Como o ateu está morto, ele não tem muita escolha... Geralmente o resto da sociedade, inclusive os pais, irmãos ou os outros responsáveis pelo "ritual" tem uma religião... assim, é feito tudo nos conformes, logicamente sem perguntar a opinião do morto.
2007-01-29 22:22:44
·
answer #1
·
answered by Elio 5
·
0⤊
0⤋
quem morre é o ateu e não os familiares crentes.
eu já pedi para ser cremado e minhas cinzas jogadas no pátio de casa.
não adianta ficarem pagando para rezar missa ou alugando cemitério para guardar osso. depois que eu morrer, que fique a lembrança de quem eu fui.
porém, acredito que algum parente vai querer rezar no meu velório, o que vai ser pura perda de tempo, pois já terei deixado de existir e nem vou ficar sabendo o que estão fazendo com o meu corpo.
2007-01-30 07:20:50
·
answer #2
·
answered by VOLTANDO. Bem devagarinho. Com outra cabeça. 5
·
1⤊
0⤋
Eu explico.
Geralmente o ateu é ateu porque concluiu que deuses não existem durante o decorrer de sua vida, e não por que os pais eram ateus. Isso não existe, cada ateu torna-se ateu por razão pessoal e não familiares.
Como estamos em um país puramente religioso, quem cuida do enterro de uma pessoa é a familia, que geralmente é católica e decide pelo velorio e pela presença de padre.
Isso não acotnece por exemplo em países que não são cristãos, como Suécia, França e Japão.
2007-01-30 06:46:56
·
answer #3
·
answered by Ricardo 4
·
1⤊
0⤋
Sempre tem uns mané, com Bíblia debaixo do braço, metido a ter intimidade com deuses.
Quando eu morrer, vou deixar uma carta testamento, dizendo bem claro, que quero distância dessa gentalha!...
2007-01-30 06:36:37
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Como já foi dito...se o ateu era apenas o morto....e sua familia tiver alguma religião...tudo certamente será feito de acordo com a religião da família....mas mesmo que a familia tb não creia em Deus.....acredito piamente que sempre um amigo...ou familiar(mesmo que mais distante) acredita em Deus e rezará por ele....rezará por ele em uma missa...culto etc....
2007-01-30 06:36:25
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Acho que se ele tiver algum parente ou amigo que tenha religião, esses devem fazer no mínimo uma oraçãozinha, mas se todo mundo no velório, além do morto também, forem ateus então é só fazer uma solenidadezinha pela pessoa que morreu e depois "joga fora no lixo"!!
2007-01-30 06:33:52
·
answer #6
·
answered by PC 2
·
1⤊
0⤋
Podem rezar. Como o ateísmo é livre de dogmas, não faz diferença pro falecido se os familiares desejam fazer isso. A menos que ele não queira mesmo e na hora da morte, a vontade dele seja respeitada.
Nas respostas aqui do Y! vemos muito preconceito, mas a realidade é outra. As pessoas adoram dar agulhadas sem conhecer os ateus.
2007-01-30 06:30:48
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Olha ja fui num velório de um ateu, no fundo não e que o ateu nao acredita em Deus ele simplesmente não aceita que um ser só que foi e é o criador de tudo e de todos que tem o poder de mudar tudo, mais pelo menos o velório que fui foi normal pois ele era ateu mais seus pais eram religiosos e fizeram de acordo com o que achavam melhor, agora se forem todos ateus e so a despedida e pronto.
2007-01-30 06:28:05
·
answer #8
·
answered by Luis A 6
·
1⤊
0⤋
Eu sou ateu e gostaria que houvesse uma festa, um churrasco. É sério! Mas não sei me minha família deixava...
2007-01-30 06:23:16
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
A questão que está colocada não é saber sobre detalhes menores num determinado momento (o da morte de um indivíduo. O fundamental é perguntar-se sobre qual o grau de autonomia que cada sistema de pensamento proporciona. Neste sentido, ser ateu proporciona, sem dúvida, que não haja qualquer grau de dependência em relação a algo sobrenatural. Porque criar uma entidade imaginária que habita lugar nenhum, no tempo do nada (fora do tempo, infinito) e para o qual supostamente irá a suposta alma daquele/a que crê. Não estando tal figura imaginária estampada na mente do/a ateu/ia, não há a alienante necessidade de ficar prestando louvores a entidades inexistentes, humilhando-se perante o nada e colocando-se abaixo da linha da dignidade humana - por não entender a sua posição privilegiada (enquanto humanidade) para assumir as rédeas do próprio destino. Aquele/a que levar uma vida assim liberto/a, também o estará no momento de seu fim: ciente de ter dado tudo de si, vivido plenamente, a cada precioso momento de sua existência. Desculpe por discordar, mas penso ter o direito de pensar diferente. Saudações!
2007-01-30 06:57:13
·
answer #10
·
answered by Baco 2
·
0⤊
0⤋
os velorio sempre são materialistas com cultos, musicas, choros, esquecen(ou não sabendo) as pessoas que mais o que o espirito deseja é estar em paz.
no caso dos se dizem ateu (o que não existe), a coisa é um pouco pior porque sua alma fica zanzando por ali, tentando influenciar as pessoas que fazem o memo culto que em todos os velorios; então pode até haver a conversão daquela criança espiritual pela dor pos morte e ser atendida.
2007-01-30 06:29:08
·
answer #11
·
answered by lcmvip 5
·
1⤊
1⤋