English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-01-31 08:37:34 · 2 respostas · perguntado por Anita 1 em Gravidez e Maternidade Gravidez

2 respostas

É o nome comercial de uma, dentre tantas famosas pílulas do dia seguinte. Deve ser tomada em até 72 horas após a relação sexual para que realmente esteja livre de uma gravidez indesejada. Não é legal usá-la como um contraceptivo, mas apenas como método complementar, quando há suspeito de que aquele método habitual pode falhar (camisinha estourou, esqueceu a pílula anticoncepcional, etc). A Pilem é uma das mais caras do mercado. A mais barata é a Diad.

2007-01-31 13:04:00 · answer #1 · answered by Nicole 2 · 2 1

A PÍLULA DO DIA SEGUINTE

A pílula anticoncepcional de emergência, também chamada de "pílula do dia seguinte", é um método que as mulheres podem usar para evitar a gravidez depois de uma relação sexual sem proteção. Esta situação pode ocorrer quando: a mulher tem relações sexuais, mas não estava usando nenhum método anticoncepcional; acontece um acidente com o uso do método utilizado (a camisinha rompeu, rasgou; o diafragma saiu do lugar; a mulher esqueceu de tomar a sua pílula por 2 ou mais dias; esqueceu da data da injeção) ou em casos de violência sexual.

Apesar de estar aparecendo na mídia com freqüência nos últimos meses, este não é um método novo. Os primeiros relatos do seu uso datam de 1964 e de lá pra cá vem se modernizando, aumentando sua eficácia (é capaz de evitar a gravidez em 75 a 90% dos casos, dependendo do esquema utilizado) com menos efeitos colaterais para quem usa. É importante ressaltar que este não é um método abortivo e não é capaz de causar nenhum dano à mulher que por acaso utilizou o medicamento já estando grávida.

Hoje, existem no mercado oito produtos específicos para anticoncepção de emergência, todos regulamentados pelo Ministério da Saúde :

- Postinor 2®, Diad®, Minipil 2-post®, Norlevo®, Pilem®, Poslov®, Pozato® e Nogravid®

Estas pílulas podem ser tomadas em dose única, até 5 dias após a relação sexual sem proteção e, quanto mais cedo forem utilizadas (de preferência nas primeiras 24 horas), maior será a chance de se evitar uma gravidez não planejada. Na impossibilidade de utilização destes produtos, as pílulas comuns (combinadas de estrogênio e progesterona) também podem servir como anticoncepcionais de emergência, desde que contenham tipos e dosagens de hormônios específicos. Por isso, é fundamental a orientação de um profissional de saúde.

Algumas mulheres podem ter efeitos colaterais quando utilizam estes métodos (como enjôos, vômitos e dor de cabeça), mas que geralmente se resolvem em 24 horas. Apesar de não ter contra-indicações, estas pílulas não deve ser utilizada de rotina, e sim somente para os casos de EMERGÊNCIA, como nas situações descritas acima.

Na prática moderna do Planejamento Familiar, a pílula de emergência ocupa papel de destaque por ser a única capaz de evitar a gravidez depois da relação sexual. A utilização deste método é um direito das mulheres e da sociedade em geral, e não deve ser limitada por questões políticas, morais ou religiosas.

Entre nesse site e esclareça alguma outra dúvida!!!

2007-01-31 16:56:16 · answer #2 · answered by KKzinha 6 · 0 1

fedest.com, questions and answers