English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Aviso logo, meus queridos, que não se trata de provocação ou perseguição religiosa, pois sou avesso a esse tipo de coisa. Quero apenas entender corretamente o que ouvi, já que penso que uma relação conjugal justa e harmônica requer equilíbrio absoluto.

2007-01-28 12:36:20 · 19 respostas · perguntado por Patife 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

19 respostas

eu nao serei submissa a ninguem

2007-01-28 12:41:49 · answer #1 · answered by Scully 4 · 1 3

E verdade. Mas devemos lembrar q a origem da Biblia é oriental e data de milenios. Se a mulher não fosse protegida por algum homem (pai ou marido) não teria como se manter. Se ate hj a mulher pde ser trocada por um camelo, como poderia naquela epoca ser independente?

2007-01-28 20:44:38 · answer #2 · answered by ♥ ValLindinha GHOST♥ 6 · 4 1

A bíblia não discrimina as mulheres pelo contrário.
Em vez de discriminar as mulheres, a Lei as dignificava e protegia contra a exploração comum nas nações vizinhas. A esposa judia capaz era uma pessoa muito respeitada e valorizada. (Provérbios 31:10, 28-30)
O apóstolo Paulo descreve o princípio da chefia na família: “A cabeça de todo homem é o Cristo; por sua vez, a cabeça da mulher é o homem; por sua vez, a cabeça do Cristo é Deus.” (1 Coríntios 11:3) Toda pessoa, exceto Deus, está sujeita a alguma autoridade. Será que por Jesus ter um cabeça significa que ele é discriminado? Claro que não! O fato de os homens terem sido biblicamente designados para tomar a dianteira na congregação e na família não quer dizer que as mulheres estão sendo discriminadas. Para prosperar, tanto a família como a congregação precisam de homens e mulheres que desempenhem seus respectivos papéis com amor e respeito. — Efésios 5:21-25, 28, 29, 33.
Jesus sempre tratava as mulheres com respeito. Ele se recusava a seguir as tradições e as regras discriminatórias ensinadas pelos fariseus. Conversava com mulheres que não eram judias. (Mateus 15:22-28; João 4:7-9) Ele ensinava as mulheres. (Lucas 10:38-42) Protegia-as de ser abandonadas. (Marcos 10:11, 12) Talvez a atitude mais revolucionária para a época de Jesus foi ele ter aceito mulheres no seu círculo de amigos íntimos. (Lucas 8:1-3) Como a personificação perfeita de todas as qualidades divinas, Jesus mostrou que tanto o homem como a mulher têm o mesmo valor aos olhos de Deus. De fato, entre os primeiros cristãos, homens e mulheres receberam a dádiva gratuita do espírito santo. (Atos 2:1-4, 17, 18) Para os ungidos, que têm a perspectiva de servir como reis e sacerdotes com Cristo, não haverá nenhuma distinção de sexo quando forem ressuscitados para a vida celestial. (Gálatas 3:28) Jeová, o autor da Bíblia, não discrimina as mulheres.

Note também que em Efésios 5:21-25, 28, 29, 33, ele fala detalhadamente como deveria ser o casamento dizendo assim:
Efésios 5:25-" Maridos, continuai a amar as vossas esposas, assim como também o Cristo amou a congregação e se entregou por ela,"

Efésios 5:28 -"Deste modo, os maridos devem estar amando as suas esposas como aos seus próprios corpos. Quem ama a sua esposa, ama a si próprio, 29 pois nenhum homem jamais odiou a sua própria carne; mas ele a alimenta e acalenta, assim como também o Cristo faz com a congregação, 30 porque somos membros de seu corpo."
O texto de Efésios 5:33 conclui assim- "Não obstante, também cada um de vós, individualmente, ame a sua esposa como a si próprio; por outro lado, a esposa deve ter profundo respeito pelo seu marido."

Assim para que o casamento seja honroso e justo perante Deus os dois tem que respeitar a palavra de Deus,caso isso não seja feito causa sim uma confusão, mas por outro lado se OS DOIS aplicam os conselhos dado por Deus o casamento é feliz justo e harmônico e feliz.

2007-01-29 13:16:54 · answer #3 · answered by hakyra_rj 3 · 2 0

Bom, se você quer entender mesmo, não precisa muito esforço. O que a Bíblia poderia dizer? "- Mulheres, estudai, formai-vos e tende uma profissão, para que não venhais a ser dependentes de vossos maridos, e para que possais divorciar-vos deles quando estes vos aborrecerem."? É claro que esse conselho seria completamente inútil nessa época. Ou a Bíblia deveria mandar as mulheres adestrarem-se no arco e nas lanças, para poderem participar das guerras, que eram o "must" nesse tempo?

Tenho visto esse seu argumento muitas vezes aqui no YR e em muitos outros lugares. A verdade é que ele só persiste porque muitos não admitem, como se fosse um tabu, que essas frases da Bíblia devem ser adaptadas à época. Como poderia a Bíblia falar de feminismo, de direitos humanos, se ela foi escrita em uma época em que isso não existia?

Isso não invalida, de forma alguma, sua mensagem religiosa. Quem é o pastor, ou padre, ou rabino, ou qualquer outro teólogo que manda praticar esses versículos que o Dr. Alfredo Bernachi citou? Se um cristão, ou judeu, levar a sério essa história de "mulher impura", ou "submissão", está passando um atestado de, digamos, "desconhecimento". A Bíblia, repito, foi escrita para uma Época. Deus não muda, mas os homens mudam.

Você já viu algum pastor mandar os fiéis da Igreja oferecerem sacrifícios de animais a Deus? Mas isso está na Bíblia. Só que repito, são coisas que vão sendo substituídas, ainda que persista o seu significado simbólico.

Que os homens continuam machistas, disso eu não tenho dúvida. Não faz, por exemplo, cinco anos que o Código Civil Brasileiro foi reformado para eliminar a anulação do casamento pela falta de virgindade da mulher. Acho muito mais importante discutir o machismo de hoje que o de milhares de anos atrás. Que na verdade nem era machismo, era o próprio sistema social: os homens vão para a guerra e as mulheres são submissas.

"Mulheres, sede submissas aos homens." Isso era um prudente conselho há dois mil anos atrás. Com certeza, Paulo escreveria outra coisa hoje. Por exemplo: "Mulheres e Homens, amai-vos e respeitai-vos uns aos outros, construí vosso lar com sabedoria, para que vossos filhos não encontrem em vós péssimo exemplo, e nem perpetuem a desavença na qual viveis.". É assim que devemos interpretar os Grande Conselhos Bíblicos: através do sentido, e não literalmente, nem como se eles tivessem sido dados na semana passada.

2007-01-28 23:19:14 · answer #4 · answered by filósofo 3 · 2 0

Não fique nessa de ouvi falar, pegue uma bíblia, procure no Novo Testamento a carta de Paulo AOS EFÉSIOS c.5 v22 ao 33 e você perceberá que o termo submissão não tem esse contesto pejorativo que o feminismo tenta passar para a sociedade

2007-01-28 22:46:06 · answer #5 · answered by June2000 3 · 2 0

É isso mesmo que você pensa. Teólogos dizem isso: que uma relação conjugal deve se basear em consenso até não ter outro jeito. Nesses casos especiais, o homem decide. Mas isso é só se não tiver sonsenso de jeito nenhum e só no âmbito da relação conjugal. Fora dela, no trabalho por exemplo, mulher manda se for competente pra isso. Leia o artigo da Bráulia Ribeiro na revista Ultimato em http://www.ultimato.com.br/? pg=show_artigos &secMestre=1652 &sec=1671& num_edicao=304 (eu separei o link com espaços pra ele aparecer por inteiro).
E, para o camarada acima que fez as várias citações: versículos soltos assim, nem que sejam dezenas, podem convencer sobre coisa alguma. Dá pra construir ideologias inteiras em cima desse tipo de coisa.

2007-01-28 21:40:02 · answer #6 · answered by Fernando - Macaco Véio 5 · 1 0

A bíblia é machista, você esperava o que?

2007-01-28 20:51:19 · answer #7 · answered by Ricardo 4 · 2 1

Concordo com o teu questionamento.

Acredito q devemos levar em conta alguns fatores:
- Quem escreveu a Bíblia foram seres humanos (hoje já se sabe q muitos escritos foram deixados de lado no momento de compilar os textos q fariam parte da Bíblia), de uma determinada época;
- A Bíblia apresenta metáforas, que fossem entendidas pelo povo da época.
Se a mensagem do filho de Deus é q todos são filhos d'Dele e que devemos amar a todos igualmente, não podemos levar ao pé da letra o texto bíblico.


Beijos,
Vanessa





.

2007-01-28 20:47:55 · answer #8 · answered by Vanessa 4 · 2 1

Todos sabemos que a Bíblia foi escrita numa época em que a imagem do homem era a de lider e de patriarca. A mulher não é submissa ao homem, e nem o contrário. Direitos iguais.
Jesus inaugurou uma nova "economia". Foi o primeiro a dizer que uma mulher adúltera não deveria ser desprezada e morta aprejada. Isso foi a primeira atitude que demonstra que não é pelo fato de ser mulher (e pecadora) que é inferior. Aos olhos de Deus, homem e mulher, são as mesmas belas criaturas.

2007-01-28 20:46:54 · answer #9 · answered by Eu mesmo 1 · 2 1

Creio que alguém já disse algo similar, mas lá vai... Embora a Bíblia seja considerada sagrada e os credos que lhe conferem esse valor sejam unânimes em afirmar que a mesma "foi escrita por homens mas inspirada por Deus" para a sua pergunta devemos nos deter um pouco na parte que afirna "foi escrita por homens" (no intento de explicar algumas colocações que cobem a liberdade feminina e não no de questionar a sacralidade de seus textos). Ela começa a ser escrita vários séculos antes de Cristo e tem parte da sua redação condicionada pelos valores culturais de um povo através de períodos distintos de sua história. O povo hebreu nutria o patriarcalismo e tinha a mulher como subimissa ao seu marido, como alguns países árabes ainda nos dias de hoje, então nada mais natural que os antigos hebreus deixassem transparecer a sua cultura nos textos sagrados. Mesmo o apóstolo Paulo não escapou disso, como foi educado entre os fariseus e era discípulo do sábio Gamaliel, reproduziu muito dos seus resquícios farisaícos na doutriana das comunidades por ele criadas. Creio que a Bíblia não é machista, vendo que Jesus conversou de igual para igual a samarita (além de ser mulher fazia parte de um povo inimigo de morte dos judeus), ressure primeiramente as mulheres, etc, mas preserva elementos próprios a uma época, um povo e uma cultura. bem como transmite as Palavras Eternas e universais de um Deus que ama, protege e quer salvar o seu povo!

2007-01-28 21:09:10 · answer #10 · answered by KAL 2 · 1 1

Claro que é machismo, só que quando escreveram esse livro de lendas, não sabiam que um dia, as mulheres alcançariam o lugar que conseguiram alcançar atualmente.

2007-01-28 21:02:08 · answer #11 · answered by ygorusan 6 · 1 1

fedest.com, questions and answers