English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Será que é por pura hipocrisia biblíca ou realmente a biblia é um livrinho de conto de fadas?
Pelo menos os finais são bem parecidos com os da cinderela
"Ele foi crucificado e viveu feliz para sempre , todo mutilado, mas feliz"

2007-01-30 23:46:40 · 10 respostas · perguntado por amo g.r.e.l.o 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

10 respostas

Os costumes mudam de acordo com os Tempos..... num futuro próximo talvez nem existam mais religiões formais.... o Homem será seu próprio Senhor.

2007-02-01 01:27:01 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Isso eram permitidos antes da LEI.

Hoje em dia axistem seitas que permitem assa pratica como os MORMOM

2007-01-31 08:30:22 · answer #2 · answered by ? 2 · 1 0

Interessante sua colocação. Porém, é necessário avaliar se um fato, descrito na Bíblia, ali está como um exemplo a ser seguido ou uma prática a ser condenada.

Por outro lado, as histórias bíblicas são de infinita multiplicidade, tanto nos seus começos e meios, como também nos seus finais. Mais ainda, há muitas outras, que ainda não tiveram a conclusão dos seus meios e menos ainda dos seus finais.

A história de Jesus, por exemplo, ainda não terminou e, informe-se mais ainda, é preciso conhecer bem o seu começo, que foi muito antes do seu nascimento, por poder se compreender sua grandeza e importância.

2007-01-31 08:22:26 · answer #3 · answered by cfr_1951 3 · 1 0

*** g91 8/5 Que há de errado com a poligamia? ***

O Conceito da Bíblia

Que há de errado com a poligamia?

Os problemas de Jane começaram quando seu pai arrumou um emprego na cidade.

Ali, longe do lar na África rural, ele começou a viver com outra mulher.

"A vida não era fácil para nós", explica Jane, "visto que meu pai não nos ajudava financeiramente; ele sustentava sua segunda esposa e os filhos dela. Nos meus últimos anos escolares, muitas vezes eu ia dormir com fome. Nossa casa estava em mau estado de conservação. Nos fins de semana, eu procurava ajudar minha mãe vendendo frutas, mas ainda assim o dinheiro não dava para as despesas. Eu costumava chorar noite após noite."

A EXPERIÊNCIA de Jane descreve de forma mui precisa o sofrimento que um casamento polígamo, com freqüência, impõe às partes inocentes. O povo de língua venda, no sul da África, tem um nome, muhadzinga, que uma esposa pode usar ao se referir a outra esposa num lar polígamo. Este nome origina-se de uma palavra que significa "assar", a qual talvez descreva bem o problema que a poligamia não raro causa entre as esposas.

'Mas', talvez pergunte, 'é errada a poligamia? Se for, por que eram polígamos alguns bem conhecidos personagens bíblicos?'

A Poligamia na Bíblia

Deus permitiu a poligamia durante algum tempo, enquanto esta contribuiu para o cumprimento de Sua promessa a Abraão: "Farei de ti uma grande nação." (Gênesis 12:2; Êxodo 1:7) Naquela época, a esposa de Abraão, Sara, não tinha filhos. Por fim, rogou a Abraão que produzisse descendência por meio de sua escrava, Agar. É interessante como a Bíblia descreve de modo claro os problemas que isto acarretou à família de Abraão. - Gênesis 16:5, 6; 21:8-10.

Quanto a Jacó, neto de Abraão, pretendia casar-se com apenas uma mulher, Raquel. (Gênesis 44:27) Foi o sogro de Jacó, Labão, que o induziu pela astúcia a casar-se com ambas as suas filhas, Raquel e Léia. (Gênesis 29:21-28) E foi às instâncias destas duas esposas que Jacó produziu descendência, tendo relações com as servas delas, Bila e Zilpa. Novamente, a Bíblia não oculta os muitos problemas que a poligamia trouxe sobre a grande família de Jacó. - Gênesis 29:30, 31; 30:1-3, 15, 16, 20; 37:2-4; 44:20-29.

A Bíblia registra também a história de Elcana, pai de Samuel, o profeta, e de Ana e Penina, as duas esposas de Elcana. Ana era tratada de forma tão rude por Penina, que com freqüência chorava e perdia o apetite. Penina, da sua parte, aparentemente sentia ciúmes por Elcana amar mais a Ana. - 1 Samuel 1:4-7.

Deveras, o costume da poligamia causou dificuldades. Embora fosse tolerado entre o antigo povo de Deus, a Bíblia mostra claramente se a intenção original de Deus era ou não que o homem fosse polígamo.

O Padrão Original de Deus

Para entendermos o padrão de Deus para o casamento, temos de remontar ao início da história humana. A Palavra de Deus descreve a atração que Adão sentiu ao ser apresentado a sua recém-criada e única esposa, Eva. "Esta, por fim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne", disse ele. "Por isso é que", continua a Bíblia, "o homem deixará seu pai e sua mãe, e tem de se apegar à sua esposa, e eles têm de tornar-se uma só carne". - Gênesis 2:21-24.

Para os casamentos cristãos, Jesus restabeleceu o padrão original de Deus - a monogamia. (Mateus 19:4, 5) Ademais, indicou que os casados deviam agora aderir a este critério divino. Conforme ele explicou: "Não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus pôs sob o mesmo jugo, não o separe o homem." (Mateus 19:6) Assim, o cristão casado deve proteger o vínculo de "uma só carne" que existe entre ele e seu cônjuge legítimo. Relações sexuais com um segundo cônjuge polígamo profanariam este arranjo divino. Tal ato é proibido na congregação cristã. - 1 Coríntios 5:11; 6:9, 16, 18; Hebreus 13:4.

Não surpreende, portanto, que as Escrituras mencionem favoravelmente os cristãos casados que têm uma só esposa. (1 Coríntios 9:5; 1 Timóteo 3:2) A Bíblia explica: "Tenha cada homem a sua própria esposa [não esposas] e tenha cada mulher o seu próprio marido [não um homem que já tenha uma esposa legítima]." - 1 Coríntios 7:2; Provérbios 5:18.

Ao aprender sobre a proibição bíblica da poligamia, alguns deram passos corajosos para harmonizar sua vida com a vontade de Deus. Considere João, que mora numa cidade da África central. Ele tinha três esposas. Mas, depois de estudar a Bíblia com as Testemunhas de Jeová, João chegou a uma decisão em conjunto com suas esposas. Após tomar providências para que sua segunda e sua terceira esposa, bem como seus filhos desses anteriores casamentos polígamos, recebessem os necessários cuidados para o futuro, elas retornaram junto com seus filhos a seus lares na zona rural. Deste modo, João habilitou-se para o privilégio de servir a Deus em associação com a congregação local. Recebeu também outras bênçãos.

"Toda noite", ele explica, "eu costumava voltar para uma casa cheia de problemas. Por exemplo, uma esposa repreendia o filho da outra, e as crianças tomavam partido entre si. A primeira coisa que eu tinha de fazer era endireitar a confusão. Agora que aprendi a viver com uma só esposa, meu lar tornou-se um lugar de descanso e paz".

Certamente, a paz com a bênção de Deus é digna de esforço. - Romanos 12:1, 2.

[Nota(s) de rodapé]

Não foi usado o nome verdadeiro.

The New International Dictionary of New Testament Theology (Novo Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento) declara que a expressão grega traduzida por "uma só carne" em Mateus 19:5b tem significado especial como a tradução das palavras hebraicas de Gênesis 2:24, e denota "parceria completa de um homem e uma mulher, que não pode ser quebrada sem prejuízo para as partes envolvidas nela".

2007-01-31 08:17:17 · answer #4 · answered by Marcelo Pinto 4 · 1 0

No começo dos tempos essa prática era permitida para que povoasse a terra, hoje não é mais necessário.

2007-01-31 08:14:53 · answer #5 · answered by RF 4 · 1 0

Olá A Bíblia é um relato histórico digno de credibilidade. Ela relata com fidelidade fatos e situações reais vividas pelas pessoas nelas descritas com o objetivo de nos ensinar através de exemplos. Deus é maravilhoso e como Pai amoroso nos ensina e muitas vezes é necessário que nós deixemos nossos filhos passarem por duras experiências quando se recusam a aprender pelos ensinos e conselhos... é o caso da Mãe que sempre diz: "Não toque, está quente" e a criança sempre tenta a paciência da Mãe, até o dia em que a Mãe não está por ´perto e a criança "toca" e se queima! Essa lição ela jamais esquecerá pois finalmente aprendeu pela dor que sofreu. Da mesma forma Deus nos ensina e quando somos estúpidos demais prá aprender lendo ou sendo aconselhados, nós nos queimamos! E algumas vezes nem assim aprendemos ... Que coisa! A humanidade não aprende com seus erros basta ver e atentar na História das raças e povos. Poligamia ... que coisa esquisita, querer várias esposas e gerar inúmeros filhos e não ter a menor condição de suprir as mínimas necessidades de uma única esposa e um filho ... que dirá múltiplos??? Falar sobre poligamia é chato e ao mesmo tempo absurdo já que essa situação foi permitida com o propósito de povoar a Terra e esse tempo já passou. A Bíblia atravessa milhares de anos e foi tendo suas normas alteradas de acordo com o tempo dado por Deus e a suposta maturidade que a raça humana já deveria ter atingido porque é necessário fazer mudanças, corrigir direções além do que, nosso Deus é um Deus vivo. Ninguém é obrigado a ler a Bíblia ou crer nela ... Deus nos deu total liberdade de escolha mas nos aconselha a escolher bem, a escolher a vida para que vivamos bem e longo tempo. Faça a sua escolha que a minha e da minha casa já está feita: Eu e minha casa servimos ao Senhor!. Bjs, Koritcha

2007-01-31 09:56:50 · answer #6 · answered by Koritcha 3 · 0 0

Leve em conta que no início dos tempos o ser humano era uma pedra bruta a ser lapidada. O ser humano está em constante evolução e talvez, por isso, naquela época o incesto e a bigamia eram maiores.
Não esqueça que a Biblia foi escrita pelos homens e a verdade, nós só conheceremos quando morrermos. Isso se realmente a vida continuar (eu espero que sim, pois sou kardecista e é nisso que acredito).

2007-01-31 09:53:33 · answer #7 · answered by Denise T 2 · 0 0

essa pratica é hedionda aki no ocidente... pq lá no oriente ainda existe muuuuita bigamia!!!

2007-01-31 07:54:04 · answer #8 · answered by Gisele A 2 · 1 1

Qualquer ato por nós praticado será julgado e condenado por nós mesmos: nossa consciência.

2007-01-31 07:52:47 · answer #9 · answered by Regininha 3 · 1 1

Conto de fadas, mitologia e lenda.

2007-01-31 08:24:05 · answer #10 · answered by Ricardo 4 · 0 1

fedest.com, questions and answers