo isto depende de uma coisa só: FÉ. Pode ser no $$, pode ser no outro, pode ser em um objeto ou pode ser em CRISTO.

2007-02-01 15:48:40 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

não foi certmente meu caso mas tnho certeza de que o VT é coisa do passado e de judeus e hebreus.
agora não penso que por esse motivo tenha algo que não presta.
a biblia é importante para estudo; mostrar a evolução das mentalidades ; dos raciocinios; das religiões; ou exatamente o contrario, a não evolução quando se apegam a trechos antigos dirigidos a um povo para justificar atitudes dos dias de hoje.
a biblia só reprsent a palvra de deus quando se refer ao decalogo(detonado e reformulado por jesus) e algumas passagens recebidas popr alguns profetas via mediunica.
a biblia tem o seu valor para mostrar o quanto o povo está atrasado em relação a evolução moral(VT), pois se apegam a coisas absurdas esquecendo os ensinamentos do cristo;
vivem a malecidencia, a sexualidade, o culto ao bezerro de ouro, a pena de talião, ao materilaismo absurdo do dizimo, a exploração da fé, a lavagem cerebral impedindo as pessoas de raciocinarem, ao deus do medo, punitivo, vingativo, escondidas sim nos textos biblicos.
são os copiadores e coladores de textos, os decoradores de passagens, que possuem a biblia VT principalmente em arquivos e por assunto; vi um dia e me espantei tamanha a organização.
n~~ao entendem por isso o que é a biblia e o que representa; são papagaios citando e repetindo; nunca encaram de peito aberto um dialogo; preferem denunciar é a velha historia pra mim e pros meus amigos tudo; pros outros a lei mesmo que contradita.

2007-02-01 15:43:17 · answer #6 · answered by lcmvip 5 · 0 0

pois é alfredo e por falar em fugir das minhas perguntas vc nem respondeu meu email .
vejo que o seu ateísmo é por fé e não por convicção ciêntífica já que vc não possui esta base para argumentação .
aproveito para deixar público o texto que lhe enviei :

Ainda existem grandes desafios teóricos na explicação de fenômenos cada vez mais detalhados da matéria e suas interações, como o comportamento dos buracos negros, big-bang,anti-partículas, o interior dos prótons, neutrons, e das partículas que vem sendo descobertas .

partículas subatômicas ,sem peso ou até imperceptível a nossos aparelhos podem existir ,como por exemplo a matéria negra ,que estima-se represente 80 a 90% de toda a matéria do universo .
a matéria mais comum que podemos ver e tocar compões o resto.

até os mais cépticos sabem que toda esta impressão que temos de realidade é aparente ,e que usamos a lógica para “tentar” compreender “esta” realidade .

face a esta nova ciência a alguns anos tão surrealista ,e agora falando em multiversos :
podem os ateus afirmarem com certeza que após a morte energias ou ondas de energia não interaja com nossa realidade ?
e quanto a possibilidade não de um deus humano mas de uma verdade mais fantástica e conceptível ?

Fé e razão são como a dualidade-onda partícula: pode-se ter as duas coisas, mas nunca ao mesmo tempo." (Alberto Präss)

a realidade humana é verdadeiramente construída pelo observador, e isto é um fato que implica no não absolutismo desta realidade.

Os paradigmas científicos puramente racionais não levarão a humanidade à realidade última, absoluta, pois são edificados e trabalhados tendo os limites determinados pelo funcionamento cerebral e mental humano.

enfim meu caro alfredo se quiser pode rebater meu email
sou agnóstico , mas obrigado a concluir que o ateísmo ainda não é a última verdade e por consequência para ser ateu é preciso acreditar nisso (ter fé) no verdadeiro sentido da palavra .

2007-02-01 15:36:16 · answer #7 · answered by pedrita 1 · 0 0

Então Alfredo, depende da crença (religião da pessoa). Eu acredito que o Velho testamento é válido sim!

Lógico que existem muitas coisas que não são seguidas hoje em dia porque a cultura é diferente, como apedrejamento, e outras coisas.

Mas dízimo, dez mandamentos e profecias para quem realmente acredita na Bíblia são 100% válidos!

Pessoas que fogem como vc disse na verdade não conhecem a Bíblia como pensam que conhecem. É capaz que vc que não acredita saiba muito mais do que elas!! Isso se deve ao fato de muitos repetirem aquilo que ouviram de seus pastores e irmãos de igreja e depois não conferirem na Bíblia!! É uma pena!!

2007-02-01 15:31:11 · answer #8 · answered by caxinha 3 · 0 0

Isso aí Alfredo..., bota moral.

2007-02-01 16:28:30 · answer #9 · answered by AISHA 6 · 0 1

ps : gilson e roberto são as mesmas pessoas,coloco o mesmo texto para se quiser ver meu perfil .abraço .

Ainda existem grandes desafios teóricos na explicação de fenômenos cada vez mais detalhados da matéria e suas interações, como o comportamento dos buracos negros, big-bang,anti-partículas, o interior dos prótons, neutrons, e das partículas que vem sendo descobertas .

partículas subatômicas ,sem peso ou até imperceptível a nossos aparelhos podem existir ,como por exemplo a matéria negra ,que estima-se represente 80 a 90% de toda a matéria do universo .
a matéria mais comum que podemos ver e tocar compões o resto.

até os mais cépticos sabem que toda esta impressão que temos de realidade é aparente ,e que usamos a lógica para “tentar” compreender “esta” realidade .

face a esta nova ciência a alguns anos tão surrealista ,e agora falando em multiversos :
podem os ateus afirmarem com certeza que após a morte energias ou ondas de energia não interaja com nossa realidade ?
e quanto a possibilidade não de um deus humano mas de uma verdade mais fantástica e conceptível ?

Fé e razão são como a dualidade-onda partícula: pode-se ter as duas coisas, mas nunca ao mesmo tempo." (Alberto Präss)

a realidade humana é verdadeiramente construída pelo observador, e isto é um fato que implica no não absolutismo desta realidade.

Os paradigmas científicos puramente racionais não levarão a humanidade à realidade última, absoluta, pois são edificados e trabalhados tendo os limites determinados pelo funcionamento cerebral e mental humano.

enfim meu caro alfredo se quiser pode rebater meu email
sou agnóstico , mas obrigado a concluir que o ateísmo ainda não é a última verdade e por consequência para ser ateu é preciso acreditar nisso (ter fé) no verdadeiro sentido da palavra .

2007-02-01 15:38:19 · answer #10 · answered by Gilson 2 · 0 1

Mas que saco !!!!
Dá um tempo, cara, vc é muito chato !!!!!!!!!!!!
No seu perfil vc diz que aceita falar de tudo, desde culinária até política, mas vc não muda de assunto !!!!!!!!!!!!!!!!!!
Faça outro tipo de pergunta, porque essas já estão enchendo o saco !!!!!!!!!!

2007-02-01 15:32:50 · answer #11 · answered by APS 3 · 1 2

fedest.com, questions and answers