English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

1 respostas

Olá!!
José de Arimatéia
Diz o Eclesiástico (6:14) que “o amigo fiel é uma forte proteção; quem o encontrou, encontrou um tesouro.”.

Um deles se revelaria, especialmente, logo após a morte de Jesus. Chamava-se José e era de Arimatéia, cidade da Judéia. Lucas a ele se refere como quem “também esperava o reino de Deus”. (50:51)

Homem rico, segundo o identifica o Evangelista Mateus, era membro do Sinédrio, o Colégio dos mais altos magistrados do povo judeu.
Embora, ocultamente, por medo dos judeus, era discípulo de Jesus, afirma João. ( 19:38)

Ele havia mandado esculpir em rocha o seu sepulcro, o que era costume entre aquele povo. Não raro, registra-se, ligavam maior importância e dispensavam mais carinhosos requintes à moradia do corpo morto do que à casa do corpo vivo.

Nos séculos XII-XI a.C. o cadáver era colocado com a cabeça orientada para leste e o corpo para o sul.

. Tão logo concretizada a morte, José de Arimatéia foi ter com Pilatos e destemidamente requereu dele o corpo do amigo. Temia, sim, que o lançassem em vala comum, junto com os corpos de outros celerados.

Interessante anotar-se que, se durante a vida pública do Nazareno, José de Arimatéia se manteve discreto, oculto, como afirma o Evangelista João, após a morte do amigo, ele tudo enfrenta, sem temor. .

Antes do pôr do sol, ele providenciou, junto com Nicodemos, a retirada do corpo da cruz. Eram dois amigos do Cristo que ali se manifestavam.

Estranhamente evidencia-se, sem nenhum propósito de crítica, que não foram os parentes que diligenciaram pelo sepultamento, nem os discípulos que com Ele haviam convivido por quase três anos.

Os dois homens trabalharam afanosamente, mas de forma apressada, embalsamando o corpo,
Alguns textos apontam que teria sido o próprio José de Arimatéia quem trouxe o lençol de linho e o sudário para envolver o corpo e cobrir o rosto, outros dizem ter sido Nicodemos.

Com todo cuidado, depositaram o corpo no túmulo e volveram a pesada laje, fechando a boca da câmara rochosa.
Os Evangelhos nada mais relatam a respeito de José de Arimatéia, após a morte de Jesus. Em outras fontes existem poucas informações. Uma delas o identifica como quem seguiu o discípulo Filipe, até à Gália, atual França, de onde teria chefiado um destacamento para a Britânia.

Parece que ele foi um fiel discipulo que se mantinha à distancia por mêdo , pois era membro do Sinédrio ( o colégio dos mais altos magistrados do povo judeu).

Bem, então é isso . tchau , muita paz e até a próxima...

2007-02-01 17:19:50 · answer #1 · answered by jussylara 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers