Staphylococcus aureus, também conhecidos como Estafilococos dourados são uma espécie de estafilococos coagulase-positivos. É uma das espécies patogénicas mais comum, juntamente com a Escherichia coli.
O S.aureus é a mais virulenta espécie do seu género. Os S.aureus são semelhantes a todos os outros Staphylococcus na maioria dos detalhes.
Têm forma esférica (são cocos), cerca de 1 micrómetro de diâmetro, e formam grupos com aspecto de cachos de uvas com cor amarelada, devido à produção de carotenoides, sendo daí o nome de "estafilococo dourado". e a única espécie que produz coagulase. Cresce bem em ambientes salinos.
Cerca de 15% dos individuos são portadores de S.aureus, na pele ou nasofaringe. A infecção é frequenemente por pequenos cortes na pele.
Para tratamento antibiótico são usadas as penicilinas resistentes ás penicilinases, ou caso haja resistência vancomicina.
Doenças causadas pelo S.aureus:
Sindrome de choque tóxico: devido à produção de toxinas de choque tóxico. Ocorre especialmente em crianças e em mulheres que usam tampões durante a menstruação mas não os removem e substituem regularmente. Esta doença potencialmente mortal (5% dos casos resultam em morte), inicia-se abruptamente, com hipotensão, febre, eritemas difusos. Pode haver choque séptico e perda de consciência, seguida de insuficiência de múltiplos orgãos. O tratamento com antibiótico é a única cura e deve ser administrado de emergência.
Gastroenterite estafilocócica: devido à presença de enterotoxinas na comida ingerida, e não a uma infecção. Comum em presunto e outras carnes com sal, que não apresentam nenhum sinal ou gosto diferente. Caracteriza-se por aparecimento súbito (após 4h) de vómitos, diarreia aquosa, dores abdominais.
Síndrome de pele escaldada estafilocócica: devido a S.aureus produtor da toxina esfoliativa. Caracteriza-se por aparecimento súbito de eritemas (zonas vermelhas dolorosas) que começam em redor da boca e se espalham para o resto do corpo. Formam-se bolhas de liquido claro, e pequenos toques chegam para remover a pele. As zonas esfoliadas (sem pele) podem dar oportunidade a outros invasores. Se não houver complicações desse tipo resolve-se em uma semana.
Impetigo é uma infecção da pele, que toma a forma de uma mácula (pequena mancha vermelha) e progride para pústula cheia de pús. Esta pode romper, e espalhar-se para outras regiões.
Foliculite é uma infecção com pús de um folículo piloso. Pode progridir para furunculo com nódulo grande e vermelho e depois para carbúnculo e estender-se para o tecido cutâneo.
Em feridas pode causar infecções se houver material estranho onde esteja em reserva alimentando-se do sangue da hemorragia.
Endocardite: infecção no coração após circulação pelo sangue (bacterémia). Mortalidade de 50%. Febre, dores no tórax.
Osteomielite: infecção da medula óssea após bacterémia.
Pneumonia: pode ocorrer por aspiração de comida semi-digerida, como aquando do vómito.
=DDD
2007-01-31 09:18:21
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
É uma bactéria que povoa nossa pele. São nossos vizinhos, que podem nos prejudicar quando seu número cresce, por algum motivo: alimentação ruim, fragilização da pele por produtos (oportunismo), relachamento (porquice, mesmo), etc.
2007-02-01 08:11:53
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Sim é uma bactéia...
Os estafilococos são chamados assim pois são cocos gram + que assumem forma de cachos quando em colônias. São muitas espécies para este gênero e oS. Aureus é a mais perigosa para o homem. É frequntemente a bactéria que mais causa infecções em hospitais e após ferimentos.
2007-01-31 17:21:17
·
answer #3
·
answered by Nabosantos 7
·
0⤊
1⤋
Sim,presente nos hospitais, uma das bactérias que representam as infecções hospitalares
2007-01-31 17:17:28
·
answer #4
·
answered by AMOReninha 7
·
0⤊
1⤋
Ah?????? Só perguntas estranhas hoje ke não consigo comprender :S
2007-01-31 17:17:07
·
answer #5
·
answered by Jéssica 5
·
0⤊
1⤋
sei lá pergunta o médico
2007-01-31 20:08:03
·
answer #6
·
answered by vicvicsoavic 4
·
0⤊
2⤋