Dia do Julgamento — o que é?
QUE idéia você tem do Dia do Julgamento, ou Dia do JuÃzo? Muitos imaginam que, uma por uma, bilhões de almas serão levadas perante o trono de Deus. Ali, cada pessoa será julgada. Algumas serão recompensadas com a bem-aventurança celestial, outras condenadas ao tormento eterno. No entanto, a BÃblia pinta um quadro muito diferente desse perÃodo. Ela não o retrata como um perÃodo terrÃvel, mas como um tempo de esperança e restauração.
Em Revelação (Apocalipse) 20:11, 12, lemos a descrição do Dia do Julgamento feita pelo apóstolo João: “Eu vi um grande trono branco e o que estava sentado nele. De diante dele fugiam a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. E eu vi os mortos, os grandes e os pequenos, em pé diante do trono, e abriram-se rolos. Mas outro rolo foi aberto; é o rolo da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas escritas nos rolos, segundo as suas ações.” Quem é o Juiz descrito nesse texto?
Jeová é o Juiz supremo da humanidade. No entanto, ele dá a outra pessoa a tarefa de julgar propriamente dita. De acordo com Atos 17:31, o apóstolo Paulo disse que Deus “fixou um dia em que se propôs julgar em justiça a terra habitada, por meio dum homem a quem designou”. Esse Juiz designado é o ressuscitado Jesus Cristo. (João 5:22) Mas quando começará o Dia do Julgamento? Quanto tempo durará?
O livro de Revelação mostra que o Dia do Julgamento começará depois da guerra do Armagedom, quando o sistema de Satanás na Terra será destruÃdo. (Revelação 16:14, 16; 19:19–20:3) Depois do Armagedom, Satanás e seus demônios serão aprisionados num abismo por mil anos. Durante esse perÃodo, os 144.000 co-herdeiros celestiais serão juÃzes e ‘reinarão com Cristo por mil anos’. (Revelação 14:1-3; 20:1-4; Romanos 8:17) O Dia do Julgamento não será um rápido evento de apenas 24 horas de duração. Durará mil anos.
Durante esse perÃodo de mil anos, Jesus Cristo ‘julgará os vivos e os mortos’. (2 Timóteo 4:1) “Os vivos” serão os da “grande multidão”, que sobreviverá ao Armagedom. (Revelação 7:9-17) O apóstolo João viu também “os mortos  . . . em pé diante do trono” de julgamento. Como Jesus prometeu, “os que estão nos túmulos memoriais ouvirão a sua voz e sairão” por meio da ressurreição. (João 5:28, 29; Atos 24:15) Mas em que base serão julgados?
De acordo com a visão do apóstolo João, “abriram-se rolos” e “os mortos foram julgados pelas coisas escritas nos rolos, segundo as suas ações”. Será que esses rolos são o registro das ações passadas das pessoas? Não, o julgamento não será à base do que as pessoas fizeram antes de morrer. Como sabemos disso? A BÃblia diz: “Aquele que morreu foi absolvido do seu pecado.” (Romanos 6:7) De modo que os ressuscitados voltarão à vida com uma ficha limpa, por assim dizer. Portanto, os rolos só podem representar futuros requisitos de Deus. Para viver para sempre, tanto os sobreviventes do Armagedom como os ressuscitados terão de obedecer aos mandamentos de Deus, incluindo quaisquer requisitos novos que Jeová venha a revelar durante os mil anos. Assim, as pessoas serão julgadas à base do que fizerem durante o Dia do Julgamento.
O Dia do Julgamento dará a bilhões de pessoas sua primeira oportunidade de aprender a respeito da vontade de Deus e se ajustar a ela. Isso significa que ocorrerá uma obra educativa em grande escala. De fato, “os habitantes do solo produtivo certamente aprenderão a justiça”. (IsaÃas 26:9) No entanto, nem todos estarão dispostos a se ajustar à vontade de Deus. IsaÃas 26:10 diz: “Ainda que se mostre favor ao inÃquo, ele simplesmente não aprenderá a justiça. Na terra da direiteza ele agirá injustamente e não verá a alteza de Jeová.” Esses inÃquos serão mortos de maneira definitiva durante o Dia do Julgamento. — IsaÃas 65:20.
No fim do Dia do Julgamento, os humanos sobreviventes terão ‘passado a viver’ plenamente como humanos perfeitos. (Revelação 20:5) Assim, no Dia do Julgamento a humanidade será restaurada ao seu estado original perfeito. (1 CorÃntios 15:24-28) Daà haverá uma prova final. Satanás será solto do encarceramento e terá uma última oportunidade de desencaminhar a humanidade. (Revelação 20:3, 7-10) Os que resistirem a ele desfrutarão o cumprimento pleno da promessa da BÃblia: “Os próprios justos possuirão a terra e residirão sobre ela para todo o sempre.” (Salmo 37:29) Realmente, o Dia do Julgamento será uma bênção para todos os humanos obedientes!
2007-01-30 00:16:52
·
answer #3
·
answered by Specula — Annuntians Regnum Iehovah 5
·
1⤊
0⤋
Armagedom
Definição: Har Ma·ge·dón, em grego, derivado do hebraico e vertido “Armagedom” por muitos tradutores, significa “Monte de Megido”, ou “Monte de Reunião de Tropas”. A BÃblia associa esse nome, não com um holocausto nuclear, mas com a vindoura “guerra do grande dia de Deus, o Todo-poderoso”, que será universal. (Rev. 16:14, 16) Este nome aplica-se especificamente ao “lugar [grego, tó·pon; isto é, condição ou situação]” ao qual os governantes polÃticos da terra estão sendo ajuntados em oposição a Jeová e a seu Reino por Jesus Cristo. Tal oposição será evidenciada por uma ação global contra os servos de Jeová na terra, os representantes visÃveis do Reino de Deus.
Permitirá Deus que os humanos arruÃnem a terra por meio daquilo que alguns chamam de “Armagedom termonuclear”?
Sal. 96:10: “O próprio Jeová se tornou rei. Também o solo produtivo [em hebraico, te·vél; a terra, fértil e habitada, o globo habitável] fica firmemente estabelecido de modo que não pode ser abalado.”
Sal. 37:29: “Os próprios justos possuirão a terra e residirão sobre ela para todo o sempre.”
Rev. 11:18: “As nações ficaram furiosas, e veio teu próprio [de Jeová] furor e o tempo designado . . . para arruinar os que arruÃnam a terra.”
O que é o Armagedom, conforme mencionado na BÃblia?
Rev. 16:14, 16: “São, de fato, expressões inspiradas por demônios e realizam sinais, e vão aos reis de toda a terra habitada, a fim de ajuntá-los para a guerra do grande dia de Deus, o Todo-poderoso. E ajuntaram-nos ao lugar que em hebraico se chama Har–Magedon [Armagedom].”
Travar-se-á o Armagedom unicamente no Oriente Médio?
Governantes e exércitos de todas as nações se ajuntarão em oposição a Deus.
Rev. 16:14: “Vão aos reis de toda a terra habitada, a fim de ajuntá-los para a guerra do grande dia de Deus, o Todo-poderoso.”
Rev. 19:19: “Eu vi a fera [o domÃnio polÃtico humano como um todo] e os reis da terra, e os seus exércitos, ajuntados para travar guerra com aquele que está sentado no cavalo e com o seu exército.”
Jer. 25:33: “Os mortos por Jeová certamente virão a estar naquele dia de uma extremidade da terra até à outra extremidade da terra.”
O uso do nome Armagedom (Har–Magedon) não pode significar que essa guerra será travada num monte literal de Megido.
Não existe um monte literal de Megido; apenas um aterro de uns 21 metros de altura, onde se encontram as ruÃnas da antiga Megido.
Os reis e as forças militares de “toda a terra habitada” não caberiam na literal planÃcie de Esdrelom, abaixo de Megido. A planÃcie é triangular, tendo apenas 32 quilômetros de comprimento e 29 quilômetros de largura na extremidade oriental. — The Geography of the Bible (Nova Iorque, 1957), de Denis Baly, p. 148.
O nome é apropriado por causa do papel de Megido na história; a planÃcie abaixo de Megido foi o local de guerras decisivas.
Ali Jeová causou diante do juiz Baraque a derrota de SÃsera, chefe do exército dos cananeus. — JuÃ. 5:19, 20; 4:12-24.
Tutmés III, faraó do Egito, disse: “A captura de Megido é a captura de mil cidades!” — Ancient Near Eastern Texts Relating to the Old Testament (Princeton, N.J., EUA; 1969), editado por James Pritchard, p. 237.
à apropriada a referência a Megido (que significa “Reunião de Tropas”), porque o Armagedom é uma situação mundial em que as tropas e outros apoiadores dos governantes de todas as nações estarão envolvidos.
Quem ou o que será destruÃdo no Armagedom?
Dan. 2:44: “O Deus do céu estabelecerá um reino . . . Esmiuçará e porá termo a todos estes reinos, e ele mesmo ficará estabelecido por tempos indefinidos.”
Rev. 19:17, 18: “Eu vi também um anjo em pé no sol, e ele clamou com voz alta e disse a todas as aves que voam pelo meio do céu: ‘Vinde para cá, ajuntai-vos para a grande refeição noturna de Deus, para comerdes as carnes de reis, e as carnes de comandantes militares, e as carnes de homens fortes, e as carnes de cavalos e dos sentados neles, e as carnes de todos, tanto de homens livres como de escravos, e de pequenos e de grandes.’”
1 João 2:16, 17: “Tudo o que há no mundo — o desejo da carne, e o desejo dos olhos, e a ostentação dos meios de vida da pessoa — não se origina do Pai, mas origina-se do mundo. Outrossim, o mundo está passando, e assim também o seu desejo, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.”
Rev. 21:8: “Quanto aos covardes, e aos que não têm fé, e aos que são repugnantes na sua sujeira, e aos assassinos, e aos fornicadores, e aos que praticam o espiritismo, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, terão o seu quinhão no lago que queima com fogo e enxofre. Este significa a segunda morte.”
Será eterna a destruição?
Mat. 25:46: “Estes [que recusaram fazer o bem aos “irmãos” de Cristo] partirão para o decepamento eterno.”
2 Tes. 1:8, 9: “Os que não conhecem a Deus e os que não obedecem à s boas novas acerca do nosso Senhor Jesus . . . serão submetidos à punição judicial da destruição eterna.”
Haverá sobreviventes?
Sof. 2:3: “Procurai a Jeová, todos os mansos da terra, que tendes praticado a Sua própria decisão judicial. Procurai a justiça, procurai a mansidão. Provavelmente sereis escondidos no dia da ira de Jeová.”
Rom. 10:13: “Todo aquele que invocar o nome de Jeová será salvo.”
Sal. 37:34: “Espera em Jeová e guarda seu caminho, e ele te exaltará para tomares posse da terra. Quando os inÃquos forem decepados, tu o verás.”
João 3:16: “Deus . . . deu o seu Filho unigênito, a fim de que todo aquele que nele exercer fé não seja destruÃdo, mas tenha vida eterna.”
Rev. 7:9, 10, 14: “Eu vi, e, eis uma grande multidão, que nenhum homem podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e lÃnguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, trajados de compridas vestes brancas; e havia palmas nas suas mãos. E gritavam com voz alta, dizendo: ‘Devemos a salvação ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro.’ . . . ‘Estes são os que saem da grande tribulação.’”
Que acontecerá às criancinhas no Armagedom?
A BÃblia não responde diretamente a essa pergunta, e nós não somos os juÃzes. Entretanto, a BÃblia mostra positivamente que Deus considera as criancinhas dos verdadeiros cristãos como “santos”. (1 Cor. 7:14) Revela também que em tempos passados, quando Deus destruiu os maus, destruiu também da mesma forma as criancinhas deles. (Núm. 16:27, 32; Eze. 9:6) Deus não quer que ninguém seja destruÃdo, portanto faz com que seja dado um aviso agora para beneficiar tanto os pais como as crianças deles. Não seria sábio os pais seguirem um proceder que resultasse em serem seus filhos considerados com favor por Deus tanto agora como no Armagedom?
à violação do amor de Deus a destruição dos inÃquos?
2 Ped. 3:9: “Jeová . . . é paciente convosco, porque não deseja que alguém seja destruÃdo, mas deseja que todos alcancem o arrependimento.”
Luc. 18:7, 8: “Não causará Deus que se faça justiça aos seus escolhidos que clamam a ele dia e noite, embora seja longânime para com eles? Eu vos digo: Ele causará que se lhes faça velozmente justiça.”
2 Tes. 1:6: “à justo da parte de Deus pagar de volta tribulação aos que vos [seus servos] causam tribulação.”
à possÃvel adotar uma posição neutra?
2 Tes. 1:8: “[Ele traz] vingança sobre os que [por livre escolha] não conhecem a Deus e os que não obedecem à s boas novas acerca de nosso Senhor Jesus.”
Mat. 24:37-39: “Assim como eram os dias de Noé . . . não fizeram caso, até que veio o dilúvio e os varreu a todos, assim será a presença do Filho do homem.”
Mat. 12:30: “Quem não está do meu lado é contra mim, e quem comigo não ajunta, espalha.”
Compare com Deuteronômio 30:19, 20.
A influência de quem está impelindo as nações à situação mundial que resultará em guerra contra Deus?
Rev. 16:13, 14: “Eu vi três impuras expressões inspiradas, semelhantes a rãs, sair da boca do dragão [Satanás, o Diabo; Rev. 12:9], e da boca da fera, e da boca do falso profeta. São, de fato, expressões inspiradas por demônios e realizam sinais, e vão aos reis de toda a terra habitada, a fim de ajuntá-los para a guerra do grande dia de Deus, o Todo-poderoso.”
Compare com Lucas 4:5, 6; 1 João 5:19; também Atos 5:38, 39; 2 Crônicas 32:1, 16, 17.
2007-01-29 23:55:09
·
answer #4
·
answered by Não quero mais participar disso. 2
·
1⤊
0⤋