English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Deus, naum eh um Deus que mente ou se contradiz, entaum porque que ele mandou-nos guardar o sábado, e muita gente guarda o domingo?????

2007-01-27 13:41:30 · 14 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

14 respostas

É bíblico, sim; nos tempos dos ensinamentos ao povo de Israel, quando foram tirados do Egito para serem levados a terra prometida por Deus!

2007-01-27 13:51:04 · answer #1 · answered by YR “Gota de Cristal” 7 · 1 0

nunka ouvi essas histórias,
para mim ,
isso é coisa de fanático religioso.
Guarda o sábado onde?
hauahauahaua

2007-01-27 13:47:18 · answer #2 · answered by jaguara 4 · 3 0

Quem disse que Deus escolheu o sábado p/ descansarmos?
Isso é papo de prequiçoso!

Agora, mudando de assunto, porque você não escreve direito?
Ex.: naum, eh, entaum. Que merd@ é essa?
Alem de fazer uma pergunta idiota, escreve desse jeito.
Ninquém merece!

2007-01-27 13:49:43 · answer #3 · answered by lenebcarvalho 5 · 2 0

oa adventistas guardan do por do sol de sexta-feira ate o por do sol de sabado.
Naquela epoca, nao podia nem andar pela casa por muito tempo, ainda tem gente q segue isso, mas tem uma passagem na biblia q diz" se sua ovelha se machucar no sabado, vc nao vai socorrer, vai deixa-la morrer?"
so nao sei qm disse isso

2007-01-27 14:01:37 · answer #4 · answered by piksels 3 · 1 0

Você lê a Bíblia? Pois, se lê não entende! Você cumpre todas as prescrições do AT? Se você guarda o Sábado deverias cumprir, pois fazem parte da mesma Lei!

Vemos que no AT o Senhor instituiu o Sábado como seu dia de adoração. A abservância de um dia de adoração está relacionada à libertação que o Senhor proporcionou ao povo, quando o tirou do cativeiro no Egito (Deuteronômio 5, 15). O Sábado foi escolhido, em virtude, de o Senhor ter feito o céu, a terra, o mar e tudo o que contém, e repousado no sétimo dia (Êxodo 20, 11).

Alguns cristãos argumentam que o Sábado é perpétuo. Se isso fosse verdade, significaria que toda Lei Levítica também seria perpétua. Por exemplo, em Êxodo 12, 14 está declarado que a Páscoa terá de ser observada "por suas gerações" e "para sempre", exatamente como é dito sobre o Sábado. Lavagem de mãos e pés também é dita como perpétua (Êxodo 30, 21), entre outras coisas. Quando o Senhor afirma que o Sábado é perpétuo, não está se referindo à fixação do sétimo dia como dia de adoração, mas refere-se ao seu acordo, à sua fidelidade para com a humanidade.

É o próprio Deus que através dos profetas do AT anuncia que seu acordo se dará de uma nova forma: "Eis que chegarão dias em que eu farei uma aliança nova com Israel e Judá. Não será como a aliança que fiz com seus antepassados [...]. Aliança que eles quebraram, embora fosse eu o Senhor deles. A aliança que eu farei com Israel depois desses dias é a seguinte: Colocarei minha Lei em seu peito e a escreverei em seu coração. Eu serei o Deus deles, e eles serão o meu povo. Ninguém mais precisará ensinar seu próximo [...]. Porque todos, grandes e pequenos, me conhecerão [...]" (Jeremias 31, 33-34). Neste novo pacto, o Senhor instituiria um novo dia para sua adoração, pois em um novo dia Ele iria salvar o seu povo para sempre.

Na Antiga Aliança, o Sábado foi estabelecido como o dia de adoração, pois foi o Dia da Libertação (Deuteronômio 5, 15) e o Dia da Plenitude da Criação (Êxodo 20, 11). Na Nova e Eterna Aliança, o Domingo é estabelecido como o novo dia de adoração, pelas mesmas razões: é o dia em que o Senhor nos salvou do cativeiro do pecado e o dia em que ressurgindo da Mansão dos Mortos, cessou o trabalho em sua nova criação (a natureza humana incorruptível). Desta forma, o Domingo também é o Dia da Libertação e da Plenitude da Criação.

2007-01-27 13:48:31 · answer #5 · answered by Sta Joana d'Arc 4 · 2 1

Bem posso até estar eganado mais isto só valeu no antigo testamento. antes de Jesus santificar o domingo como o dia do Senhor.

2007-01-27 14:22:36 · answer #6 · answered by Michel R 4 · 0 0

Semana passada me explicaram isso.
Vou tentar te passar, ok

Moisés querendo impor ao povo hebreu a idéia de um Deus único, necessitava afastar daquele povo tudo o que poderia causar algum tipo de embaraço a tal idéia, e assim, "adaptou" os 10 mandamentos.

O problema é realmente saber qual dos Dez Mandamentos estão de acordo com a Bíblia.
Um mandamento, para ser divino, deverá atender três requisitos básicos:
Atemporal (que pode ser aplicado em todos os tempos),
Universal (aplicação indistinta a todos os povos)
Imparcial (atingir a todos da mesma maneira)

4º – GUARDAR O DIA DE SÁBADO:
Lembra-te de santificar o dia do sábado. Trabalharás durante seis dias e farás todos os trabalhos, mas o sétimo dia é sábado dedicado ao Senhor teu Deus. Não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu escravo, nem tua escrava, nem teu gado, nem o estrangeiro que vive em tuas cidades. Pois em seis dias o Senhor fez o céu e a terra, o mar e tudo que neles há, mas no sétimo dia descansou. Por isso o Senhor abençoou o dia do sábado e o santificou.

Ora, é comum vermos este Mandamento da seguinte forma: Guardar os domingos e festas. Vejam que além de mudarem as determinações divinas (sábado para domingo), acrescentam coisas que nem estavam lá, como é o caso das festas.

Aqui é necessário buscarmos o sentido da letra, para podermos entender esse Mandamento. Existe uma necessidade fisiológica, tanto no homem quanto nos animais, que é o descanso, de vital importância para se recomporem suas energias, caso contrário, poderão morrer de esgotamento.

A inspiração divina foi captada com certeza. Entretanto, as palavras utilizadas para registrarem-na podem não trazer o sentido exato dela, pois correspondem à evolução cultural e espiritual de quem a recebeu.

Para o homem além da necessidade física, podemos também perceber uma outra de natureza religiosa, ou seja, a importância de se reservar um dia para que as pessoas pudessem se dedicar às suas atividades religiosas. Sem esse Mandamento, fatalmente iria ocorrer que, além da exploração do trabalhador, haveria grande dificuldade para que uma pessoa viesse a se aprimorar espiritualmente, já que lhe faltaria tempo para se dedicar a isso.

Conclusão
Jesus, de certa forma, modificou os Dez Mandamentos. Fez uma síntese deles, que não há como contestá-los mais.

Encontramo-la em Mateus 22, 36-40:
“Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?
Respondeu Jesus:
‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo teu espírito."
"Amarás teu próximo como a ti mesmo."
Nesse dois mandamentos se resumem toda a Lei e os Profetas’”.

2007-01-27 14:12:29 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Quem disse isso? Onde você leu é confiável? Tem certeza de que algum deus se manifestou sobre isso? Já imaginou a hipótese de uma grande mentira aí?
Depois reclamam que a gente chama de irracional...

2007-01-27 13:57:02 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Porque cada ser, cada sociedade, nível cultural, credo, religião, comunidade, tribo, etc, tem seu momento de estafa, e descansa na hora, no tempo, e no dia que se acha necessário o descanso, e Deus naum nos fez idênticos, porque descansaríamos todos no mesmo tempo.

2007-01-27 13:53:32 · answer #9 · answered by ednea 1 · 0 0

Dificil de responder. Deus ao fazer o mundo somente descançou no 7º dia. Talvez tenham começado a contar de segunda-feira e por isso guardam o domingo como sendo esse 7º dia.

2007-01-27 13:51:15 · answer #10 · answered by may 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers