English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

19 respostas

Oi Raphael! Este é um assunto delicado e ao mesmo tempo muito interessante, vamos ver se consigo te passar um pouquinho de esclarecimento ok?? Olha só, o fanático está sempre disposto a dar provas do quanto sua causa suprema vale mais do que as próprias vidas: dele, de sua família ou mesmo de toda a humanidade. Ele mata por uma idéia e igualmente morre por ela.
O fanatismo não se restringe a esse campo único o religioso; existe fanatismo por uma raça, um time de futebol, por um partido político, sobretudo por ideologias revolucionárias quando extrapolam a dimensão racional, sentindo-se guiada pela "fantasia da escolha divina". Foi fanatismo religioso que fez muitos seguirem Jin Jones (Templo do Povo), Asahara (Verdade suprema), David Koresh (Ramo davidiano), Jo Dimambro (Templo Solar) e tantos outros místicos ou charlatães que terminaram causando tragédias coletivas, noticiadas no mundo todo. Há fanatismo entre crentes de todo o tipo, do menos ao mais irracional.
Aquele Fanático inteligente é um perigo para a civilização. O terrorismo, por exemplo, que atua com a única meta de destruir inimigos aleatórios é realizado por indivíduos fanáticos cuja inteligência é instrumentada apenas para essa finalidade. No terrorismo é uma das expressões do fanatismo combinado com uma inteligência tecnológico Por isso é que digo não existe razão no Fanatismo! São pessoas desiquilibradas e literalmente sem visão nenhuma . Pessoas vazias, sem Deus.
È isso...beijão pra ti Raphael!!

2007-02-01 03:07:18 · answer #1 · answered by Mel 2 · 0 1

Todo fanatismo implica que a emoção fala mais alto do que a razão; Veja que temos aqui mesmo fanáticos de todo o tipo; ateus, católicos, evangélicos; outros religiosos; cada vez que estes são tomados por emoção, acabam ofendendo outros usuários; alguns retornam para pedir desculpas, outros apenas se acham injustiçados. Creio que este é um ótimo espaço para expor opiniões, e a emoção é importante na vida do homem, porém não podemos nos deixar ser dominados por ela, quando está influenciada pelo mal; por outro lado é preciso compreender que emoções são sentimentos passageiros, assim não nos ofenderemos tanto compalavras ásperas que encontremos aqui.

2007-02-01 10:36:50 · answer #2 · answered by rohi 7 · 1 0

è pura falta de conhecimento, e, com certeza nenhum uso da razão. Somos livres pra decidir, escolher, aprender, mas existem fanáticos, que de qualquer maneira quer enfiar"religião "guela a baixo dos outros.

2007-02-01 13:22:11 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

DESCOBRIU A PÓLVORA...

2007-02-01 12:06:12 · answer #4 · answered by Antonio Luiz F 5 · 0 0

Sim

2007-02-01 11:23:03 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Sim, com certeza! Não diria da própria razão em si.

Acho que todo mundo uma hora para para refletir sobre a própria vida e quando não encontra as resposta e se sente perdido procura pela famosa ajuda "divina".

Quando uma pessoa está muito desesperada e o nível cultural dela é muito baixo, a tendência é maior a se fanatizar por uma religião, principalmente as igrejas mais rigídas, que pregam inferno, castigos para quem pratica o "mal" e bençãos para quem pratica o bem, por isso as igrejas estão lotadas e principalmente de pessoas de classe baixa e falta de cultura.

Acredito que se uma pessoa tem instrução suficiente, para saber a história da Igreja católica, por exemplo, ou até mesmo ler a biblía ou qualquer livro que se entitula como "sagrado" de qualquer religião, teria mais bom senso e não se deixaria fanatizar e ridicularizar com contradições que estão embaixo do nazir delas.

Na minha opnião o fanatismo religioso está ligado a falta de cultura e instrução o que causa uma falta percepção e capacidade de diferenciar o que se concorda ou não.

2007-02-01 11:05:25 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

O fanatismo, seja ele religioso ou não, é sempre consequência da falta do uso da razão.

2007-02-01 10:58:43 · answer #7 · answered by antónio s 3 · 0 0

Não diria sinônimo, mas consequência... Ser fanático, em religião, política, futebol é sempre mostra da falta de crítica... em outras palavras, ser ignorante (e não é no sentido pejorativo, mas apenas por não ser conhecedor de outros pontos contrários).
O conhecimento é sempre a melhor arma contra o fanatismo e, além dele, o respeito mútuo, afinal, se eu respeito aquele que torce por este ou aquele time, ou então é simpatizante deste ou daquele partido, claro que o fanatismo não vai existir, pois por fanático eu entendo aquele que não admite o diverso, muitas vezes por não conhecer algo diferente.
Pensando nisso e levando pro lado da religião, acho que ignorar o que outras religiões e povos acreditam ser verdadeiros, muitas vezes milenarmente, é um grande problema porque a incompreensão leva à guerra, como vemos diariamente na tv. Acho que todas as religiões deveriam pregar a paz e o amor ao próximo, independente da preferência dele por qualquer assunto, afinal é o que todas têm como princípio em seus livros de ensinamento (seja a Bílbia, Torá, Alcorão ou qualquer outro), mas que, infelizmente, acaba sendo deixado de lado por interesses escusos... uma pena. Sou a favor da religião que vem de dentro do peito, pura, sem os desvios causados pela mente humana.

2007-02-01 10:58:07 · answer #8 · answered by marcianabarrete 2 · 0 0

falta de razao e capacidade de pensar por si mesmo!

2007-02-01 10:45:40 · answer #9 · answered by brasil_mulher 4 · 0 0

Sim é a mais pura prisão do raciocínio humano!!!!!

2007-02-01 10:42:38 · answer #10 · answered by Helder 2 · 0 0

O fanatismo é uma doença, ela faz da mente uma gelatina, com certeza a razão reverte para o inverso.

2007-02-01 10:39:51 · answer #11 · answered by Marcio B 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers