English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Desculpem a Chamada, pra atrair a atenção.
Me tirem uma dúvida, por favor. Se vocês não acreditam na existência de um ser superior, uma deidade, não acreditam na bíblia, por que "cutucam" os religiosos alterados?? Seria uma tentativa de provar suas convicções, tentativa desaber o que pensam e até onde defendem sua religiosidade ou pura diversão??

Por favor, declinem de ofensas.

2007-01-31 11:23:34 · 25 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

Lilinha32, no enunciado, já pedi desculpas pela chamada, foi só para atrair a atenção, não teve nenhuma intenção de "cutucar" vcs, se soou assim, desculpe-me.

Tais... Vcs?? nem sabe minha concepção, o que defendo... como pode afirmar "vcs defendem seus pontos de vista...?

2007-01-31 22:31:35 · update #1

25 respostas

Vou tentar te explicar. O YR! já é uma forma de se compartilhar idéias, e até sentimentos. Para mim, ser ateu foi uma conquista, como uma libertação. Deixei de ficar sujeito a culpas por crimes que não cometi, deixei de ter medo de seres que me vigiavam o tempo todo. Por outro lado, passei a ser o único responsável por meus atos, não tendo mais ninguém para perdoar meus erros, apenas a minha consciência para me manter no caminho certo. A minha vida mudou muito. Não me permito mentir, nem mesmo avançar um sinal fechado numa rua deserta à noite. Este é meu nível de responsabilidade. Quando respondo a perguntas é para tentar compartilhar com outros a minha conquista, minha independência. Não é uma tentativa de destruir a fé de ninguém. Mas se alguém já chegou a um estágio em que é capaz de se tornar independente, creio que é meu dever dizer a ela o que penso.
Existem algum ateus veementes, que não admitem que outros tenham fé.
Eu acho que cada um tem seu tempo. Eu nasci em uma família religiosa e levei muitos anos para me tornar ateu.
Outros se tornaram ateus por choques emocionais, devido a perdas de entes queridos, revoltados pelas injustiças da vida.
O que leva uma pessoa a ser atéia, pode levar outra a ser religiosa. Até a ciência tem essa ubiqüidade.
Cada um é diferente e todos, no final, somos iguais.
Estamos aqui boquiabertos diante dos mistérios do universo. Cada um resolve isso como pode.
Já que você acha que os ateus cutucam os crédulos, que tal lembrar a santa inquisição, quando os ateus ou apenas não cristãos, eram queimados em fogueiras e submetidos a outras torturas igualmente cruéis para que expiassem seus pecados e assim pudessem receber a salvação divina?
Quem cutuca, quem discrimina, quem forma "panelinhas" são os crédulos. Nunca ouvi falar em uma associação de ateus. Não existe uma Igreja Ateista. Cada ateu está sozinho, literalmente, com suas convicções.

2007-01-31 11:52:16 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

O fato é que independente de religião, o ser-humano possui necessidade de conhecer-se. Isso é fato, considerado e abordado pelas ciências médicas e humanas (pisicologia, medicina, filosofia, antropologia, para citar alguns ramos do conhecimento). Uma grande dúvida que paira na cabeça deste ser pensante (Homem) é "De onde vim?" e, especialmente, a mãe de todos os medos "Para onde vou?". Juntamente com "Quem sou?" e "Para onde vou?" formam as quatro perguntas fundamentais da existência. Ainda que num nível inconsciente.
A religião se propõe a responder que somos filhos de Deus, estamos num planeta por ele criado, viemos de Deus e voltaremos para Ele. Se isso sossega a angústia daquele que acredita? Não sei. Depende do nível da crença.
Os ateus, me parecem incomodados com essa angústia. E independente de acreditar que existe Deus, ou não... essa angústia é natural do ser-humano.
Daí a necessidade de reafirmar: não viemos de Deus, não somos filhos dele, não iremos para lugar algum. é só uma outra forma de crença, que precisa ser reafirmada fora, talvez porque dentro não seja tão sólida. Vai saber!
O fato é que essa angústia do espírito humano lhe é inerente. E assim é inerente o sentimento de que existe uma explicação. é esse o ponto que pega - a explicação do outro irrita, mas ele também tem o sentimento em si - talvez não do que chamamos de Deus - mas de que há algo mais para ser descoberto.
E assim, o ateu, mais que o religioso, segue falando de Deus o tempo todo.

2007-01-31 11:47:13 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Me desculpe mas aqui quem ofende os ateus são os religiosos. Pois , são tão fanáticos a ponto de desmerecer e intolerar qualquer descrédito sobre suas crenças.

2007-01-31 11:35:15 · answer #3 · answered by 100% eu 4 · 3 2

Eu não sou atéia, mas concordo com alguém aí q disse q quem ofende primeiro são os religiosos, assim o fazem com quem tb não é da religião deles e com quem não tem uma religião. É a falta de amor ao próximo, e falta principalmente de tolerância.... é por isso que o mundo tá desse jeito... uns ofendem os outros por causa de Deus!!! Sendo que ele mesmo disse q aquele q diz me amar e ofender ao seu irmão é mentiroso!

2007-02-07 20:14:30 · answer #4 · answered by In- de inconveniente 6 · 0 0

nao sou ateu graças a Deus

2007-02-07 00:12:36 · answer #5 · answered by cristal9deluz5 6 · 0 0

YR 06.02.07
Eu não sei porque razão,
Este tema veio a lume...
Em matéria de religião,
Você gosta da que assume...

2007-02-06 01:36:17 · answer #6 · answered by Juarez dos Reis Correa 4 · 0 0

indagamos na mesma proporção que somos indagados e assim como vcs procuramos defender o nosso ponto de vista.

2007-01-31 11:58:37 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Eu não "cutuco" ninguém, respondo com sinceridade as perguntas expondo minhas opniões e as vezes, argumentos pra prova-las.

Outros ateus estão tentando livrar as pessoas da religião, que mais é uma prisão, que impõe através de suas doutrinas o que é certo e o que é errado, o dizem como viver e o que fazer, algumas até exploram financeiramente os fiéis.
Quem sabe essas pessoas não precisem de ajuda pra sair dessa lavagem cerebral? (;

2007-01-31 11:49:48 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Porque religiosidade é algo para sentir com mansidão...e não de maneira alterada como você mesmo colocou. Quando uma idéia ou convicção é passada de maneira deselegante, não merece ser levada a séria, nem por ateus nem por religiosos.

2007-01-31 11:37:12 · answer #9 · answered by Tereza B 5 · 0 0

Boa Binho! Que pergunta feliz!!!

2007-01-31 11:30:18 · answer #10 · answered by veregri 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers