O fungo causador é o Malassezia furfur e, ao contrário do que se pensa, não é adquirido na praia ou piscina. A espécie habita sobre a pele de todas as pessoas, fixando principalmente em áreas de grande sudorese. "O fungo faz parte da flora normal da pele, vive sem causar nenhum transtorno. No entanto, se por algum motivo essa harmonia for quebrada, ele torna-se patógeno, ou seja, desenvolve a doença".
Alguns dos motivos podem ser o aumento da oleosidade da pele, umidade excessiva - como suor ou roupas molhadas - ou baixa imunidade do organismo. Por ter uma pele mais oleosa, os jovens possuem maiores chances de ter pano branco. Com relação à raça, apesar de não haver trabalhos científicos na área, os negros têm as glândulas sebáceas mais atuantes, levando a um teor maior de oleosidade e, conseqüentemente, se tornando alvo da doença.
O tratamento do pano branco pode ser realizado com pomadas ou cremes, indicados por dermatologistas, ou por via oral, através de comprimidos específicos. As recidivas são bastante comuns nesta doença, por isto o tratamento deve ser sempre acompanhado pelo médico. Para prevenir o desenvolvimento da micose, algumas dicas: evitar roupa molhada por muito tempo, evitar ambientes com muito calor para não suar muito, além de manter uma boa saúde para ter uma boa defesa imunológica.
Uso de medicamentos via oral com cetoconazol ou xampus à base de cetoconazol e selênio. É necessário consultar um dermatologista para que ele indique o medicamento correto.
2007-01-27 13:27:58
·
answer #1
·
answered by matahari_z 2
·
0⤊
0⤋
micose, use micosol, e tchau micose
2007-01-27 13:27:05
·
answer #2
·
answered by piksels 3
·
1⤊
0⤋
Procure o dermatologista, não tome remédios indicados por outras pessoas, pois pode piorar o seu problema e também o seu organismo pode ficar mais resistente à medicação correta quando for tomar, além de que todo remédio tem efeitos colaterais.
2007-01-27 17:29:50
·
answer #3
·
answered by billi 6
·
0⤊
0⤋