Uma coisa realmente eu não compreendo, os crentes dizem que era pq esses povos viviam na Idade da Pedra, mas muitos das coisas que esses povos faziam, são adotadas por eles ainda hoje. Para justificar varias atitudes suas como o ataque ao hosexualismo por exemplo eles recorrem aos ensinamentos dos homens das cavernas do Velho Testamento.
2007-02-01 07:07:21
·
answer #1
·
answered by Marcos B 3
·
1⤊
2⤋
Midiã foi hostil com o povo de Deus, armando para que um profeta os amaldiçoassem e depois tentando fazê-los violar a lei de seu Deus, Jeová. Por isso mereciam a morte.
Contudo, a questão aqui é outra. Não cabe a nós, questionar as decisões de Deus. Por vários motivos:
1º. Deus conhece todos os fatos envolvidos, e nós não.
2º. Deus lê corações. (Jer. 17:10) Ao lermos relatos sobre os julgamentos de Deus, não nos esqueçamos de que Seus olhos, que observam tudo, levaram em conta pensamentos ocultos, motivações e intenções que não foram registrados em sua Palavra.
3º. Deus se apega aos seus padrões justos mesmo a um grande custo para si mesmo. Veja um exemplo. Ao dar seu filho como resgate para libertar a humanidade obediente do pecado e da morte, Jeová satisfez seus padrões justos e retos.
4º. Deus criou o homem à Sua imagem, então nosso senso de justiça é um reflexo do Dele, então não podemos ser mais justos do que Ele.
5º. Ele é o nosso Criador. Não cabe a nós - trabalha das suas mão - questionar suas decisões e ações.
E você ainda quer que Deus lhe dê uma desculpa?
2007-02-01 07:34:39
·
answer #2
·
answered by Daniel 3
·
1⤊
0⤋
1.Pedro.3:15 diz:
"Mas, santificai o Cristo como Senhor nos vossos corações, sempre prontos para fazer uma defesa perante todo aquele que reclamar de vós uma razão para a esperança [que há] em vós, fazendo-o, porém, com temperamento brando e profundo respeito"_Tradução do Novo Mundo
Assim precisamos entender o seguinte....
1° Ponto: Deus tem o direito legal e moral de tirar a vida, pois foi ele mesmo que a deu.
Vamos fazer uma comparação para entender um pouco sobre este ponto. O que aconteceria se eu ou você destruísse o guadro da Monalisa de Leonardo Da Vinci?
Sim, eu estaria cometendo um crime contra a historia das artes.
Mas e se Leonard Da Vince estivesse ainda vivo hoje e destruísse o mesmo guadro?
Ora, não haveria problema algum!Pois ele pode pintar outro e neste caso ambas as pinturas ainda continuariam sendo originais, pois afinal de contas, ambas as pinturas são legitimas, pois pertence à Da Vinci.
Assim Deus Pode fazer o que ele quiser na sua grande onipotência.
2°Ponto:
A religião cananéia era extraordinariamente vil e degradada, seus “postes sagrados” sendo evidentemente símbolos fálicos, e muitos dos ritos nos seus “altos” envolviam crassos excessos e depravações sexuais. (Êx 23:24; 34:12, 13; Núm 33:52; De 7:5) O incesto, a sodomia e a bestialidade eram parte ‘do que faziam os da terra de Canaã’, que tornava imunda a terra, a qual, por esses erros, estava para ‘vomitar os seus habitantes’. (Le 18:2-25) A magia, a feitiçaria, o espiritismo e o sacrifício de seus filhos por meio do fogo achavam-se também entre as práticas abomináveis dos cananeus. — De 18:9-12.
As estatuetas da deusa Astorete, descobertas na Palestina, são de uma mulher nua, com órgãos sexuais grosseiramente exagerados. O arqueólogo W. F. Albright observa a respeito da adoração fálica deles: “No pior, . . . o aspecto erótico de seu culto deve ter mergulhado a extremamente sórdidas profundezas da degradação social.” — Archaeology and the Religion of Israel (Arqueologia e a Religião de Israel), 1968, pp. 76, 77;
Deus de fato mando seu povo guerrear contra povos bárbaros que tinham índole muito abaixo do aceitável. Por exemplo, você sabia que entre as práticas comuns dos povos cananeus estava o sacrifício de crianças em ofertas religiosas?
Além das suas outras práticas degradantes, havia a do sacrifício de crianças. Segundo Merrill F. Unger: “Escavações na Palestina descobriram pilhas de cinzas e de restos de esqueletos de crianças em cemitérios ao redor de altares pagãos, indicando a ampla prática desta abominação cruel.” (Archaeology and the Old Testament [Arqueologia e o Velho Testamento], 1964, p. 279)
O Manual Bíblico de H. H. Halley (reimpressão de 1987, Editora Vida Nova, p. 157) diz: “Era assim, praticando a licenciosidade como rito, que os cananeus prestavam seu culto aos deuses, e também assassinando seus primogênitos, como sacrifício aos mesmos deuses. Parece que, em grande escala, a terra de Canaã tornou-se uma espécie de Sodoma e Gomorra de âmbito nacional. . . . Teria direito de continuar por mais tempo uma civilização de tão abominável imundície e brutalidade? . . . Alguns arqueólogos que têm escavado as ruínas das cidades dos cananeus admiram-se de Deus não as haver destruído há mais tempo.”
Havia a pratica de estupros coletivos de meninas virgens por sacerdotes e homens poderosos.Tudo isso apenas para garantir a fertilidade da terra e uma boa colheita.
Consegue imaginar suas filhas sendo estupradas coletivamente por sacerdotes religiosos pedófilos apenas para garantir uma boa estação da colheita?Pois era assim estas nações cananéias.
E você sabia que se você tivesse noivo de uma virgem de boa aparência o rei ou o sacerdote tinha que experimentá-la sexualmente primeiro para depois entregá-la com bênção para você?
E sem mencionar que crianças que nascessem com algum defeito físico era encarado como um mal presságio,era encarado como agouro.Por isso estas eram sacrificadas vivas em chamas ao deus bárbaro Moloque e a outros.Jeová proibiu e jamais aceitou o sacrifício de pessoas!
É interessante que a presença de Raabe em Jericó pode sugerir uma questão de rapto, onde ela foi feita meretriz para a diversão sexual dos soldados de Jericó.
Pois meninas eram raptadas e feitas prostitutas para diversão de soldados.
Além de tudo isso mencionado, estas nações Cananéia tinha um forte desejo por conquistas territoriais.
Quando Deus mandava os judeus invadirem uma terra, Ele estava exercendo Seu juízo sobre povos cruéis. Você pode entender isso quando Ele adia seu juízo sobre os Amorreus porque ainda não tinham enchido a medida de iniquidade: "Na quarta geração, porém, voltarão para cá; porque a medida da iniqüidade dos amorreus não está ainda cheia". Gênesis 15:16
O arqueólogo e humanista William Foxwell Albright adimitiu certa vez o seguinte: “As comparações dos objetos dos cananeus com a dos egipcios e mesopotamios levam a uma unica conclusão:Que a religião cananita era muito mais centrada em sexo e suas manifestações e em nenhuma outro país foram encontradas tantas figuras de deusas da fertilidade nuas.Algumas distintamente obscenas.E em nehum outro lugar o culto as serpentes aparecem com tanta força.As duas deusas Astarte e Anate chamadas de grandes deusas que concebem mas não podem dar à luz”
É interessante que Albright apesar de não ser religioso admitiu certa vez que Israel como agentes execultores de Deusfizera foi um grande bem para a humanidade em exterminar culturas tão doentias.
É claro que esta declaração de Albright poderá ser rejeitada por estudiosos de minoria culturais que corretamente denunciam os discursos colonialistas que é feito para justificar a opressão e a supressão dos direitos civis.
Mas também é um grave erro acreditar que todas as culturas indistintamente devam ser respeitadas ou preservadas ou que todas estas gozam do mesmo direito civil de existir sem transmitir nenhum problema para as gerações futuras.
O que você acha dos que insistem em perpetuar a idéia nazista ou o canibalismo ou o encolhimento de cabeças?
Será que estas culturas e costumes que certamente deveriam ser extintas servem para algum bem da humanidade?Deveriam ser preservadas?
A resposta é Não!
3° Ponto:
O que dizer dos inocentes?Será que vitimas inocentes morrem em conflitos armados?É claro que sim!
Nos casos da bíblia,Jeová Deus e o senhor Jesus fará justiça aqueles que porventura morreram por causa dos conflitos e não por causa de suas iniqüidades e rebeldia.
Eles terão a oportunidade de receber misericórdia e a vida eterna num futuro paraíso terrestre.
Vamos analisar o texto de 1Samuel.15:2,3.
Este talvez seja um dos textos que mais chame a atenção dos críticos da bíblia e de pessoas totalmente desinformada com o contexto histórico e lingüístico.
Bem,comparando a linguagem do texto com antigos escritos no oriente é possível determinar que parece haver traços de uma linguagem hiperbólica que não pode ser levada ao pé da letra.
Por exemplo,a pedra de mexa do 9° século A.E.C que descreve as vitorias de guerras do rei de Moabe e na linha 17 o rei diz ser enviado do deus Chemosh do Nebo a Israel...Para matar tudo o que hover alí,homens e mulheres...Nativos e estrangeiros...E devotar ao altar de Astarte Chemosh.
E a pedra de Mesha diz que o rei de Moabe cumpriu aquela ordem ao pé da letra.
Mas será que ele fez assim mesmo?
Pois aqueles povos continuaram existindo muito tempo depois deste conflito.
Outro exemplo de linguagem hiperbólica é a pedra do faraó Merneta datada do 13° século A.E.C.Ela igualmente descreve o massacre à Israel nestes termos:
“Israel já está devastada,a sua semente já não existe”.
Ou seja,não sobrou nenhum dos descendestes de Israel pra contar a história,todos foram extintos.
Assim literalizar linguagem hiperbólica é uma grave erro,pois imagine alguém entendendo ao pé da letra uma mãe brava que diz assim para sua filha: “Hoje eu acabo com aquela menina!”
Até mesmo no Novo Testamento há exemplos de linguagem hiperbólica que não pode ser tomada ao pé da letra.
“Arrancar os olhos”
É lógico que se trata de exageros lingüísticos comuns a todos os idiomas,não dá para levar isso ao pé da letra.
“Esta TV me custou o olho da cara”
É assim também que podemos entender esta passagem de 1Samuel.15:2,3 de massacrar os amalequitas.
Deus meu querido amigo, jamais ordenaria o massacre gratuito de pessoas inocentes, pois ele sempre dá avisos muitos antes de excultar uma sentença.
Veja mais detalhes:
https://br.answers.yahoo.com/question/in...
Alguém escreveu que "não podemos conceber de forma alguma que DEUS coloque no decálogo um mandamento dizendo: "Não matarás" e em seguida mande que Moisés mate todos os povos conquistados", e chamou a isso de "uma berrante contradição do mandamento 'não matarás'".
Se fosse contradição, seria um crime qualquer país manter um exército. Na hora de defender o país ou a população, o que ele vai fazer, atirar flores?
Em Gênesis. 9 Deus dá ao homem a autoridade de matar como forma de exercer juízo. Essa autoridade é confirmada no Novo Testamento em Rm 13 e essa é a dificuldade de muitas pessoas não entenderem que a pena de morte, por exemplo, ou a morte na guerra, foram coisas autorizadas por Deus em Gênesis 9 e nunca revogadas.
É difícil admirar o trabalho de um soldado na guerra, de um policial na luta contra o crime, ou de um carcereiro em trancafiar pessoas, mas eles são instrumentos da justiça humana (e, por tabela, divina). É ingenuidade você pensar em um mundo sem autoridades superiores, e é ingenuidade maior ainda pensar em um Deus sem autoridade para julgar e condenar segundo os Seus (e não os nossos) critérios de justiça.
Espero que isso os tenha ajudado a compreender melhor o contexto histórico,cultural e lingüísticos dos povos bíblicos.
2015-03-15 14:00:22
·
answer #3
·
answered by ? 7
·
0⤊
0⤋
Guarda-te para que não sejas enlaçado depois delas ,após terem sido aniquiladas de diente de tí, e para que não indagues pelos seu deuses dizendo:Como foi que estas nações costumavam servir seus deuses . E eu sim farei o mesmo.
Não deves fazer assim com Jeová teu Deus ,pois fizeram com seus deuses tudo o que é detestável a Jeová e o que ele deveras odeia ,porque QUEIMARAM REGULARMENTE no fogo até mesmo seus FILHOS e suas FILHAS para seus deuses.(Deuteronomio cap12:30-31).
2007-02-01 11:59:06
·
answer #4
·
answered by Bozo 5
·
0⤊
0⤋
Meu caro "Berne", dr. polêmica! É isso mesmo que você quer, não é? Já de muito se sabe que polêmica dá Ibope, e, nisso você é bom! Agora, permita-me uma pequena observação: Todo aquele que não possui uma convicção ideológica, nem que seja fruto de uma ação externa, tende a prestar-se continuamente a auto-afirmar sua crença ou descrença, a convencer-se de que o que pensa é real, no seu caso, o ateísmo. Ora, se você não crê, não crê e pronto! Porque fica tentando convencer-se a si mesmo e aos outros indecisos? Eu creio na existência de Deus e pronto! Não fico todo dia procurando provas de sua existência, como você, da inexistência, na verdade, sendo ateu puro, que não é seu caso, o subconsciente capta a seguinte mensagem: "Sou um verme, pois não há esperança, apesar de ser uma vida inteligente, vou virar pó e desaparecer..." Quão infeliz é a aspiração de tal pessoa... Pense nisso! Volto logo...
2007-02-01 10:07:35
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
É UMA QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA.
VC TERÍA FEITO O MESMO PELOS SEUS.
2007-02-01 07:58:09
·
answer #6
·
answered by LILITH IN FUGA 7
·
0⤊
0⤋
É um assunto complicado de responder num breve momento de internet. São necessários estudos de cultura, antropologia para se explicar e não apenas a leitura crua e fria das Escrituras.
A Bíblia é um livro que reflete também a cultura de seu próprio tempo, desde as virtudes até os preconceitos. Lembremos também que é um livro tipicamente escrito dentro do universo judaico.
2007-02-01 07:09:44
·
answer #7
·
answered by Acir 1
·
2⤊
2⤋
A sua mente é muito fraquinha para entender o Magnífico e Todo Poderoso Senhor Deus;você está mais perdido do que cego em tiroteio.O Senhor Deus Todo Poderoso nunca erra,ele sabe todas as coisas.Ele é o dono do mundo;quem somos nós para achar ou deixar de achar suas decisões?!.Sua fraquinha mente jamais entenderá o Todo Poderoso Deus qual é Bendito e Eternamente Amém.Com efeito,o devedor insolvente gostaria que seu credor não existisse.O pecador que não quer deixar o pecado,passa a negar a existência de Deus.
2007-02-01 07:25:58
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
1⤊
2⤋
vc deveria saber que não se deve acreditar na bíblia, pois quem a escreveu foi uma das religiões mais hipócrita do mundo
2007-02-01 07:17:01
·
answer #9
·
answered by 『★』Sasá『★』 5
·
1⤊
2⤋
Quanta bobagem. Não se pode isolar um versículo e fazer disso uma doutrina. Leia, estude e entenda todo o contexto Bíblico.
Por que que ai invés de vc ficar tentando semear dúvidas, não vai se converter? Dobre os joelhos para Deus, mesmo no oculto de seu quarto e verás o quanto Ele te ama. Saiba, ainda há tempo para vc se arrepender.
2007-02-01 07:14:42
·
answer #10
·
answered by Vascaíno sempre 5
·
2⤊
4⤋