A polimialgia reumática é uma doença que causa dor intensa e rigidez nos músculos do pescoço, dos ombros e das ancas.
A polimialgia reumática manifesta-se em pessoas com mais de 50 anos e é duas vezes mais frequente nas mulheres do que nos homens. A sua causa é desconhecida. Embora provoque dor, a polimialgia reumática não causa debilidade nem lesão muscular. Por vezes, manifesta-se de maneira simultânea com a arterite da temporal (arterite de células gigantes).
Sintomas e diagnóstico
A polimialgia reumática causa dor intensa e rigidez no pescoço, ombros e ancas. A rigidez piora de manhã e depois de períodos de inactividade. Os sintomas musculares podem ser acompanhados de febre, mal-estar geral, perda de peso e depressão. Todos estes sintomas podem aparecer de forma gradual ou súbita.
O médico baseia o seu diagnóstico no exame físico e nos resultados dos exames de laboratório. Não é necessário, em geral, fazer uma biopsia do tecido muscular, mas se ela for feita, não mostra qualquer evidência de lesão muscular; a electromiografia (Ver secção 6, capítulo 60) também não mostra anomalias. As análises de sangue podem detectar uma anemia. Geralmente, o único resultado anormal é a velocidade de sedimentação, que costuma ser muito elevada. Os valores de creatinoquinase (altos na polimiosite) são normais na polimialgia reumática.
Tratamento
A polimialgia reumática, em geral, melhora consideravelmente com uma dose baixa de prednisona (um corticosteróide), mas em caso de arterite da temporal são precisas doses mais elevadas. Quando os sintomas diminuem, a medicação reduz-se gradualmente à dose mínima eficaz. A prednisona pode deixar de ser administrada na maioria dos casos ao fim de 1 a 4 anos, embora em algumas ocasiões seja necessária a administração de uma dose baixa durante mais tempo. A aspirina ou outros medicamentos anti-inflamatórios não esteróides produzem um alívio menor.
2007-01-27 05:14:43
·
answer #1
·
answered by ladysorrow 7
·
0⤊
0⤋
:: Reumatismo
Polimialgia reumática e cortisona
A polimialgia reumática é um distúrbio que afeta indivíduos acima dos 60 anos de idade. Caracteriza-se pela presença de inflamação em articulações e outras estruturas sinoviais, portanto, lembrando uma artrite reumatóide, sendo que, os exames de sangue para a artrite (látex, mucoproteina) dão negativos, mas, o exame da hemossedimentação, que é um exame inespecífico para a artrite, dá alto. A dor indefinida nas articulações dos membros e nas regiões cervical e lombar da coluna vem acompanhada de fadiga, cansaço, febre e perda de peso, e pode parecer uma fibromialgia ou o diagnóstico errôneo de depressão. Os exames laboratoriais das enzimas hepáticas, em um terço dos pacientes, estão aumentados. Deve-se lembrar que a polimialgia reumática muitas vezes vem junto com doenças que causam inflamações das artérias (artrites), principalmente, uma que chama de arterite de células gigantes. O tratamento é feito com cortisona, em doses baixas, e por um período de mais de um ano. Alguns autores chamam atenção que a cortisona em idosos acelera a arteriosclerose. V. M. Martinez Taboada e colaboradores, reumatologistas da Faculdade de Medicina de Universidade de Cantabria (Espanha), fizeram, em 39 pacientes, com polimiagia reumática, antes de começar o tratamento com a cortisona, a dosagem de homocisteina e compararam-nos com 23 pessoas sadias da mesma idade e sexo. O aumento de homocisteina no sangue é considerado um fator de risco independente de arteriosclerose, podendo dar origem a diversos tipos de doenças arteriais isquêmicas. Os autores verificaram que os níveis de homocisteina, nos 39 pacientes com polimialgia reumática, estavam mais altos do que nos 23 pacientes, controle (P< 0,05). Esse nível aumentou, ligeiramente, depois do tratamento com a cortisona e com a regressão dos sintomas.
Mas, os autores dizem que os dados não são conclusivos e esses níveis de homocisteina, no sangue, podem ser diminuídos com o uso de vitamina B12 ou acido fólico.
Fonte :: Rheumatology (Oxford) 2003 Apr 16
ESPERO TER LHE AJUDADO!!!
2007-01-27 16:41:02
·
answer #2
·
answered by Laíla 2
·
0⤊
0⤋
e uma dor reumática dos ombros muito rara que afeta uma a cada 10 mil pessoas em media afetam do pessoas com mais de 50 anos não tem cura comprovada mas com alivio através de apuncuntura e analgésicos específicos e fisioterapia abraços
2007-01-27 13:13:26
·
answer #3
·
answered by pr_gouveia 4
·
0⤊
0⤋