English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

10 respostas

Oi! Freud.
Não! É um tratamento milenar, e muita gente o procura, possuí uma técnica fora do comum, caso fosse maléfica não mais existiria.
Um forte abraço.

2007-01-30 17:08:05 · answer #1 · answered by RuyLFreitas 7 · 17 0

Acupultura já é comprovado cientifícamente e já é regulado com prática médica legal.

Ela funciona pelo princípio do cruzamento dos nervos na medula. Ou seja, Do mesmo lugar do hipotálamo (onde sai a maioria dos nervos do corpo), pode sair dois nervos diferentes.

Vou dar um exemplo: Digamos que saia do mesmo lugar do hipotálamo, um nervinho que libera um anestésico natural na corrente sanguínea e outro que vai até o calcanhar. Se eu pegar uma agulha e estimular exatamente na extremidade desse nervo do calcanhar, o estímulo vai criar um sinal que vai até o hipotálamo que é transferido pro "nervosinho da anestesia", assim deixando a pessoa anestesiada no corpo inteiro.

Na verdade, tem uma lenda chinesa sobre a origem da Acupultura. Um soldado levou uma flexada na calcanhar e só sentiu uma pontada. Depois de algum tempo que ele percebeu a flexada pq tava todo anestesiado. Depois com o tempo, a partir daquele ponto, foram mapeando todos os pontos do corpo.

2007-01-30 17:17:14 · answer #2 · answered by Splät, o pirata 3 · 1 0

tem nada haver fofo, é uma prática que ajuda várias pessoas a ter mais saude....mas só Jesus salva ,cura ,liberta, mas isso é pra quem crê.

2007-02-03 13:41:53 · answer #3 · answered by Minin@ 4 · 0 0

Eu tenho que rir com perguntas assim....as vezes nao sei se eh ingenuidade ou outra coisa.
Acupuntura nao eh nem uma coisa nem outra,...eh medicina alternativa cuja eficacia, ja foi provada pela ciencia desde milenios atras.

2007-02-03 13:17:33 · answer #4 · answered by kadufl 3 · 0 0

A aculputura é CULTURA CHINESA e mostra que o mundo não é somente OCIDENTAL!.

HISTÓRIA DA MEDICINA CHINESA
O Ocidente teve sua atenção voltada para a acupuntura por causa do artigo do jornalista James Reston, publicado em 1971, que descrevia o efeito da acupuntura nas suas dores pós-operatórias depois de submetido a uma apendicectomia de emergência, quando acompanhava a equipe norte-americana de tênis de mesa. Desde então a acupuntura foi sendo adotada pela medicina ocidental, em princípio cercada de preconceitos, mas ultimamente como uma especialidade médica, caso do Brasil, sendo reconhecida pelas seguradoras da área da saúde, inclusive as HMO americanas.

Podemos reconhecer três maneiras de estudar a história da medicina chinesa:
Assumir que os conceitos chineses de doença e tratamento são superiores aos ocidentais: Manfred Porkert
Uma visão histórica que enfatiza os aspectos que seriam precursores do pensamento médico ocidental atual, tomando este como verdade científica: Joseph Needham
Estudar a medicina como um aspecto da cultura chinesa: Paul Unschuld
Uma das características da civilização chinesa é sua capacidade sincrética. Contrariamente ao ocidente, na China os novos conceitos não anulavam os anteriores e sim, conviviam ao mesmo tempo. Não havia um processo dialético de síntese e nem a substituição do paradigma antigo por um novo. Isto fez com que conceitos contraditórios fossem usados ao mesmo tempo para explicar um fenômeno. Desta forma, podemos encontrar os seguintes aspectos no que chamamos medicina chinesa:

terapia oracular
medicina sobrenatural ou dos demônios
cura religiosa
terapia farmacológica pragmática
medicina budista
medicina de correspondência sistemática
Com relação ao elo causal necessário à explicação da doença, podemos encontrar duas formas de pensamento na medicina chinesa:

Relações de causa-efeito entre fenômenos correspondentes
Relações de causa-efeito entre fenômenos não correspondentes
Fenômenos seriam manifestações de um número variável de princípios; fenômenos que são manifestações de um mesmo princípio são correspondentes: mudança em um afeta o outro. Na correspondência sistemática há um número limitado de princípios. Todos os fenômenos podem ser classificados como um dos dois ("yin yang") ou um dos cinco ("Cinco Fases" wu xing) princípios. Outra possibilidade seria a dos fenômenos coexistirem independentemente e, sob determinadas condições, exercerem influências mútuas benéficas ou prejudiciais. O vento, a umidade, a comida poderiam, em certas condições, afetar o homem.

A Acupuntura

A primeira descrição histórica da acupuntura como terapêutica é feita por Ssu Ma Ch'ien no "Shih Chi", 90AC. Foram descobertos recentemente nas tumbas encontradas em Ma Wang Tui livros que descrevem onze canais separados, cada um associado a uma gama de sintomas específicos, sem referência a pontos de acupuntura. Não se explicita nestes livros que tipo de circulação haveria, ou se haveria tal circulação, e somente quatro destes canais são associados aos órgãos. O tratamento seria efetuado através da queima de lã de Artemísia, ou "moxa", ou pela punção de abcessos feita com pedras ponteagudas.
O "Nei Ching" traz a primeira sistematização de todos os conceitos de saúde existentes no final da era dos "Estados em Guerra" e início da era Han. Surgem os pontos como locais de estímulo, os doze canais e a associação entre canais e órgãos. É um livro algumas vezes contraditório, possivelmente escrito por vários autores de épocas diversas, e que engloba conceitos antagônicos, bem ao modo sincrético da cultura chinesa.
Posteriormente o "Nan Ching" refina a Medicina de Correspondência Sistemática, definindo as regras e procedimentos que seriam utilizados pela acupuntura até os nossos dias. Somente na era Song surge outra obra importante, o "Da Cheng", que reúne a experiência prática de acupuntura existente nesta época. O "Nan Ching" foi um pouco esquecido como referência básica nos séculos seguintes, a visão sincrética e controversa do "Nei Ching" se estabelecendo como a principal, inclusive tendo sido a que primeiro se conheceu no Ocidente.

A Acupuntura no Ocidente

Notícias sobre uma forma exótica de medicina praticada pelos chineses já chegavam ao Ocidente desde 1255, com a "Viagem à Terra dos Mongóis", de William de Rubruk. Padres jesuítas portugueses, ao viverem longos períodos no Japão à partir do século 16, puderam conhecer mais detalhes da forma japonesa de praticar a medicina chinesa. No século 17 começaram os relatos médicos propriamente ditos, feitos por médicos ocidentais que viveram na Ásia, como Jakob de Bondt, Buschof, Willem ten Rhijne, Engelbert Kaempfer. Houve então um período de enorme interesse pela acupuntura, que já havia passado quando Dabry de Thiersant publicou em 1863 "A Medicina dos Chineses", citando inclusive trechos do "Da Cheng". Talvez por causa da presença francesa na Indochina, somente na França ainda encontraríamos algum interesse esporádico em acupuntura, até que Soulié de Morant publicou "A Acupuntura Chinesa". Soulié de Morant tentou despertar o interesse médico pela acupuntura, porém o fato de não ser médico contribuiu para uma reação negativa por parte da comunidade científica da época.
Alguns dos termos empregados por ele, como "energia", "meridianos", permanecem em uso até hoje em algumas escolas ocidentais de acupuntura.
Depois, surgem os trabalhos de Chamfrault, e Niboyet, médicos franceses pioneiros, além de Nguyen van Nghi, médico vietnamita que vive na França.
O interesse da comunidade médica foi finalmente aceso quando houve a notícia de que o jornalista americano James Reston foi tratado com acupuntura, e de que na China a acupuntura era usada como analgesia em cirurgias. Várias clínicas de dor crônica passaram a usá-la como terapia, e com o despertar do movimento alternativo, mais e mais médicos passaram a se interessar pela acupuntura.

www.acupuntura.org -
PARABÉNS PELA PERGUNTA!

2007-02-03 06:39:05 · answer #5 · answered by ÍNDIO 7 · 0 0

Acho que você está de brincadeira, ou é mesmo ignorante. Se quis dizer ACUPUNTURA, esta é uma prática médica legal, existente a milhares de anos, hoje reconhecida mundialmente.

2007-01-31 03:55:44 · answer #6 · answered by Antonio Luiz F 5 · 0 0

medicina verdadeira.

2007-01-30 23:26:42 · answer #7 · answered by Satori 6 · 0 0

Freud,

Gostei da parte do "demoniaco"... hehe

Existem estudos sérios sobre acupuntura. Conversei há alguns meses com uma médica acupunturista e, com minha curiosidade científica no último, fiz algumas perguntas.

Resumindo, todos sabemos que o corpo produz energia, inclusive eletromagnética. Um desequilíbrio neste campo eletromagnético que envolve o corpo pode causar problemas mais físicos, mas também psíquicos.

Abraços,

2007-01-30 22:29:13 · answer #8 · answered by no_stress_123 3 · 0 0

Freud, vc tá precisando fazer análise, recomendo um analista junguiano, pois vc tá paranóico.
Detalhe: ACUPUNTURA, já é complicado demais o nome, não precisa enfeita mais.
O remédio existe, se o doente não o quer é livre arbítrio.
Mas para mim, remédio caríssimo que fazem a riqueza de poucos com suas leis de patente é que são coisas do capeta e não a medicina alternativa.

2007-01-30 21:15:35 · answer #9 · answered by ĹŲŽ ĐΛ ЦΜБΛПĐΛ 7 · 0 0

Esta a um tempo atrás também era minha curiosidade.

Aprendi que trata-se sim de uma interferência demoníaca.

Uma simples agulha, que não se tem pressão alguma sobre onde ela é injetada, como pode diminuir uma dor?

Impossível e inexplicável você não acha?

É aí que está a chave do mal!

Cada agulha que você permite ser fixada em sua pele, naquele local, pela agulha, torna-se uma passagem de entrada dos demônios em sua vida, ou alma.

Daí em diante, aquele determinado mal que supostamente está sendo restaurado, na realidade esta abrindo porta para males ainda maiores que se pretende curar, portanto, não somente a você, mas a todos que pretender praticar este método, não o pratiquem.

2007-01-30 17:14:14 · answer #10 · answered by Xandin 2 · 0 1

fedest.com, questions and answers