English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Morei mais 20 anos na mesma região e apenas uma seita evangélica bateu a minha porta e disse, " - Jesus tá voltando" e se foi embora! Sem dar nem tchau. Em contra partida, quase todos os dias tinha Testemunha de Jeová em minha porta. Imaginava que era a região que eu morava, mas não! Mudei, estou a seis em outro lugar e hoje noto que acontece de modo idêntico. Dizem que incomoda o trabalho das Testemunhas de Jeová, mas o serviço deles não é bíblico? Mat. 28:19,20 e Mat. 24:14. Os discípulos não pregavam? Cumpre-se neles a profecia de Apocalipse, onde diz que o evangelizadores do Cristo vem numa grande nuvem, como gafanhotos e pertubariam a terra com seu ensino. São seitas? Pq então se baseiam na bíblia? Não tá na hora dos católicos e protestantes analisarem suas acusações infundadas? Se fosse para eu ir buscar, pq então a ordem, ide e fazei discípulos, dada por Cristo? Mesmo que saiam ficam gritando nas praças com a bíblia em punho. Não é como as TJ. Pregar como elas, não acontece. Pq?

2007-01-29 05:05:23 · 18 respostas · perguntado por Filipe 4 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

As Testemunhas de Jeová não pregam só o velho testamento, mas sim toda a bíblia. Elas nem usam esta expreção, mas sim escrituras hebraicas. Quem faz distinção são os evangélicos, descriminam o "velho" só aceitando o novo, em discordância de 2 Tim. 3:16, 17. E aí? Quam é seita, me ajudem?

2007-01-29 05:07:18 · update #1

18 respostas

Os cristãos devem pregar a outros?

A SUA criação ou cultura talvez não lhe permita discutir religião com pessoas que não sejam de sua família ou de seu próprio círculo religioso. Conseqüentemente, quando alguém toma a iniciativa de vir à sua porta com a Bíblia na mão, você tende a ficar irritado. Mas há também os que foram movidos a adotar essa mesma postura depois de lerem, nas páginas da História, como as religiões usaram de violência para converter outros. E isso sob o pretexto de salvar as suas almas!

Conversões em massa estão registradas na história de muitos países. Muitas pessoas se submetiam à conversão, não por amor a Cristo, mas forçadas pela lâmina afiada de uma espada. Outras preferiam se esconder, abandonar casa e país, ou até mesmo perder a vida — às vezes queimadas vivas em estacas — a ser convertidas à religião de seus perseguidores.

As Escrituras Sagradas não apóiam conversões forçadas. Bem, mas nesse caso, o que dizem elas sobre falar a outros sobre as nossas crenças? Não seria esse também um tipo de conversão imposta?

Ensino com autoridade

Analisemos primeiro o modelo estabelecido por Jesus Cristo. A sua magistral arte de ensino movia os ouvintes a mudar de vida. (João 13:13, 15) No Sermão do Monte o seu estilo de ensino foi simples, mas poderoso. Com que efeito? Os ouvintes ficaram ‘assombrados com o seu modo de ensinar; pois ele os ensinava como quem tinha autoridade’. (Mateus 7:28, 29) Isso foi há 2.000 anos! Mas até hoje seus ensinos continuam exercendo forte influência nas pessoas que os examinam. O professor Hans Dieter Betz corrobora esse parecer ao dizer que “a influência exercida pelo Sermão do Monte é tão grande que consegue facilmente transpor as fronteiras do judaísmo, do cristianismo e até mesmo da cultura ocidental”.

Um pouco antes de ascender aos céus, Jesus deu uma ordem a seus discípulos para garantir que a obra de ensino iniciada por ele continuasse e progredisse após a sua morte. (João 14:12) Ele os instruiu a ir a pessoas de todas as nações, “ensinando-as a observar todas as coisas” que ele havia ordenado. O principal objetivo dessa comissão foi esclarecido quando Jesus acrescentou: “Ide, portanto, e fazei discípulos.” — Mateus 28:19, 20; Atos 1:8.

Analise também o exemplo do apóstolo Paulo. Depois de sua conversão ao cristianismo, ele não perdia oportunidades de falar a outros sobre sua nova fé. (Atos 9:17-19, 22) Tinha por hábito falar nas sinagogas provando “com referências que era necessário que o Cristo sofresse e fosse levantado dentre os mortos”. Sabia ‘raciocinar com eles à base das Escrituras’ a fim de ‘persuadir judeus e gregos’. Segundo uma autoridade no assunto, a palavra grega usada para “persuadir” significa “fazer mudar de opinião por meio de análise que apele para a lógica ou à moral”. O resultado da argumentação de Paulo foi ‘persuadir uma multidão considerável, voltando-os para outra opinião’. — Atos 15:3; 17:1-4, 17; 18:4; 19:26.

Coagir ou persuadir?

Em tempos mais recentes, o termo “proselitismo” adquiriu, em alguns lugares, a conotação de conversão forçada. A Bíblia não apóia essa prática. Muito pelo contrário, ela ensina que os homens foram criados com livre-arbítrio, dotados da faculdade e da responsabilidade de escolher como viver a vida. Isso inclui decidir de que forma irão prestar culto a Deus. — Deuteronômio 30:19, 20; Josué 24:15.

Jesus respeitava esse direito dado por Deus. Em nenhuma ocasião ele fez uso de seu extraordinário poder e autoridade para forçar, ou coagir, alguém a aceitar as suas palavras. (João 6:66-69) Ele motivava os ouvintes com raciocínio bem fundado, ilustrações e perguntas de ponto de vista, sempre visando atingir o coração deles. (Mateus 13:34; 22:41-46; Lucas 10:36) Jesus ensinou seus discípulos a ter esse mesmo respeito pelos outros. — Mateus 10:14.

É evidente que Paulo seguia a Jesus como modelo no ministério. Ele persuadia os ouvintes, raciocinando com base nas Escrituras, sem deixar de respeitar os sentimentos e as opiniões deles. (Atos 17:22, 23, 32) Ele estava bem ciente de que é o amor a Deus e a Cristo que nos deve mover a servir ao Criador por meio de obras. (João 3:16; 21:15-17) A nossa decisão, portanto, é individual.

Decisão individual

A pessoa de bom senso, ao tomar grandes decisões na vida, como o tipo de casa para comprar, onde trabalhar e como criar os filhos, não se deixa levar por caprichos, por impulso. Ela analisa as opções, estuda as alternativas e, às vezes, consulta outros. Não decide nada antes de fazer uma boa avaliação dos fatos que tem diante de si.

A decisão de como prestar culto a Deus merece mais tempo e esforço do que qualquer outra decisão na vida. Isso porque ela afetará nossa vida agora e principalmente a perspectiva de vida eterna no futuro. Alguns habitantes de Beréia, no primeiro século, mostraram que estavam bem cientes disso. Apesar de serem instruídos sobre as boas novas pessoalmente pelo apóstolo Paulo, eles faziam questão de se certificar de que seu ensino era a verdade. Como? Examinando as Escrituras diariamente. O resultado foi que “muitos deles tornaram-se crentes”. — Atos 17:11, 12.

Atualmente, as Testemunhas de Jeová continuam a ensinar e a fazer discípulos assim como Jesus ordenou. (Mateus 24:14) Fazem isso sem deixar de mostrar respeito pelo direito das pessoas de ter uma religião. Falam com elas sobre suas crenças religiosas, seguindo o modelo bíblico de usar a Bíblia para uma palestra franca, convictas de que essa é uma obra de salvação. — João 17:3; 1 Timóteo 4:16.

2007-01-29 05:09:47 · answer #1 · answered by Specula — Annuntians Regnum Iehovah 5 · 3 0

A pregação das boas novas é feito porque foi uma hordem dada por Jesus Cristo aos discípulos dele.

Mat. 28:18-20. -18 E Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. 19 Ide, portanto, e fazei discípulos de pessoas de todas as nações, batizando-as em o nome do Pai, e do Filho, e do espírito santo, 20 ensinando-as a observar todas as coisas que vos ordenei. E eis que estou convosco todos os dias, até à terminação do sistema de coisas.”
O próprio Jesus ensinava onde tivesse pessoas - nas àreas rurais,nas cidade, nas aldeias,nos mercados e nas casas.
Jesus não esperava que as pessoas fossem até ele , ele as procurava.(Marcos 6:56)
Reaalmente é o pastor que nos manda só que nosso pastor maior que é Jesus Cristo.
Senão aceitamos a Cristo como seguimos o exemplo dele?
Não tem lógica isso.
O fato de não acreditarmos em alguns ensinamentos que não consta na bíblia não quer dizer que não acreditamos em Jesus Crsito é o Filho de Deus nosso salvador e no espírito santo de Deus é a força ativa de Deus " Ora, a terra mostrava ser sem forma e vazia, e havia escuridão sobre a superfície da água de profundeza; e a força ativa de Deus movia-se por cima da superfície das águas."Genêsis 1:2 .

Eu particularmente nunca vi o preconceito nem mesmo esse rigor que falaram ai, o que eu vejo é amor entre todos nas congregações.
Muitos não sabem muitas coisas que as TJ fazem, mas acho isso legal, pra fazer o bem não é preciso que todos saibam que estamos fazendo.
"Portanto, quando fizeres dádivas de misericórdia, não toques a trombeta diante de ti, assim como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Deveras, eu vos digo: Eles já têm plenamente a sua recompensa. Mas tu, quando fizeres dádivas de misericórdia, não deixes a tua esquerda saber o que a tua direita está fazendo, para que as tuas dádivas de misericórdia fiquem em secreto; então o teu Pai, que está olhando em secreto, te pagará de volta."Mateus 6:2,3,4.

Bom esse é meu ponto de vista cada um com seu cada um.

2007-01-29 05:49:56 · answer #2 · answered by hakyra_rj 3 · 2 0

Concordo em tdo com o TJ... principalmente nisso
" Conseqüentemente, quando alguém toma a iniciativa de vir à sua porta com a Bíblia na mão, você tende a ficar irritado. "

2007-01-29 05:35:14 · answer #3 · answered by Lilizinha 3 · 2 0

Pregação é como é conhecida a divulgação da palavra de Deus, do Evangelho de Cristo.

Ela vem desde o tempo de Jesus e chega até aos dias de hoje.

Este anúncio veio a partir da "ordem" dada por Jesus aos seus apóstolos (ou enviados): "Ide pelo mundo inteiro, proclamai (pregai) o Evangelho a toda a criatura" (Marcos 16:15).



Os Evangelhos contam que Jesus levou a mensagem do Reino diretamente às pessoas, ensinando-as publicamente e em suas casas. (Mateus 5:1; 9:10, 28, 35)

Ao enviar seus primeiros discípulos a pregar, ele os instruiu: “Em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, procurai nela quem é merecedor.” (Mateus 10:7, 11-14)

Religiosos tem pregado o evangelho de diferentes maneiras. As Testemunhas de Jeová por exemplo, entendem que é razoável que tal ‘procura’ incluiria ir às casas das pessoas, onde os ‘merecedores’ acatariam a mensagem e os discípulos encontrariam um lugar de pernoite. — Lucas 9:1-6.

Afirmam que Jesus “indicou outros setenta e os enviou, aos dois, na sua frente, a cada cidade e lugar aonde ele mesmo estava para ir”.E que estes não deveriam pregar apenas em lugares públicos, mas deveriam também contatar pessoas em suas casas. citam a passagem onde Jesus instruiu seus discípulos: “Onde quer que entrardes numa casa, dizei primeiro: ‘Haja paz nesta casa.’” — Lucas 10:1-7.

Nos dias que se seguiram ao Pentecostes, os discípulos de Jesus teriam levado as boas novas diretamente às casas das pessoas. Embora se lhes ordenasse ‘parar de falar’, o registro diz que “cada dia, no templo e de casa em casa, continuavam sem cessar a ensinar e a declarar as boas novas a respeito do Cristo, Jesus”. (Atos 5:40-42; TNM compare isso com ALA, Douay, NTLH.)

Nota de rodapé TNMRbi8 Atos 5:42: Lit.: “segundo [a] casa”. Gr.: kat’ oí·kon. Aqui, ka·tá é usado com o acusativo sing. no sentido distributivo. R. C. H. Lenski, na sua obra The Interpretation of The Acts of the Apostles, Minneapolis, EUA (1961), fez o seguinte comentário sobre At 5:42: “Os apóstolos nem por um instante pararam a sua bendita obra. ‘Cada dia’ eles continuavam, e isto abertamente, ‘no Templo’, onde o Sinédrio e a polícia do Templo podiam vê-los e ouvi-los, e, naturalmente, também κατ’ οἵκον, que é distributivo, ‘de casa em casa’, e não meramente adverbial, ‘em casa’.”

A expressão “de casa em casa” traduz o grego kat’ oí•kon, literalmente: “segundo [a] casa”; o sentido da preposição grega ka•tá é distributivo (“de casa em casa”) e não meramente adverbial (“em casa”).

Este método de alcançar as pessoas — ir diretamente às suas casas — teria dado notáveis resultados. “O número dos discípulos multiplicava-se grandemente em Jerusalém.” — Atos 5:28.

O apóstolo Paulo disse aos anciãos em Éfeso: “Desde o primeiro dia em que pisei no distrito da Ásia,. . . não me refreei de vos falar coisa alguma que fosse proveitosa, nem de vos ensinar publicamente e de casa em casa. Mas, eu dei cabalmente testemunho, tanto a judeus como a gregos, do arrependimento para com Deus e da fé em nosso Senhor Jesus.” (Atos 20:18-21; compare com VB, IBB, ALA, AS, RS, Mo, NIV.)

Paulo referia-se aqui a seus empenhos de pregar a esses homens enquanto ainda eram descrentes, pessoas que precisavam saber a respeito do “arrependimento para com Deus e da fé em nosso Senhor Jesus”.

Afirmam assim, que desde o início de seu serviço missionário na Ásia, Paulo procurou “de casa em casa” pessoas de inclinação espiritual. Quando as encontrava, ele sem dúvida retornava a suas casas para lhes ensinar mais, e, quando se tornavam crentes, para fortalecê-las na fé.

O Dr. A. T. Robertson, em seu livro Word Pictures in the New Testament (Quadros Verbais no Novo Testamento), comenta o seguinte sobre Atos 20:20: “Pelas (segundo as) casas. É digno de nota que este maior de todos os pregadores pregou de casa em casa e não fez de suas visitas meras visitas sociais.” — 1930, Vol. III, pp. 349, 350. - Estudo Perspicaz das Escrituras

2007-01-31 13:47:07 · answer #4 · answered by Pauloyahoo 4 · 1 0

DEVERIAM,mais não cumprem com esse requisito. Esse texto de Atos 5:forty two diz:"E CADA DIA, NO TEMPLO E DE CASA EM CASA,CONTINUAVAM SEM CESSAR A ENSINAR E A DECLARAR AS BOAS NOVAS A RESPEITO DO CRISTO,JESUS". Somos cumpridores da palavra de Deus,e isso muitas vezes tem incomodado as pessoas de mente fechada e orgulhosa. MAS O SEGREDO É:CONTINUAR CUMPRINDO COM ESSA ORDEM **AVANTE TESTEMUNHAS,PREGAI SEM ESMORECER**

2016-12-17 05:09:33 · answer #5 · answered by phylys 3 · 0 0

graças a Deus.

2007-01-29 06:44:56 · answer #6 · answered by Satori 6 · 1 1

Chega até ser irônico...
EVANGÉLICO QUE NÃO EVANGELIZA... kkkkkk

2007-01-29 05:25:20 · answer #7 · answered by Ricardo 4 · 1 1

O que é a palavra escrita no texto EXPREÇÃO????

2007-01-29 05:13:20 · answer #8 · answered by KIKO- Baruk Raba Beshen Adonai 5 · 1 1

vc ta é doido já dificil aguentar um bando chato vc que chamar outro bando

2007-01-29 05:12:33 · answer #9 · answered by freddy 3 · 1 1

aleluia irmão

2007-01-29 05:12:16 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers