English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Israel (= Jacó) é uma designação que se refere tanto ao povo como também à terra. Povo e terra formam uma unidade inseparável. Desta forma, a terra deve pertencer aos palestinos, ou seja, aos árabes? Jamais, pois o próprio Deus garante que ela pertence a Israel. As nações deveriam prestar atenção àquilo que Deus diz do Seu "vermezinho Israel" e como Ele o protege: "Porque aquele que tocar em vós toca na menina do seu olho" (Zc 2.8b).

A história trágica de Israel mostra que desde o início da sua existência foi oprimido continuamente por poderes inimigos e até ameaçado pelo holocausto. Holocausto significa extermínio em massa, extinção, solução final do problema judeu. Isso já começou antigamente no Egito com Faraó, que tentou dizimar os hebreus. Mas tão certo como Faraó e seus exércitos se afogaram no Mar Vermelho, também Deus acertará as contas com os atuais inimigos de Israel. Naquele tempo ainda era um único inimigo que ameaçava a Israel, hoje são as nações. Desde 1948 Israel foi envolvido em cinco guerras, às quais sobreviveu vitoriosamente. Hoje um dos seus principais inimigos, que usa pedras, punhais e bombas, está bem no meio do seu território. Contra isso é difícil usar tanques, ou aviões. Por meio de guerras e atos terroristas morreram milhares de israelenses desde a fundação do Estado, e a desejada paz desvanece cada vez mais para o "vermezinho de Jacó". Altos dignitários da política vêm a Israel e se atrevem a dar "bons" conselhos e exortações, dizendo que os judeus deveriam ceder territórios. Mas nada nem ninguém anula as promessas que Deus deu a Jacó: "Disse-lhe Deus: O teu nome é Jacó. Já não te chamarás Jacó, porém Israel será o teu nome. E lhe chamou Israel. Disse-lhe mais: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; sê fecundo e multiplica-te; uma nação e multidão de nações sairão de ti, e reis procederão de ti. A terra que dei a Abraão e a Isaque dar-te-ei a ti e, depois de ti, à tua descendência" (Gn 35.10-12). Mas nem o povo como um todo nem o governo se firma nessa promessa, e infelizmente segue o caminho da "angústia de Jacó", conforme Jeremias 30.7-10: "Ah! Que grande é aquele dia, e não há outro semelhante! É tempo de angústia para Jacó; ele, porém, será livre dela. Naquele dia, diz o Senhor dos Exércitos, eu quebrarei o seu jugo de sobre o teu pescoço e quebrarei os teus canzis; e nunca mais estrangeiros farão escravo este povo, que servirá ao Senhor, seu Deus, como também a Davi, seu rei, que lhe levantarei. Não temas, pois, meu servo, Jacó, diz o Senhor, nem te espantes, ó Israel; pois eis que te livrarei das terras de longe e à tua descendência, da terra do exílio; Jacó voltará e ficará tranqüilo e em sossego; e não haverá quem o atemorize".

2007-01-29 23:09:09 · 14 respostas · perguntado por RELIGIÃO MATA E CEGA 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

14 respostas

Meu caro amigo Pensador.
É tormentoso para nós quando lemos a Bíblia sob a ótica da inclinação para acreditar em forças e entes sobrenaturais e preocupar-se com eles, em detrimento dos fatos racionais, históricos e científicos.
A própria Bíblia esclarece que a saída dos hebreus da Mesopotâmia e sua peregrinação pela Palestina até instalarem-no no Egito e a fixação na Palestina, não aconteceu como você discorre sob o reflexo de suas concepções.
Senão Vejamos. Ao chegar a Padã Harã, na atual Síria, o clã de Taré, pai de Abraão fixou-se ali temporariamente, por ser o local um entreposto de caravanas e estratégico para deslocamentos do oriente ao ocidente.
Aí então temos registro na Bíblia das constantes conquistas da região pelos impérios babilônicos, assírios, acádios, medos, persas, egípcio que se sucederam no contínuo domínio da área.
Diz na Bíblia que Yahveh determinou a Abraão que fosse habitar na terra prometida que mana leite e mel, que comprendia a extensão do Jordão, não é mesmo? Mas que terra que mana leite e mel, que tem um mar morto, um rio que em certas estações atravessa-se andando, trasnspota pelo tórrido deserto do Neguev, com terras incultas e com poucos poços artesanais disputados pelos habitantes da região?
A bíblia fala de tribos vaguejantes pela palestina, como jebuseus, fereseus, cananeus, filisteus dentre outras.
Os filisteus, também denominados povos do mar, habitavam os limites entre o Jordão e o Mediterrâneo, do sul do Líbano até Gaza e constiuíam uma sociedade mais desenvolvida, na condição de um império vassalo, com centros urbaanos que se faziam cidades estados como Gaza, Asdod, Ascalon, Gat e Ekron,entretanto não tinham interesses na Palestina, que pela sua geografia, não oferecia dividendos econômicos nem para os grandes impérios A Palestina é formada, de um modo geral, por uma planície costeira, uma faixa de colinas e uma cadeia de baixas montanhas cuja vertente oriental é mais ou menos desértica.
A preocupação dos impérios dominantes se centrava nas condições da região que por ser montanhosa, cheia de cavernas e inóspita, se apresentava como local de fácil sublevação e conspirações contra os impérios dominantes.
Entre os antigos povos da Palestina, os Filisteus foram porventura os que maior influência exerceram até aos últimos séculos da era pré-cristã. Com efeito, não deve ter sido por acaso que o seu nome foi dado a toda a região, a Palestina, isto é, o país dos Filisteus. Com o sentido que se tornou habitual, o nome está já documentado nas Histórias do grego Heródoto em meados do séc. V a. C. Apesar da sua importância na antiguidade, conhecem-se muito mal os Filisteus e a história dos seus reinos. A razão óbvia dessa ignorância é a inexistência de uma biblioteca ou de bibliotecas filisteias comparáveis ao Antigo Testamento. Praticamente tudo o que se sabe ou se pensa saber sobre os Filisteus se baseia nos escritos bíblicos. Por conseguinte, a posteridade só conhece os Filisteus na medida em que eles estão em relação com Israel, com Judá ou com os judeus. Além disso, vê-os através dos olhos daqueles que foram os seus concorrentes, não raro os seus inimigos declarados. De fato, a posteridade, de maneira geral, não se interessa pelos Filisteus nem os estuda por si mesmos, mas só por causa da sua relação com a história bíblica. Tudo isso deformou a visão que se tem deles, do lugar que ocuparam e do papel que desempenharam, aparecendo os Filisteus como um elemento marginal na história da Palestina antiga. Esse erro de perspectiva influencia sem dúvida alguma a visão corrente que se tem da atual Palestina, da sua composição étnica e da sua situação política.
Os vários reinos palestinenses, filisteus e hebraicos, coexistiram durante séculos. Ora guerrearam entre si ora se aliaram para sacudir o jugo da grande potência do momento. O rei Josias foi assassinado brutalmente pelo Faraó Necao por conspirar favorável à Assíria, não está escrito na Bíblia? A primeira vítima desse jogo foi Israel, conquistado e anexado pela Assíria em 722 a. C. Desde então até 1948 não houve nenhuma unidade política chamada Israel, apenas os reinos vassalos filisteus e o reino de Judá continuaram a existir sob a dependência da Assíria, a grande potência regional entre o séc. IX e fins do séc. VII a. C.
Muito bem, lembre-se de que ao chegar na palestina, Abraão e seu clã encontraram sede e fome e Yahveh mandou que descessem ao Egito. depois de muitas idas e voltaa ao Egito, Abraão fixa-se nas cercanias de Gerar, um distrito entreposto de caravanas governado pelo preposto do rei de Gaza, o Amalec, que se contenda pela disputa de poços e Abraão vai para a região montanhosa de macpela ou instala-se em Berseba.
Abraão e Sara morrem e passam o comando da tribo para Isaak, e a pelrja continua. Note que a Bíblia sempre cita "habitavam no deserto", "moravam em tendas", "cozer no forno de barro", "espias iam a frente", o que reflete que o povo hebreu constituía-se de sociedades patriarcais errantes pelo deserto, não habituados à vida autóctone e por isto tinham dificuldades em se instalar defiinitivamente em um local.
Note que quando os hebreus deixam o Sinai em direção a terra prometida, Yahveh adverte para a assimilação dos costumes dos povos ali existentes, o que demonstra já ser a palestina habitada há milênios, sendo que historicamente os jebuseus que fundaram Jerusalém, que naquela época era um aldeamento. Os fatos que se sucederam até a fundação da teocracia israelense, mostram que a passagem de uma sociedade eremita vaguejante pelo deserto até a fixação definitiva, ocorreu porque os hebreus perderam seu espaço na mesopotâmia e suas perambulações pelo Egito, porque foram cercados pelos impérios do oriente e do ocidente e não tiveram mais por onde perambular. E o reino teocrático de Israel, não era nada mais que um Estado Vassalo sujeito aos interesses dos impérios dominantes e perdurou até a derrocada de Israel pela Assíria e o reino de Judá ser subjugado pelos persas, gregos e romanos até a derrocada final de Massada, quando todos hebreus foram expulsos da Palestina pelo Império Romano.
Quando diz que Israel resistiu a constantes guerras depois da criação daquele estado em 1948, deve-se lembrar que foi um títere da Guerra Fria entre os blocos comunista e capitalista e foi ajudado pelos EUA, Inglaterra e França em todas suas guerras no oriente médio. Em 1967, na fguerraa dos seis dias, foi aapoiado pelas potências ocidedntais.
Em 1973, na guerraa do Yom Kippur, os americanos construíam o famigerado Milagre Brasileiro e o projeto foi abandonado devido a guerra com os árabes, rovocada pela Síria, por instigação do Egito, que antes em 1956, já havia decretado o bloqueio do cana de Suez e Israel foi mandado pelos capitalistas para atacar o Egito e justificar uma ação para liberar o canal, pois a ação tinha os interesses da Rússia.
Um abraço, amigo. A história está aí, tão somente nos resta enxergá-la na própria Bíblia, à luz da razão, sem a cristalização de dogmas e ascetismos.

2007-01-30 01:51:06 · answer #1 · answered by ? 6 · 1 0

Pensador, essa é pra vc pensar ok?

Historicamente Israel ocupa um espaço territorial que desperta a cobiça os homens. E por que isso acontece? Bem, repare no mapa que Israel localiza-se exatamente entre a junção de 3 continentes, a saber: África, Europa e Ásia. Nos tempos bíblicos quem dominasse aquela extensão territorial tria direito de cobrar tributos a todos os viajantes e negociantes, e o comércio por aquelas bandas era muito próspero. O lugar era e é até hoje estratégico. Os EUA não se aliaram a toa, sabem que podem instalar suas bases lá se desejarem controlar os 3 continentes, sabe também que não pode confiar nos árabes pela experiência deles sempre quebrarem a palavra e sabe que hoje, Israel é uma potência bélica que irá minimizar em muito o trabalho deles.

Por outro lado, se vc quiser viajar na literatura bíblica, e pesquisar profundamente, verá que os descendentes de Edom, são os romanos e todos os povos que descenderam deles, como os germânicos. Todos descendentes de esaú, o irmão que jurou perseguir Jacó até a morte.

Como vc pode ver, motivos naõ faltam para que ataquem Israel, para que queiram tirar os legítimos donos da terra de lá. E por que Israel sobrevive? Porque se buscarmos respostas fora das Escrituras, veremos que foi justamente a diáspora que salvou o povo. O fato dele se espalhar pelo mundo salvou-o do extermínio total. Imagine se todos estivessem na Alemanha? O apoio que Israel recebeu posteriormente da grande potência EUA, fêz com que definitivamente ele se firmasse como uma Nasção soberana, independente e autônoma. Por outro lado, se vc quiser uma explicação bíblica, descobrirá que Israel é a menina dos olhos de D'us, e por mais que erre, estará sempre sob a proteção divina.

Um abraço.

2007-01-29 23:27:22 · answer #2 · answered by KITO 3 · 1 0

A sua resposta está em Zacarias 12 de 1 a 9

2016-08-25 17:31:09 · answer #3 · answered by felipe 1 · 0 0

Esse documentario é muito bom!!!

https://www.youtube.com/watch?v=sh46Dq6nJ_s

2014-10-31 05:45:21 · answer #4 · answered by Daniel 2 · 0 0

Isso é simbólico.
e mesmo assim os judeus da atualidade nada tem a ver com os da antiguidade.
hoje estão caídos, como todos os outros.
esse Israel da bíblia tem que ser interpretado pelos código essênio.
para conduzirmos outros temos que despertar a consciência.
ninguém quer ser conduzido por algum igual.

2007-01-30 00:32:31 · answer #5 · answered by Satori 6 · 0 0

exatamente porque o povo de israel não é o povo escolhido "por deus"; israel é o povo escolhio pelos americanos para criar bases militares na expectiva de agredir demais povos.
o povo da palestina pode ser o verdadeiro povo escolhido.
ms não me procupa iso agora. o povo hebreu foi o povo escolhiodo;
]as citações de passagens evangelicas do VT só confundem e distorcem a veradde; é uma tatica usada por fanaticos.
ois fcaraos começaram a perseguir o povo hebreu porque ele estava se tornando mais numeroso do que o do egito e iria sem duvida dominar reverteno uma situação que joise criou ao levar todo seus irmaos pra la.
o senhor nunca diria eu quebrarei; deus não é o deus do VT mau punitivo, vingativo. DEUS É AMOR, aprenda isso de uma vez pra não sofrere mais tarde
holocausto foi a perseguição aos judeus, porque a mãe de hitlker era judia, prostituta e hitler era um doente mental.
geneses? fala serio! vamos conversar como adulktos e não como crianças na fantasia.

2007-01-29 23:43:38 · answer #6 · answered by lcmvip 5 · 1 1

.

É sempre a mesma estorinha: "Deus se revelou para nós (ou para mim)" - dizem os "profetas" e o povo trouxa acredita...

Os israelitas se dizem os escolhidos, tanto que "ganharam" a terra prometida: aquele pedaço miserável de terra árida e violenta. Presentão, hein?

Os mórmons juram que a revelação certa foi a deles e também ganharam um lago salgado de doer...

Os cristãos acreditam em coisas diferentes... e seu símbolo máximo é um homem sofrendo na cruz, à beira da morte...

Os islamitas devem a Maomé a sua grande revelação - e continuam presos ao modus vivendi do século 8...

Ou seja: essa lenga-lenga de revelação adianta para uma coisa: impedir que a humanidade se liberte de algum tipo de servidão e possibilitar que ela continue sendo "manipulada" pelo sacerdote ou profeta mais próximo.

Acho isso lamentável, mas posso aceitar que algumas pessoas tenham nascido para ser livres e outras para serem servos.

Eu não sou servo nem vivo de revelações!

E vocês aí?

.

2007-01-29 23:36:50 · answer #7 · answered by m_amoy 5 · 1 1

tudo uma questão econômica, eles dominam a economia onde se instalam, são negociantes fantásticos, observe com quem esta as maiores fortunas, em termo de loja, de quem é a maior loja do Brasil, e eles costumam sugar o máximo os naum Judeus, se não fosse as leis trabalhistas seus funcionário teriam que trabalhar dia e noite, de Domingo a Domingo , já conseguiram, sendo assim pode-se afirmar que tudo é uma questão econômica

2007-01-29 23:35:28 · answer #8 · answered by Anonymous · 1 1

todo aquele que de alguma maneira esta ligado a DEUS, sera perseguido aqui na terra, o deus(letra minuscula indicando anjo caido, derrotado) deste mundo é o diabo.
e o diabo sempre ira usar aqueles que ele domina para combater os que servem ao DEUS ALTISSIMO. é isso ai

2007-01-29 23:58:05 · answer #9 · answered by eletronicaglobo 2 · 0 1

Deus deu escritura da dita " terra sagrada"?? quando? Eu posso escrever qualquer ***** num pergaminho e afirmar que recebi aquilo de Deus. isto NAO TORNA uma mentira realidade. o mundo TODO, em TODA a hist'oria da humanidade sofreu ocupacoes, fez guerra etc. Nao e possivel que nos dias atuais alguem ainda se valha de historias milenares para justificar genocidios. Se assim for os indigenas tem todo o direito de matar todos os brasileiros pois eles chegaram aqui antes da gente e cuidaram e amaram esta terra muito mais que nos. mas a humanidade tem que evoluir, em todos os aspectos. Jeova foi um deus menor como tantos outros da antiguidade, que algumas tribos seguiam e a custa de muita guerra e sangue estas tribos quando vencedoras impunham `as tribos vencidas. Este fato historico nao faz com que este seja o DEUS maior de verdade. so significa que os que o seguiam eram melhores na guerra, provavelmente inspirados pelo deus sanguinario que seguiam. Vc acredita mesmo que um pai ama mais um filho do que outro? e se o seu pai amasse mais o seu irmao do que a voce, vc acharia isso saudavel, normal? so se nao fosse pai de verdade ne? entao, se um deus privilegia um povo em detrimento de outro ele nao e o criador de todos os homens, e se vc for dizer que entao ele e criador so de um povo vc estara dizendo que e politeista e acredita que cada povo tem um criador... NAO EXISTE DEUS QUE AMA MAIS OS JUDEUS QUE OS ARABES OU QUALQUER OUTRA ETNIA ISTO E INVENCAO... e tem um monte de gente que acha que a verdade e Deus estao num papel empoeirado. que pena. E hora ja do ser humano passar por cima de crendices e cumprir realmente o desejo de Deus, que e amor puro, de amor, uniao, fraternidade. Principalmente agora que estamos acabando com a Terra, era hora de acordarmos para verdades e deixarmos tanta baboseira de odio definitivamente para traz.
Paz!

2007-01-29 23:38:28 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers