English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Alguém saberia dizer se a síndrome bipolar term cura ou se tem que tomar remédios para controlar a doença pelo resto da vida?

2007-01-28 10:22:15 · 9 respostas · perguntado por Giselle 4 em Saúde Saúde Mental

9 respostas

Tem que tomar pelo resto da vida, infelizmente...há componentes genéticos..mas há controle do transtorno bipolar...é como se tivesse que usar óculos por não se enxergar bem... ainda bem..imagina se não tivesse esses medicamentos??o controle da oscilação do humor é fundamental para a qualidade de vida da pessoa portadora.Hj há estabilizadores de humor excelentes, como Depakote-Divalproato de sódio(já existe esse medicamento no Brasil em forma de liberação prolongada-ER), o que facilita a "estabilização"(1a escolha nos USA), outros respondem com o lítio(muito tóxico para o corpo e precisa fazer exames frequentes de litemia, pelo sangue) ou lamotrigina, topiramato, ou outros anticonvulsivantes, combinado com antidepressivos e ansiolíticos...não há receita-padrão para um bipolar, cada caso é um caso, depende da velocidade da ciclagem de um pólo(depressão) para outro(hipomania ou mania) que o psiquiatra impõe o tratamento.

2007-01-29 03:12:49 · answer #1 · answered by JAS 7 · 1 1

Gisele eu sofro e transtorno bipolar..tomo medicação prescrita pelo meu médico é claro a pelo menos 10 anos...na verdade com o controle a doença, vc vive uma vida absolutamente igual as outras pessoas. A cura está em saber-se com o transtorno e tomar os medicamentos.

2007-01-29 09:30:01 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 1

Transtorno bipolar, é o que vc quer dizer, e trata-se de alterações no humor e aceleração de pensamentos, seguida de uma certa "calmaria". Antigamente dava-se o nome de PMD ( Psicose maníaca-depressiva), e somente pode ser controlada com medicamentos à base de carbolitium. Não tem cura, mas pode estacionar, se vc seguir o tratamento, que deve ser medicamentoso e psicoterapêutico, sendo que qualquer um dos dois isolado é inócuo à doença.

2007-01-28 22:53:37 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 1

Semana passada teve uma reportagem no globo repórter sobre bipolaridade...tem cura sim!!!
Tente achar a reportagem no site globo.com!!!

2007-01-28 10:44:43 · answer #4 · answered by Felipe Carioca 4 · 0 1

Tem que ser analizado o caso especifico...pode ter, pode não ter...as vezes há necessidade de internação...

2007-01-28 10:29:30 · answer #5 · answered by █Lσbσ_∂σ_Áяtι¢σ█ do Pólo Norte 7 · 0 1

Não tem cura, será apenas controlada com remédios.
Leia mais:
http://www.tudoperto.com.br/arquivo/rubens.html

Abraço!

2007-01-28 10:28:59 · answer #6 · answered by Marko 6 · 0 1

Não existe cura no sentido de uma remissão definitiva do transtorno a ponto de se poder garantir que o paciente nunca mais irá apresentar sintomas. No entanto, existem tratamentos capazes de manter a doença sob controle de modo que o paciente pode levar vida normal ou próxima da normalidade dependendo da gravidade de cada caso.

O tratamento é feito através de psicoterapia e medicamentos específicos, denominados estabilizadores do humor. Dependendo da fase ou dos sintomas apresentados pode ser necessário associar antidepressivos, tranqüilizantes, indutores do sono (quando há insônia persistente) ou até mesmo antipsicóticos nos casos mais severos. A psicoterapia mais utilizada atualmente é a cognitivo-comportamental, que ajuda o paciente a compreender melhor o transtorno, a identificar os sintomas e as oscilações de humor, tomar consciência precocemente das alterações e saber como lidar adequadamente com essas características de modo a não ter sua auto-estima abalada e conseguir levar sua vida adiante de modo satisfatório. A aliança terapêutica entre médico e paciente é fundamental. É preciso muita intimidade e confiança nessa relação, pois o médico é um aliado importante para ajudar o paciente a manter seu estado de equilíbrio. Ao longo do tratamento é necessário ir se fazendo ajustes constantes dos medicamentos e nas dosagens de acordo com o estado do paciente no momento. Nesse sentido é muito importante que o paciente tenha consciência de todas as características do seu transtorno em particular – pois cada caso é diferente - para saber comunicar ao médico tudo o que está se passando com ele a tempo de

2007-01-28 10:36:11 · answer #7 · answered by GuriazinhaRS 4 · 0 2

tem cura sim........

2007-01-28 10:26:40 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 2

nossa, o q é isso?
é um nome mais ameno para "loucura"?

2007-01-28 10:33:25 · answer #9 · answered by lidia_lua 4 · 0 9

fedest.com, questions and answers