English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

o meu problema e´ que ronco muito alto e qdo estou dormindo a esposa nao consegui dormir, tem algum remedio ou operaçao pra isso? acho que é hereditario, meu pai ronca muito tbm!!!!rsrsrs

2007-01-27 23:23:54 · 18 respostas · perguntado por mestredabolafora 2 em Saúde Doenças e Patologias Outras - Doenças

18 respostas

A Apnéia do sono é a obstrução das vias aéreas por alguns momentos durante a noite, pela flacidez dos tecidos da garganta, impedindo a respiração por alguns segundos, varias vezes por noite, e o ronco é a vibração dos tecidos da garganta quando o ar passa.

Esses problemas são freqüentes no homem a partir dos 30 anos e nas mulheres a partir da menopausa.

Recentemente o tratamento através de aparelhos orais, tem ganhado importância no tratamento desses problemas, pela facilidade de adaptação e eficácia dos aparelhos, que vem ganhando espaço como uma das principais formas de tratamento para estes problemas.

Estes aparelhos são construídos de modo a posicionar a mandíbula mais para frente, possibilitando que a passagem do ar na garganta fique desobstruída.

Existem algumas limitações que precisam ser avaliadas, muitas vezes com o auxílio do médico de sono e da polissonografia, que é um exame onde a pessoa dorme na clínica uma noite, sendo monitorada em todos os aspectos do seu sono.

Os principais sintomas da apnéia do sono são o ronco e a sonolência diurna excessiva.

O ronco é um também um fator de desagregação familiar, muitas vezes levando a pessoa que ronca a dormir em quarto separado, bem como torna a pessoa que ronca motivo de piadas entre companheiros de trabalho, de pescarias ou acampamentos, ou quando tem que dividir quarto de hotel, etc...

Estando trabalhando com estes aparelhos desde 1998, e tendo sido pioneiro aqui em Florianópolis, selecionei as perguntas mais comuns e descrevo abaixo:

1. Qualquer pessoa pode usar este aparelho?
Não, existem algumas limitações para o uso do aparelho que podem ser:

• Impossibilidade de reter o aparelho na boca. Pacientes que têm poucos dentes ou usam próteses extensas, principalmente dentaduras ou próteses removíveis, podem ter dificuldade em reter o aparelho na boca, devendo o caso ser bem avaliado antes de se indicar o aparelho.

Pessoas com problemas periodontais severos, em que os dentes apresentam mobilidade acentuada, e pessoas portadoras de prótese total INFERIOR não têm condições de usar o aparelho, pois nesses casos é impossível reter o aparelho na boca.

• Casos em que a perspectiva de bons resultados é pequena. Pacientes muito obesos ou com índice de apnéia muito acentuado (acima de 40) precisam ser bem avaliados pois a perspectiva de resultados é mais pobre, devendo-se optar por outro tipo de tratamento, ficando o aparelho como uma segunda opção ou para ser usado em conjunto com outros tratamentos.

• Nos casos em que o paciente tem problemas na Articulação (ATM) da mandíbula (dor, estalos ou desvios), pois o aparelho pode agravar estes problemas.

2. Como devo proceder para fazer o aparelho?

Em primeiro lugar é preciso marcar uma consulta de avaliação, onde veremos as condições para a colocação do aparelho, se é necessário fazer alguns exames complementares, como a polissonografia, radiografias ou exame com o médico de sono ou otorrinolaringologista, também é avaliada a condição dentária onde verificamos possíveis problemas que precisem ser tratados antes da colocação do aparelho. Após está consulta que iremos então dar início à confecção do aparelho.

3. Como o aparelho funciona?

O aparelho funciona avançando a mandíbula e mantendo a mandíbula firmemente nessa posição. O avanço da mandíbula faz com que os tecidos da garganta de “estiquem” aumentando a abertura para a passagem do ar, também o avanço mandibular estimula um reflexo que faz a musculatura da faringe e arredores ficar mais tensa, mais firme, evitando o ronco.

Mantendo a mandíbula presa ao aparelho, ele não permite que ela “caia” durante o sono, abrindo a boca, pois esse movimento de abertura geralmente é seguido de um reflexo que faz a língua ir para traz obstruindo a passagem do ar.

4. O uso do aparelho “cura” o ronco e a apnéia?

Não,o aparelho não produz nenhuma mudança física no paciente, resolvendo o problema apenas enquanto estiver sendo usado, é mais ou menos como os óculos, que corrigem a visão mas não modificam o olho.

5. Porque é precisamos nos preocupar com a apnéia?

Apesar do ronco ser o problema mais incômodo, a apnéia do sono é o problema mais importante e precisamos nos preocupar com ela, pois ela afeta vários órgãos do nosso corpo, principalmente o coração, onde aumenta em até 30% a possibilidade de desenvolver arritmias, hipertensão, infarto e derrame cerebral

6. Posso morrer sufocado numa crise de apnéia?

Não, pois o cérebro controla o nível de oxigênio e gás carbônico no sangue e quando eles se alteram a pessoa acorda e volta a respirar. A apnéia não mata, mas aumenta muito a chance de desenvolver doenças que matam como o infarto do coração e os derrames cerebrais.

7. Porque é preciso fazer a polissonografia e o que é esse exame?

A polissonografia é o exame que é feito na clínica de sono, onde o paciente dorme uma noite e é monitorado em vários aspectos do seu sono, contrações musculares, problemas respiratórios e cardíacos entre outros, é necessário para se detectar a apnéia do sono.

É através da polissonografia que se pode medir se o paciente tem uma apnéia leve, moderada ou grave, também podemos verificar se existem outros distúrbios do sono que tem sintomas parecidos com a apnéia, mas tratamentos diferentes, também para que possamos avaliar os resultados do tratamento fazendo uma antes e uma depois para comparar os resultados.

ok

2007-01-28 00:16:01 · answer #1 · answered by M.M 7 · 2 0

Gostaria de saber se pra pessoa que ronca muito, tem cura?
Eu admito - Eu roncava. Muito. Roncava tanto que a minha esposa não só reclamava, mas também tinha medo que eu tivesse a apnéia do sono. E eu também tinha medo. Eu tinha medo que eu ia precisar usar uma máscara CPAP. Eu não estava pronto para isso, mas mesmo assim eu roncava, e me sentia cansado o tempo todo.

porém,para quase tudo tem um jeito,, no caso,achei aqui
neste site:http://zip.net/bytn6S

espero ter lhe ajudado como alguém me ajudou!

2016-07-17 09:34:48 · answer #2 · answered by Anonymous · 2 0

Achei um método natural, sensacional pra parar de roncar de uma vez por todas e ter uma ótima noite de sono. Eu roncava muito, fiz este tratamento para o ronco e hoje durmo tranqüilo sem incomodar os outros. Excelente!!!!

Acesse o site: http://www.comopararderoncar.com/af/4191

2014-11-20 01:17:26 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Se vc ronca é porque tem ido dormir mto cansado, e ficando com sono pesado, procure dormir 8 horas por dia, não dormir de boca aberta, nem de barriga para cima...
Roncar não é doença e nem hereditário, apenas porque tem respirado pela garganta e não pelas foças nasais.

2007-01-28 02:50:06 · answer #4 · answered by Strª Ph 3 · 0 0

mude de quarto. ja fiz isso. Num tem acerto não.

2007-01-28 01:11:27 · answer #5 · answered by Tininha 1 · 0 0

Mestre, de uma bola dentro!
Dois são os caminhos do problema.
Primeiro se tens apneia terás falta de oxigenio por períodos durante o sono e isso com o tempo poderá comprometer seus orgãos. Quando começar a faltar oxigenio no cerebro começarás a perceber sonolência e molezas que dantes não tinhas e é um bom indicativo para procurares um especialista.
Segundo terás que ver , em uma clinica do sono especializada , se tens deformaçoes congenita na região vocal o que poderá levar a correção.
Dessas duas contatações terás o resultado.
Sem elas é chover no molhado e continuarás roncando.
Além da dieta se estiveres fora do peso, seu médico irá indicar um aparelho de nome cepap que irá acrescentar oxigenio em seu suado sono.
Vá ao médico, neste caso , so ele ira ajudá-lo
Grato e se tiver algum diabetico ai, retorne-me!

2007-01-28 00:21:11 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

pra sua esposa tem...é só mudar de quarto e fechar a porta.

o ronco não é frequente, depend de mtos fatores, cansaço, obstrução na goela, adenoide, desvio no septo, e ...
tem cura, qualquer que seja a causa.

Procure um medico especilista e trate-se

2007-01-27 23:50:30 · answer #7 · answered by jM 5 · 0 0

aki na Europa tem umas gotas que vc compra na farmacia e funcionam mto bem. Vc pinga umas 5 gotas na garganta, antes de ir dormir e ter escovado os dentes. Funcionam e eh uma solucao simples. Procure por ai nas farmacias e veja se eles ouviram falar.

2007-01-27 23:36:10 · answer #8 · answered by ladysorrow 7 · 0 0

provavelmente vc sofre de apineia:Apnéia do sono é a condição definida por paradas repetidas e temporárias da respiração durante o sono. Este distúrbio freqüentemente é associado aos roncos.

O ronco é simplesmente a tradução sonora indicando que há uma diminuição ou estreitamento da via aérea durante a passagem do ar. Se o referido estreitamento torna-se severo, objetiva-se o fechamento ou colapso da via aérea, resultanto na apnéia. Em algumas ocasiões o ronco pode ser pouco valorizado pelo paciente, pelo fato do mesmo ocorrer há vários anos. Em razão disto, é fundamental entrevistar o(a) companheiro(a) ou familiares, que com freqüência descreverá que o ronco se interrompe periodicamente, seguindo de uma parada da respiração (apnéia) que acaba com um ronco forte seguido de outros (fase de hiperventilação pós-apnéia), voltando novamente ao silêncio.As recomendações tidas como medidas gerais incluem a instituição de dieta hipocalórica nos casos de obesidade, abandono de ingestão de bebidas alcoólicas, de sedativos, em especial antes de dormir, manter uma boa higiene do sono,Prótese ventilatória - CPAP ou BI-PAP: o mais indicado numa grande parte dos pacientes é a que consiste na aplicação de uma pressão positiva contínua (mediante um compressor de ar e máscara nasal) que mantém permeável a via aérea,
Prótese dentáriavisando basicamente o avanço da mandíbula, retenção da língua durante o sono impedindo a oclusão da via aérea e sustentação do palato mole,Intervenção cirúrgica: a traqueostomia já foi muito indicada como primeiro tratamento, tendo sido abandonada por suas complicações, efeitos colaterais e surgimento de outras técnicas cirúrgicas.

2007-01-27 23:35:10 · answer #9 · answered by MIAU(O_o) 6 · 0 0

claro que tem cura, tem que consultar um médico especialista em sono. tem cura sim.

2007-01-27 23:31:01 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers