English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Boa Noite,

Entrei numa empresa em 17/abril/2006 e disseram que iriam assinar a carteira. Até agora nao foi assinada. Nao ganhei meu 13° e nem 1/3 de férias. E disseram que vao decidir o que vao fazer até final de março. Se vamos virar cooperativa, pessoa juridica, autonoma ou assinar a carteira. Mas disseram que assinar acham muito dificil pois terao que pagar mais 60% do salario do funcionario. E estao estudando com o contatdor da empresa a melhor maneira para os dois, funcionario e empresa. Mas nao sei os meus direitos. Nao sei o que cada coisa significa. Se vale a pena pra mim ou se eu perco com tudo isso. Eu trabalho fins de semana, feriados e as vezes viro noite trabalhando. Mas nao ganho nada a mais por isso. Mas quando eu entrei disseram que eu teria que trabalhar fins de semana e que nao pagariam a mais por isso. Pois meu trabalho é de produtora e na maioria dos fins de semana estou trabalhando. Aumentaram o meu salário agora. Na realidade quase dobraram. Mas parece que foi meio que um cala boca. Pois eu falei sobre todos os meus direitos.
Voces poderiam me esclarecer os prós e contras de carteira assinada, ser uma cooperativa, virar pessoa juridica ou autonoma?

Muito Obrigada,

2007-01-30 12:31:54 · 4 respostas · perguntado por Anonymous em Negócios e Finanças Carreiras e Empregos

4 respostas

Juliana, o que estão fazendo com vc, é ilegal. Quando se admite um empregado, a empresa tem 24 horas de prazo para anotar a carteira de trabalho, registrando a data da admissão, o salario contratual e se o contrato é por prazo determinado ou indeterminado. Teriam que pagar o 8/12 de 13o. salario de 2006. Vc só teria direito a 1/3 de ferias depois de 12 meses da admissão e quando fosse gozar férias. Contratar vc por cooperativa, pessoa juridica ou autônoma, é fraude à legislação do trabalho. O art. 3o. da CLT diz que é empregado toda pessoa fisica que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependencia deste e mediante salário. O fato de aumentarem seu salario não retira nenhum dos seus direitos, pelo contrário, eles aumentam na medida em que o salário aumenta. Se te obrigarem a ser pessoa juridica, autonoma ou se filiar a uma cooperativa, acho que vc tem que aceitar pois o poder economico é, na maioria das vezes, uma coação irresistível. Mas guarde todos os documentos, pagamentos, vales, recibos, correspondencias, e-mails, principalmente aqueles que determinam o que vc tem que fazer, pois no futuro vc poderá reclamar em juízo todos os seus direitos que somente prescrevem após 5 anos. Um abraço. Se tiver mais alguma dúvida, me mande um e-mail.

2007-01-30 12:36:10 · answer #1 · answered by L U K E 7 · 3 0

Juliana.

Ao mesmo tempo que os empresários reclamam dos impostos, INSS,FGTS PIS,COfins, pagam um dos menores salários do planeta, na verdade nos mantém como escravos modernos, e não serve para nada, na China pelo menos serve para algo.
Vamos a questão prática, cada empregado registrado,ou com carteira assinada, custa para empresa algo em torno de 102% conforme estudos da FGV, e minha prática como Gerente Financeiro de várias empresas multinacionais.
Ou seja, se vc ganha R$ 1.000,00 vc custa R$ 2.000,00 para empresa, (Férias,13o,INSS,FGTS,descanso remunerado etc).
E principalmente se livram na maioria das vezes da temida indenização, regida pela CLT alem dos abusos, horas extras não pagas.
A empresa para qual trabalha de fato vai lhe enrolar durante anos,o fundamental é que vc vai perder anos preciosos que contam na hora de vc se aposentar, isto é serio e comece a pensar enquanto é tempo.
Fui claro???????????????????

2007-01-30 12:55:26 · answer #2 · answered by Silvio R 5 · 1 0

consulte um advogado especializado na área trabalhista. tem coisa errada ai. valeu?

2007-01-30 12:36:38 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

Complementando a resposta do LUKE, também você pode procurar o Ministério do Trabalho, ou no Posto do SINE, eles possuem pessoas/advogados nestes locais, para após uma certa espera, nos esclarecer sobre dúvidas trabalhistas.

2007-01-30 17:04:55 · answer #4 · answered by Xandin 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers