a segunda opção:
Calço hidraulico
Muito boa a sua pergunta.
Não poucas vezes quem faz isso vê seu carro parar de repente, depois de um barulho metálico forte. No mecânico, onde o carro chega guinchado, o motorista fica sabendo que terá um prejuízo enorme por causa de calço hidráulico. Mas o que é, afinal, esse tal de calço hidráulico?
Para funcionar, um motor precisa de combustível e ar (faísca só nos modelos movidos a álcool ou gasolina, já que os movidos a diesel não usam velas). O ar é puxado para dentro do motor através do filtro de ar, que retém impurezas que possam estragá-lo.
Quando um motorista se arrisca a atravessar um trecho alagado, pode acontecer de a entrada de ar do motor ficar no nível da água ou abaixo dela. Nessa situação, o motor sugará ar e água, para prejuízo do motorista.
Dentro do motor, a água, que é um elemento incomprimível, entra em alguns cilindros e impede-os de se mover. Como outros estarão em funcionamento, essa barreira de água causará a quebra de elementos do motor como bielas, hastes dos pistões e até o virabrequim. Daí o nome calço.
Para não correr esse risco, o motorista não deve tentar atravessar trechos alagados de jeito nenhum, muito menos se algum outro carro tiver passado ali antes dele e houver ondulações na água (cujas ondas podem atingir a entrada de ar do motor e, aí, você já sabe).
Se, mesmo assim, tiver de atravessar algum trecho nessas condições, espere algum veículo mais alto passar para avaliar a profundidade da água. Se for possível, aguarde a água ficar sem ondas e atravesse só com a primeira marcha engatada, em velocidade constante, baixa, para não criar ondulações.
2007-01-30 19:51:48
·
answer #1
·
answered by aprendiz 4
·
1⤊
0⤋
A AGUA QUE ENTRA PELO MOTOR ENCHE A CABEÇA DOS PISTOES PREENCHENDO TODA A CAMARA DE COMBUSTÃO NÃO HAVENDO ESPAÇO PRO PISTÃO SUBIR POR ISSO CHAMADO DE"" CALÇO HIDRAULICO ""
2007-01-31 17:23:51
·
answer #2
·
answered by ADILSON P 2
·
0⤊
0⤋
Olá,
A resposta é 2.
Melhor do que saber o nome é saber como RESOLVER o problema.
SIMPLES. .É só RETIRAR AS VELAS e depois dar a partida. Com isso o motor gira e a água é explusa pelo escapamento. Não precisa girar muito tempo prá não descarregar a bateria.
Não haverá calço porque o orifício das velas estará ABERTO, permitindo que a água possa ser comprimida e expulsa dos cilindros. Sem retirar as velas a água não pode ser comprimida PELA FALTA DO ORIFÍCIO DE ENTRADA (retirando todas as velas cada cilindro passa a ter uma entrada e uma saída, deixando de haver incompressibilidade).
O procedimento acima permite a secagem das câmaras de combustão e cabeças dos pistões. Depois aproveite para limpar e secar bem as velas antes de recolocá-las. Se colocar alguns pingos de gasolina dentro do pistão (com um copo e um funil) antes de colocar as velas fica melhor ainda. É só bater a chave de ignição e correr pro abraço.
Os bons mecânicos sabem disso mas não divulgam (prá não perder uma fonte de renda).
Fonte: eu mesmo (o carro inundado era a álcool).
.
2007-01-31 00:18:59
·
answer #3
·
answered by Tonho 5
·
0⤊
0⤋
se acontecer do motor ser atingido em uma enchente, o ideal e que se tire todo o óleo do motor para eliminar a agua ,pois assim se evita o calço hidráulico.se não fizer este procedimento poderá haver ruptura do eixo virabrequim,da biela e ate soltar partes do bloco do motor.
2007-01-30 19:31:13
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Pode ocorrer calço hidráulico, se houver entrada de agua no motor, atingindo os pistões, e estes comprimirem a água.
2007-01-30 19:04:05
·
answer #5
·
answered by DéAlves 3
·
0⤊
0⤋
2
2007-01-30 18:16:53
·
answer #6
·
answered by Thyago 4
·
0⤊
0⤋