English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O dogma do Purgatório, ensinado pela Igreja Católica (IC), é conhecido como a sua “galinha dos ovos de ouro”. Ensinam os católicos que existem quatro lugares no outro mundo: Céu, Inferno, Purgatório e Limbo.

Para o Limbo vão as crianças que morrem sem batismo. E um lugar de sombras, sem penas, sem sofrimento, mas também sem alegria alguma. Porém, a Bíblia nada diz sobre o Limbo, sendo que o próprio Jesus declarou:

Deixai os meninos, e não os estorveis de vir a mim; porque dos tais é o relho dos céus. (Mt 19.14) Para Jesus, os meninos são do reino dos céus, mesmo sem batismo; mas a IC os manda para o Limbo.

Sobre o Purgatório ensinam que: As almas do purgatório padecem um tormento muito semelhante ao das almas do inferno, com a única diferença de que as últimas nunca poderão sair do inferno, enquanto que, as do purga­tório hão de sair de lá. (Concílio de

Florença, em 1439). De acordo com este ensino, as missas celebradas pelos parentes constituem o recurso para que as almas sejam aliviadas e deixem mais depressa o Purgatório. Naturalmente, as missas para sufrágios dos parentes mortos, são cobradas, constituindo-se na “galinha dos ovos de ouro” do Catolicismo —sua rentabilíssíma indústria purgatoriana. A doutrina do Purgatório implica na ad­missão da insuficiência do sangue de Cristo, embora leiamos em 1 Jo 1.7 que o sangue de Jesus Cristo... nos purifica de todo o pecado. Repetindo: não de alguns pecados, mas de todo o pecado. Será que o fogo do purgatório é mais eficaz do que o sangue de Cristo? Para que serve então o sangue de Cristo’? A “Grande Multidão” de Ap 7.9- 15 possuía algo em comum: todos tinham lavado suas vestiduras no sangue do Cordeiro e, por isso, estavam diante do Trono de Deus no céu. Não foi preciso o fogo de Purgatório para que se purificassem.

INDULGÊNCIAS

Não satisfeita com a sua “galinha dos ovos de ouro” do Purgatório, agora a Igreja Católica, no ano de 2000, verá seus cofres recheados com dinheiro da visita de milhões de pessoas ao Vaticano, as quais entrarão pela porta de São Pedro para receber esse favor católico das “INDULGÊNCIAS”.

A Igreja Católica define como indulgência . . .a remissão da pena temporal devida pelos pecados já per­doados quanto à culpa, remissão que a Igreja concede fora do Sacramento da Penitência.

Assim, ensinando que o papa é o vigário de Cristo e o cabeça da Igreja, pode ele sacar do “Tesouro da Igreja” os bens de que ela é depositária.

A IC constrói a sua doutrina sobre Mt 16.19, onde se lê: ... o que ligares na terra, terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra, terá sido desligado no céu.

O papa sustenta que tem poder de outorgar qualquer destas indulgências a toda a Igreja ou a qualquer membro da Igreja, individualmente. Em 1903, o papa delegou autoridade a outros sacerdotes, permitindo aos cardeais outorgarem indulgência por duzentos dias, cada um em sua própria diocese; aos arcebispos, por cem dias; aos bispos, por cinqüenta dias, cada um em sua própria diocese.

http://www.cacp.org.br/igrejacatolicaeasindulgencias.htm

2007-01-29 04:00:06 · 6 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

6 respostas

Se for assim, podemos cometer qualquer pecado na Terra que o sangue do Senhor derramado purifica. Então, para que viver no bem?

2007-01-29 04:14:28 · answer #1 · answered by chamillin 4 · 1 0

depois falam do dizimo não!!!!!!!!!
por que não respondem agora!!!!!!!!!

2007-01-29 12:09:35 · answer #2 · answered by APOLOGÉTICO 4 · 0 0

Sim, é uma cobrança, mas está escrito: Dê de graça o que de graça recebestes.

2007-01-29 12:08:59 · answer #3 · answered by ĹŲŽ ĐΛ ЦΜБΛПĐΛ 7 · 0 0

Olá Questionador, sua questão é mais uma justificação da raiva que você tem da santa Igreja do que realmente um desejo de ser respondido. Assim você parece muito com Lutero. Cristo deu o poder de sua Igreja a São Pedro, o primeiro papa do clero, os sacramentos e inclusive o dom do perdão. A Igreja como boa mãe dá a seus fiéis (e não a você, por que você não é fiel) indugências, que pode ser de alguns dias ou plenária (total) e é de graça. Rezar um terço diante do Santíssimo, por exemplo, da indugência plenária (desde que nas condições ordinárias de todo bom católico, confissão, arrependimento e intenção reta). Apesar de todo católico ser obrigado a contribuir para o sustento do clero conforme o costume, e aqui no Brasil significa dar o que pode e de coração, no caso de alcançar indugência (mesmo paga, o que ocorreu apenas uma vez para a construção do Vaticano) não existe obrigação.

Sobre o limbo ele existe, e é um lugar de alegria natural onde vão as crianças sem batismo, por que elas não têm mérito algum para ir para o céu, nem pleno conhecimento e vontade de odiar Deus e ir para o inferno (só vai para o inferno quem quer). A Igreja ainda não tem uma posição fechada sobre o limbo e o que atualmente a Igreja ensina a respeito não é artigo de fé. As correntes teológicas mais em voga atualmente dizem que no final do juizo, quando se esvaziar o purgatório, vai existir apenas o inferno e o paraíso. As pessoas do limbo, segundo esses novos estudos, teriam uma chance de escolha livre, assim como nós temos agora na terra. Quem sabe se não é essa a hora de Cristo dizer de novo para elas vinde a mim criancinhas e elas vão. Mesmo aquelas que foram brutalmente abortadas e usadas em experimentos de células tronco embrionárias.

Acho que isso responde também pelos defuntos. Dar dinheiro a Igreja é bom, é a casa de Deus. Um bom filho não gostaria de retribuir e ajudar o seu pai que dirá o Pai celeste. Deus quer a nossa liberdade e o nosso amor em ajudá-lo. Sim Ele não precisa de nada mas quer ver nós o ajudando para depois nos compesar, medite a parábola dos talentos. Dá quem quer o quanto quer e quando quer.

2007-01-29 12:52:47 · answer #4 · answered by Adriano 2 · 0 1

Sim as indulgencias ainda existem mas são gratuitas.
A Igreja não cobra nada por elas.
Aquela infelizes indulgencias do passado, não visavam construir haras em Miami.
Visavam construir a Igreja de São Pedo do Vaticano.
Se isto foi errado, pelo menos o fruto está lá como uma das maiores maravilhas da arquitetura mundial, e não pertence nem ao papa nem à Igreja.
É patrimonio da Humanidade.

Dificil é considerar as mansoes, haras, Iates, fazendas condominio de luxo dos pastores das seitas evangelicas como patrimonio da Humanidade.
São é deles mesmos e conseguido com o $ dos otarios que seguem esses lobos vorazes.

Vc é um deles?

2007-01-29 12:45:18 · answer #5 · answered by Frei Bento 7 · 0 1

ORAPOIS A IGREJA CATOLICA SEMPRE ME SEUS QADROS TEVE GENTE QUE AGIA COM MA-FE, MAIS SUA SÃ DOUTRINA NUNCA PREGOU ISSO, QUEM ERROU PRESTARA CONTA AO PAI CELESTIAL!!!!!!!

2007-01-29 12:10:30 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers