English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Tenho 28 anos e comecei a tomar pílula para regular os meus hormônios. Porém, sinto um mal estar constante, dores na nuca e no estômago. Usava o Diclin e troquei pelo Gracial, mas não adiantou. Meu fígado é muito sensível, será que a pílula é contra-indicada nesse caso?

2007-02-01 00:23:21 · 9 respostas · perguntado por Fernanda M 2 em Saúde Saúde Feminina

9 respostas

Por estudos recentes, pode-se concluir que não há perigos maiores para a mulher jovem que faz uso da pílula anticoncepcional, porque elas repetem no circuito ovário-hipófise o que as mulheres de antigamente o faziam, isto é, uma freqüente inibição da ovulação durante sua idade fértil, por encontrarem-se quase sempre grávidas; de outro lado, porque todas as demais ações dos hormônios se fazem exatamente da mesma maneira que os hormônios naturais do ovário.

Os efeitos secundários, isto é, os sintomas desagradáveis são devidos às doses dos hormônios contidos nas pílulas. Para que não ocorram efeitos indesejáveis, é preciso que cada mulher seja corretamente aconselhada por um médico que conheça perfeitamente o seu organismo e com isto possa indicar-lhe o produto cujas dosagens de estrógeno e progesterona melhor se adaptem a ela, sem produzirem os temidos sintomas.

Tais sintomas, em geral, são semelhantes aos que ocorrem nos períodos iniciais de gravidez: enjôo, depressão, aumento de peso, dor de cabeça, pequenas perdas de sangue, falta de ar e tonturas.

Os trabalhos de pesquisa têm demonstrado, entretanto, que muitas mulheres apresentam os mesmos sintomas quando recebem placebo (comprimidos com o mesmo aspecto externo, mas que não contém hormônios). Isto prova que grande parte dos sintomas, ou pelo menos o agravamento dos mesmos, é mais de natureza emocional do que propriamente produto dos efeitos secundários dos hormônios contidos na pílula. É por demais sabido que toda a anticoncepção traz consigo uma série de conflitos emocionais, desde que a pessoa não esteja tranqüila quanto ao seu desejo real de evitar filhos. Esta é uma das principais razões de sintomas que não sejam devido aos hormônios.

Conclui-se também que, se os sintomas são semelhantes aos da gestação e os efeitos sobre o organismo são idênticos, não podem produzir malefícios, a não ser para mulheres que apresentam doença prévia ou que absolutamente não poderiam engravidar.

Pílula e fumo

Estudos recentes dão conta de que o fumo e algumas outras condições orgânicas prévias, como hipertensão, diabete e obesidade aumentam o risco de doença cardiovascular e morte nas mulheres que usam anticoncepcionais orais. Estes estudos não chegaram a modificar totalmente as recomendações sobre o uso da pílula, mas deixam muito claras as vantagens no abandono do fumo. Em caso contrário, recomenda-se trocar o método anticoncepcional, pois o risco se torna muito grande, principalmente acima dos trinta e cinco anos de idade.

Como referimos anteriormente, é absolutamente necessário que a mulher seja acompanhada pelo seu médico durante o uso de anticoncepcionais orais. Se isso for feito, não há razões para temores de prejuízos físicos, pois ao primeiro sinal de intolerância o médico pode orientá-la evitando qualquer conseqüência desagradável.

Este é um assunto muito estudado no mundo inteiro, e novidades surgem a todo o momento, mas as considerações feitas aqui continuam ainda hoje atuais.

2007-02-01 00:32:43 · answer #1 · answered by ♡Sophia♡ 7 · 1 0

Como o próprio nome diz ela foi criada como método anticoncepcional, mas também é usada em situações como a sua...
Realmente o uso dela provoca efeitos colaterais como dor de cabeça e etc... Quando os efeitos colaterais são muitos é preciso trocá-la, existem muitas...
Mas o importante é ir ao médico, pois ele sabe o melhor tipo para cada pessoa, não é aconselhável usar esse medicamento por indicação que não seja médica...
Para cada pessoa uma pílula é mais eficiente que a outra ou provoca menos efeitos colaterais...
Se essas dores estão te incomodando muito então procure seu médico que ele pode trocar sua medicação..............

2007-02-01 10:53:53 · answer #2 · answered by ssussi 1 · 1 0

Olha por experiencia propria te digo que na maioria dos casos a pilula só é contra indicada nos casos hormanais,ou seja,se vc tem problemas de circulação por ex,o seu médico provavelmente irá lhe receitar um outro metodo anticonceptivo...Mas converse com seu ginecologista a respeito de sua pilula atual,na verdade só ele,através de exames especificos irá lhe dizer qual a melhor pilula para vc já que relata que essa não esta lhefazendo bem!!Um abraço

2007-02-01 08:50:41 · answer #3 · answered by deipe2004 5 · 1 0

Você não deverá utilizar a pilula caso apresente alguns destes sintomas:
- tem ou teve qualquer doença que afete a circulação sanguinea;
- tem ou teve câncer da mama ou orgãos genitais;
- tem diabetes mellitus;
- tem ictericia ou doença grave no figado;
tem ou teve tumor hepatico;
se está grávida ou suspeitando;
- se é alergica a qualquer componente na formulação da pilula.
Para além destes há contra-indicações relativas:
- fuma;
-diabetes;
- excesso de peso;
- pressão alta;
- doença valvular cardiaca;
varizes;
- enxaquecas;
- epilepsia;
- colestrol ou triglicerideos;
- colite crônica;
- Lupus Eritematoso Sistêmico;
- Sindrome Hemolitico-Urêmica;
- anemia

Em todo o caso antes de começar a tomar a pilula é aconselhavel ir ao médico porque só ele pode confirmar se você pode tomar a pilula ou não e qual deve tomar.

2007-02-01 18:12:17 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Quando a pessoa fuma ou tem má circulação não é indicada.

2007-02-01 14:01:51 · answer #5 · answered by Lin 4 · 0 0

pelo seu relato nao está se dando bem. Geralmente a contra indicação é quem temproblemas cardiacos e circulatórios

2007-02-01 08:48:29 · answer #6 · answered by sandra 6 · 0 0

Quando uma pessoa está saudável, não existe contra-indicação nem efeitos adversos,.O organismo funcionando mal é responsável pelos efeitos colaterais dos medicamentos...Faça exercicio físico e beba bem água, quem faz isso não paga um centavo e não adoece...

2007-02-01 08:34:38 · answer #7 · answered by Gimbra 6 · 0 0

Nas mulheres desejosas de engravidar...

2007-02-01 08:26:32 · answer #8 · answered by Blabla U 6 · 0 0

em casos de gravidez depois da m**** feita não precisa mais tomar!!!

2007-02-01 08:27:47 · answer #9 · answered by Srta. Anastacia Beverhouse!!! 4 · 0 2

fedest.com, questions and answers