English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

afinal há cura para estas doenças?! nao percebi mt bem a diferença...nao se tratam em ambos os casos de modificaçoes repentinas na personalidade?!

2007-01-31 10:21:10 · 5 respostas · perguntado por Anonymous em Saúde Doenças e Patologias Outras - Doenças

5 respostas

Na verdade não há cura. Mas existe tratamento, que em geral é medicamentoso e psicoterápico. A Esquizofrenia caracteriza-se como um tipo de psicose, onde há relativa quebra com a realidade. O Transtorno Bipolar é constituido por fases maniacas e fases depressivas, as vezes uma delas prevalece. Pode ou não haver um distanciamento da realidade. Espero ter ajudado.

2007-01-31 10:28:45 · answer #1 · answered by Isa 1 · 2 0

Isa, transtorno bipolar é um transtorno de humor e esquizofrenia é uma psicose.São patologias diferentes e tratamentos diferentes, entretanto, no transtorno bipolar(chama-se bipolar pq existem dois pólos de humor, a saber : a depressão(baixa excitação mental) e a hipomania ou mania(alta excitação mental) o indivíduo "cicla"(passa) de uma fase p/outra em graus e tempos diferentes, pode ser no mesmo dia, no espaço de uma hora, de seis em seis meses, depende de cada caso(faz ciclagens), e na fase maníaca, onde existe uma euforia patológica, o indivíduo pode apresentar e caminhar para uma sintomatologia psicótica, se não tratado adequadamente.O termo Esquizofrenia vem de esquizo=corte e frenia=capacidade de lidar com o mundo real, onde há predominâncias de delírios e/ou alucinações.Delírio é a distorção da realidade sobre conceitos de si mesmo e das coisas.p.ex: o cara diz:"EU SOU O PRESIDENTE DO PAÍS TAL!!"o cara exibe uma faixa no peito e se identifica como tal, sai na rua e se acha assim..ou passa na porta de uma casa estranha e diz: 'ESSA PROPRIEDADE É MINHA E DE MEU FILHO!", e cria caso com quem está lá dentro..isso é delírio...já Alucinação são distorções da realidade ligadas aos órgãos dos sentidos.p.ex.:o cara VÊ uma coisa que não existe, ESCUTA vozes que não existem, SENTE um animal subindo no corpo e não existe na verdade, isso é alucinação.Alucinação e delírio são componentes da sintomatologia da esquizofrenia, ao passo que depressão se caracteriza mais com tristeza prolongada, desânimo, falta de interesse pela coisas, falta de prazer, muito ou pouco sono, muito ou pouco apetite, isolamento e até idéias de suicídio qdo a depressão está em grau severo..A mania ou hipomania(uma mania em intensidade menor), por sua vez, o indivíduo está do lado oposto da depressão: Ele tem idéias de grandeza, apresenta hipersexualidade(não satisfaz, quer mais e mais e mais, troca de parceiro/a sexual frequentemente), não sente necessidade de dormir, fala muito, gesticula muito, gasta tudo o q tem e o que não tem, age impulsivamente...Bipolar se trata com estabilizador de humor(Depakote, lítio, outros anticonvulsivantea ou se não responder, um antipsicótico chamado Zyprexa para estabilizar as ciclagens)+antidepressivo+ansiolítico.Esquizo se trata com antipsicóticos.Viu a diferença??a esquizo é uma doença bem mais grave que compromete muito mais a qualidade de vida da pessoa...em ambos os casos trata-se de sutis mecanismos neuroquímicos, neuroelétricos e genéticos....para saber mais, vai um site bacana para ler sobre ambas patologias...porém não há cura para ambas...somente controle para o resto da vida.A questão da personalidade é uma coisa diferente, que precisaria escrever muito aqui..abraço.JR

2007-01-31 20:55:23 · answer #2 · answered by JAS 7 · 0 0

sei lá cara pergunta o psiquiatra !!!!!!

2007-01-31 20:05:09 · answer #3 · answered by vicvicsoavic 4 · 0 0

A bipolar

O início desse transtorno geralmente se dá em torno dos 20 a 30 anos de idade, mas pode começar mesmo após os 70 anos. O início pode ser tanto pela fase depressiva como pela fase maníaca, iniciando gradualmente ao longo de semanas, meses ou abruptamente em poucos dias, já com sintomas psicóticos o que muitas vezes confunde com síndromes psicóticas. Além dos quadros depressivos e maníacos, há também os quadros mistos (sintomas depressivos simultâneos aos maníacos) o que muitas vezes confunde os médicos retardando o diagnóstico da fase em atividade.


Se trata através de lítio é a medicação de primeira escolha, mas não é necessariamente a melhor para todos os casos. Freqüentemente é necessário acrescentar os anticonvulsivantes como o tegretol, o trileptal, o depakene, o depakote, o topamax.
Nas fases mais intensas de mania pode se usar de forma temporária os antipsicóticos. Quando há sintomas psicóticos é quase obrigatório o uso de antipsicóticos. Nas depressões resistentes pode-se usar com muita cautela antidepressivos.

A esquisofrenia


A esquizofrenia pode desenvolver-se gradualmente, tão lentamente que nem o paciente nem as pessoas próximas percebem que algo vai errado: só quando comportamentos abertamente desviantes se manifestam. O período entre a normalidade e a doença deflagrada pode levar meses.
Por outro lado há pacientes que desenvolvem esquizofrenia rapidamente, em questão de poucas semanas ou mesmo de dias. A pessoa muda seu comportamento e entra no mundo esquizofrênico, o que geralmente alarma e assusta muito os parentes.
Não há uma regra fixa quanto ao modo de início: tanto pode começar repentinamente e eclodir numa crise exuberante, como começar lentamente sem apresentar mudanças extraordinárias, e somente depois de anos surgir uma crise característica.

Para o tratamento


Os remédios são a única alternativa para tratar a esquizofrenia, outras formas de terapia complementam, mas não substituem as medicações. Há, contudo, uma natural resistência ao uso delas e isso é apenas uma conseqüência da forma como se entende a doença. Se encararmos a medicação como algo estranho ao corpo a aversão se dará inevitavelmente, mas se encararmos as medicação como substâncias reguladoras de atividades cerebrais desequilibradas, podemos vê-las como amigas

2007-01-31 18:34:12 · answer #4 · answered by ♡Sophia♡ 7 · 0 0

acho q não... e acho q hj tem cura --- se não tem cura, mesmo, pelo menos tem controle, com remédios q são eficazes de verdade, mesmo q a pessoa tenha q ficar tomando pra sempre.

definição de esquizofrenia: doença mental em q a pessoa tem alucinações, distorções de percepção e redução da capacidade de sentir emoções.

no transtorno bi-polar, a pessoa alterna fases de euforia com fases de depressão...

são duas doenças completamente diferentes.

2007-01-31 22:23:31 · answer #5 · answered by Betinha 7 · 0 1

fedest.com, questions and answers