English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

doutrina da transubstanciação não tem respaldo bíblico. Ao longo de sua história, nem todos os representantes da Igreja Católica concordaram com essa doutrina, entre eles podemos citar os papas Gelásio I e Gelásio II, São Clemente e Agostinho, entre outros.

A tradição da Igreja Católica, além de tropeçar nas metáforas e figuras da Bíblia na questão da eucaristia, que por si mesma já é uma aberração teológica, consegue embutir nela mais algumas heresias, como a ministração de apenas um só dos elementos aos fiéis — a hóstia. Segundo essa doutrina, a hóstia preserva o comungante de pecados, tem poder para ajudar os mortos e, pasmem!, pode ser adorada. Tais heresias não têm o mínimo fundamento bíblico, entretanto, são de vital importância dentro da dogmática do catolicismo romano e, por isso, ainda estão de pé.

É preciso salientar ainda que a confecção da hóstia teve sua origem no paganismo, sendo, portanto, plagiada e inserida no bojo doutrinário da igreja romana.

A hóstia passou a substituir o pão da ceia somente no ano de 1200. É algo impar, especial, fabricada com trigo e sempre redonda. Por ocasião da festa de Corpus Christi1, o “Santíssimo Sacramento” é levado às ruas em procissão dentro de uma patena2 de ouro representando um sol. Podemos constatar nesse ato uma flagrante analogia com as religiões pagãs da antiguidade. Conta-se que a deusa Ceres3 era adorada como a “descobridora do trigo” e, por conta disso, representada com uma espiga de trigo nas mãos. Tal representação correspondia à deusa Mãe e seu filho. O filho de Ceres, que se encarnara no trigo, era o deus Sol. Compare essa afirmação com a doutrina católica que transformara Jesus num pedaço de pão de trigo no formato arredondado do sol cujo ostensório4 também tem um desenho com raios solares.

Por que só a hóstia?

O estudante de história da igreja sabe perfeitamente que nenhuma doutrina católica advinda da chamada “Tradição Oral”5 pode ser substanciada, quer na história dos primeiros séculos da igreja, quer na Bíblia! Nesta última, muito menos.

Os apóstolos seguiram o costume bíblico de ministrar a ceia sob esses dois emblemas: pão e vinho. A igreja pós-apostólica6 também seguiu o mesmo exemplo, como vemos ao analisar as obras patrísticas7 dos primeiros séculos. Os católicos precisam rodear e florear suas explicações para esclarecer o fato de o sacerdote dar apenas um dos emblemas (pão) ao fiel, o que é uma clara desobediência ao mandamento do Mestre. Jesus foi taxativo ao dizer “bebei dele TODOS”. Essa ordem de fato não se pode cumprir na Igreja Católica. Por mais argumentos que inventem, a verdade continua inalterável: Jesus e os apóstolos nunca mudaram o mandamento. Portanto, Jesus instituiu as duas espécies (Mt 26.26,28), e os apóstolos seguiram esta ordenança (1Co 11.23-28). Isto só veio a ser mudado nos concílios de Constança8 e, posteriormente, reafirmado no de Trento9. No entanto, voltamos a reafirmar que a ordem de Cristo foi mais que explícita: “Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele” (Jo 6. 53-56; grifo do autor).

2007-01-31 03:03:06 · 19 respostas · perguntado por FRANÇA - mais que vencedor 4 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

19 respostas

Vou tentar te explicar...

Não venha dizer que a Consagração da hóstia seria uma aberração teológica! Está na Bíblia, como vc mesmo citou no último parágrafo.

A Ministração é feita atravéz da hóstia e do vinho, respectivamente, Corpo e Sangue de Jesus.
Quando a hóstia é "adorada" nós naum estamos adorando a Hóstia, para nós, após a Consagração, ela se torna Corpo e Sangue de Jesus Cristo. Creio que vc seja um teólogo, para estudar tanto a Palavra, ou então um mero Protestante.

Porém,o fato de a deusa "Ceres" ter "descoberto o trigo" não significa que ela seja Maria e seu filho "Sol" ser Jesus mera coincidência!?? Não sei.. não estudo este tipo de história para relatar tal fato...

Creio, no entanto, que a Hóstia, é feita de trigo, certo?? Mas, e o pão??? Ó... eu tbm axo q sim... não é mesmo??

Não importa o que ela seja, Hóstia, pão... mas sim o que ela PASSA A SER APÓS A CONSAGRAÇÃO!!!

Portanto, não preciso rodear nada para lhe informar que é certa sua afirmação de que os Sacerdotes dão apenas o "pão".
E sinceramente, não sei te explicar o fato de eles darem apenas este, mas sei que algumas Igrejas ainda tem a "obediência" de dar o vinho a seus fiéis.

Ou seja, não são todas as Igrejas que "desobedecem a Palavra de Deus".
Só temos que tomar atitudes para isso não ter mais continuidade.

Só não devemos continuar criticando!!


Esta é minha resposta a vc!

Que Jesus te abençoe!!
=)

2007-01-31 03:48:40 · answer #1 · answered by Ela é linda, e do Morenão, mas não tem nome! 4 · 1 0

Meu amigo, não sou católico e nem evangélico, mas é lamentável que você faça críticas tão ferrenhas se baseando num preconceito, uma vez que está claro que não conhece os rituais a que se refere! E se a hóstia significa o corpo de Cristo, qual o problema em adorar algo que você come em adoração? Deixe a casa do vizinho e mantenha a sua!

2007-01-31 11:53:36 · answer #2 · answered by Dhraxlu 5 · 1 0

Fazer da Sagrada Eucaristia um boi para as piranhas fanáticas e assanhadas será devidamente cobrado de vc, na hora certa pela Pessoa certa.

2007-01-31 11:34:58 · answer #3 · answered by Frei Bento 7 · 1 0

E onde freqüenta devem dar Bóstia, de tanta ***** que você escreve.

2007-01-31 11:19:53 · answer #4 · answered by ? 6 · 1 0

Vc está completamente equivocado, a igreja catolica molha o hostia no vinho antes de dar aos seus seguidores, tbm o significado dá hostia não é preservar o comungante de pecados, ter poder para ajudar os mortos e, pasmem!, acho que vc deveria estudar mais a igreja católica, sou contra muitos fundamentos dela mais não saio dizendo o que não sei.

2007-01-31 11:13:49 · answer #5 · answered by Anonymous · 2 1

Por que que te incomoda a hostia ?
Não se preocupe com ela , deixe este problema para nós , cuide dos seus problemas .

2007-01-31 11:12:53 · answer #6 · answered by jose b 7 · 2 1

Amigo, vc realmente acha que sua religião é superior... Deus deve reprovar o seu ato de incompreensão e vc vai sofrer as consequencias por isso quando chegar a hora... mas claro que a igreja dá o vinho sim... oxe! acho que vc nunca foi numa missa... não o li o seu texto, pq control c + control + v, nunca vejo com bons olhos... caracterísico de pessoas que tem preguiça de pensar...

2007-01-31 11:09:54 · answer #7 · answered by Elio 5 · 2 1

Todo corpo tem sangue, Como a ostia santa é o corpo de Cristo nela está tbm o sangue. Mais é uma experiencia ótima a eucaristia em dupla espécie.

2007-02-01 15:26:58 · answer #8 · answered by Giovani Rodrigues 2 · 0 0

Pois é... o catolicismo começou certo mas foi desviando e deturpando tudo nas mãos dos homens. Triste.

Abraços,

2007-01-31 14:40:57 · answer #9 · answered by no_stress_123 3 · 0 0

Devemos respeitar o ponto de vista dos outros no entanto pode-se notar pelas publicações catolicas que muitos dos procedimentos na missa envolve tradição.


*** rs p. 241 pars. 1-2 Missa ***

Segundo The Documents of Vatican II: "Na Última Ceia, na noite em que foi traído, nosso Salvador instituiu o Sacrifício da Eucaristia de Seu Corpo e Sangue. Fez isso para perpetuar o sacrifício da Cruz . . ." - (Nova Iorque, 1966), editado pelo jesuíta W. M. Abbott, p. 154; grifo acrescentado.

The Catholic Encyclopedia diz: "É intenção da Igreja que a Missa seja considerada como 'sacrifício verdadeiro e próprio' . . . A principal fonte de nossa doutrina, porém, é a tradição, que, desde os tempos mais primitivos, declara o valor impetratório do Sacrifício da Missa." - (1913), Vol. X, pp. 6, 17.

Basic Catechism diz: "Os Deveres Especiais dos cristãos católicos" incluem "participar da Missa todos os domingos e dias santos obrigatórios". (Boston, EUA, 1980, p. 21) "Os fiéis são de fato incentivados a participar da Missa e da Comunhão com freqüência, até mesmo diariamente." - The Teaching of Christ - A Catholic Catechism for Adults, Edição Resumida (Huntington, Ind., EUA; 1979), p. 281.

2007-01-31 12:10:31 · answer #10 · answered by Marcelo Pinto 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers