O período fértil corresponde à época da ovulação, isto é, o momento em que um dos ovários libera um óvulo, que vai ser fecundado pelo espermatozóide. Isso ocorre cerca de 14 dias antes da menstruação. Se o espermatozóide encontrar o óvulo e fertilizá-lo, a gravidez acontece.
Neste caso, imediatamente ocorrem intensas modificações em todo o organismo, que podem ser sentidas como sensações de inchaço, náuseas, vômitos. Dentro do útero ocorrem também alterações que são importantes para que o ovo recém-fecundado possa ali se fixar e se desenvolver. Por essa razão, durante a gravidez a menstruação desaparece. Caso não ocorra gravidez, nada disso acontece. Dentro do útero são frustradas as mudanças e o óvulo é eliminado - a mulher menstrua.
Após o término da menstruação todo o ciclo recomeça. Inicia-se nova fase na qual, no interior do ovário começa a amadurecer outro óvulo, que estará pronto para "ser ovulado" após duas semanas.
Tem-se então, no ciclo menstrual, duas fases:
1ª. A primeira é aquela que vai da menstruação até a ovulação. A duração desta fase é variável, pois depende de quanto tempo o óvulo leva para amadurecer - aproximadamente 14 dias (às vezes mais, às vezes menos).
2ª. A segunda fase vai da ovulação até a menstruação seguinte e não varia: quase sempre dura 14 dias .
Conclui-se que o ciclo menstrual normal pode variar, mês a mês (25 a 35 dias, aproximadamente), dependendo da duração da primeira fase do ciclo.
Outra informação importante é a de que o período fértil se estende dois dias antes e dois dias depois da ovulação, porque o espermatozóide pode durar no organismo feminino por cerca de 48 horas após a relação sexual.
Agora, resta a pergunta: levando-se em conta a variação da primeira fase do ciclo, como determinar exatamente o momento da ovulação? A maneira é calcular a duração de todos os ciclos (entre o início de uma menstruação e o início da seguinte), mês a mês, durante um ano - é a famosa "tabelinha".
Consideram-se os intervalos do ciclo mais longo e do mais curto. Por exemplo, suponhamos que, em um ano, o ciclo mais curto tenha sido de 26 dias e o mais longo de 32 dias.
1º. Para determinar o início do período fértil, utiliza-se o ciclo mais curto e se descontam 14 dias (segunda fase) e, como garantia, mais 2 dias:
26 dias - 14 dias - 2 dias = 10º dia = início do período fértil .
2º. Para determinar o fim do período fértil, utiliza-se o ciclo mais longo, descontam-se 14 dias e se aumentam mais 2 dias: 32 dias - 14 dias + 2 dias = 20º dia = fim do período fértil .
Assim, os dias em que há menor chance de ocorrer gravidez são: do 1º dia da menstruação até o 10º dia e do 20º dia do ciclo até o início da menstruação seguinte.
Por segurança, prolonga-se o período fértil em dois dias (no exemplo, do 9º ao 21º dia), pois o óvulo permanece "fertilizável" por 6 a 12 horas.
A eficácia deste método varia de 60 a 80%; para comparação, a da pílula é de 98 a 99%.
2007-01-31 09:11:56
·
answer #1
·
answered by KKzinha 6
·
0⤊
0⤋
Eu sei que pode ser difícil não ser capaz de ter filhos ... mas não se desespere, porque há maneiras que você pode ajudar .. Eu sugiro que você tente este método em particular http://gravida.info
Ele tem uma alta taxa de sucesso!
2014-11-10 17:14:09
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O período fértil é o mais propenso a uma gravidez, mas durante todo o ciclo ela é possível (daí o fato de o método anticoncepcional "tabelinha" ser tão falho). Abraços!
2007-01-31 08:18:57
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
acho que sim, porque a chance da pessoa de engravidar fora dop periodo fertil é quase minima.
2007-01-31 08:01:47
·
answer #6
·
answered by Baby 3
·
0⤊
0⤋
As chances de engravidar fora do período fértil é muito remota, mas é sempre bom tomar cuidado, e se prevenir não só da gravidez, mas contra outras doenças também, então use sempre camisinha.
2007-01-31 07:58:12
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋