‘Aà VÃM elas outra vez! Ora, estiveram aqui apenas poucas semanas atrás!’ Não lhe vem isso à mente quando é visitado por uma Testemunha de Jeová? Milhões de pessoas são hoje em dia visitadas regularmente pelas Testemunhas de Jeová. Talvez pergunte: por que persistem nisso, quando sabem que a maioria das pessoas têm a sua própria religião ou não estão interessadas? Esta pergunta merece uma resposta.
Responsabilidade perante Deus
As Testemunhas de Jeová aprenderam das Escrituras que desde 1914, o ano em que começou a Primeira Guerra Mundial, os acontecimentos mundiais estão cumprindo as profecias bÃblicas a respeito do fim do atual sistema mundial e do iminente governo do Reino de Deus sobre a Terra. Quase um século de violência, derramamento de sangue e ódio parecem ter deixado a humanidade ainda mais longe duma solução polÃtica dos seus problemas. As guerras e o terrorismo que ainda afligem a famÃlia humana são prova de que o governo humano fracassou em mudar o coração, a mente e as atitudes das pessoas. O ressentimento profundamente arraigado por causa de acontecimentos ocorridos tempos atrás na História ainda prejudica as relações entre grupos étnicos, raciais e religiosos. Isto acontece em regiões tão afastadas como o Afeganistão, a Ãfrica do Sul, a Ãndia, a Irlanda do Norte, a ex-Iugoslávia e o Oriente Médio. Então, qual é a única solução duradoura?
O que motiva as Testemunhas?
As Testemunhas de Jeová reconhecem que a solução de Deus — o prometido governo do seu Reino por Cristo Jesus — é a única solução viável. Jesus até mesmo incluiu na sua famosa oração-modelo uma petição a favor do governo deste Reino: “Portanto, tendes de orar do seguinte modo: ‘Nosso Pai nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Realize-se a tua vontade, como no céu, assim também na terra.’” As Testemunhas crêem que na realidade esta oração pede a intervenção de Deus nos assuntos da humanidade. — Mateus 6:9, 10.
Então, por que acham as Testemunhas de Jeová necessário ir constantemente de casa em casa na tentativa de transmitir esta mensagem? Por causa de duas ordens destacadas por Jesus: “‘Tens de amar a Jeová, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua mente.’ Este é o maior e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: ‘Tens de amar o teu próximo como a ti mesmo.’” — Mateus 22:37-39.
As Testemunhas desejam receber as bênçãos de Deus, e, visto que amam seu próximo, desejam as mesmas bênçãos para ele. Portanto, seguindo o exemplo de Jesus, sentem-se compelidas pelo amor altruÃsta a visitar seus vizinhos. Querem pelo menos oferecer-lhes a oportunidade de saber o que o “Deus feliz” prometeu à humanidade obediente numa Terra purificada. — 1 Timóteo 1:11; 2 Pedro 3:13.
O missionário cristão Paulo cria nas promessas de Deus e por isso podia escrever: “Paulo, escravo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos escolhidos de Deus e o conhecimento exato da verdade, que concorda com a devoção piedosa, à base duma esperança de vida eterna que Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos de longa duração.” Sim, o Deus, “que não pode mentir”, “prometeu” a vida eterna à queles que humildemente procurassem conhecê-lo e servi-lo. — Tito 1:1, 2; Sofonias 2:3.
São pagas as Testemunhas?
Ocasionalmente, alguns alegam que as Testemunhas são pagas pelo seu ministério. Nada poderia estar mais longe da verdade! Tomam a sério as palavras de Paulo à congregação de Corinto: “Não somos vendedores ambulantes da palavra de Deus, assim como muitos homens são, mas falamos em sinceridade, sim, como enviados por Deus, sob a vista de Deus, em companhia de Cristo.” — 2 CorÃntios 2:17.
Alguns lÃderes religiosos deveras pregam por dinheiro, sendo pagos quer por serviços religiosos, quer por promoverem empresas comerciais na sua televangelização. A maioria das religiões têm clérigos assalariados.
As Testemunhas, em contraste, não têm clérigos assalariados, e suas publicações bÃblicas freqüentemente são oferecidas sem custo aos que sinceramente procuram a verdade, embora muitos destes se sintam induzidos a fazer donativos voluntários. Estes são usados para cobrir os custos desta obra de pregação mundial. Em harmonia com o conselho de Jesus: “De graça recebestes, de graça dai”, as Testemunhas gastam voluntariamente seus recursos, inclusive seu tempo e suas energias, dedicando milhões de horas por ano ao serviço de Deus. Por conseguinte, ensinam as pessoas interessadas indo de casa em casa e por meio de estudos bÃblicos domiciliares. — Mateus 10:8; 28:19, 20; Atos 20:19, 20.
Os fatos provam que as Testemunhas de Jeová não têm nenhuma motivação financeira, quer em benefÃcio próprio, quer para suas congregações locais ou a Sociedade Torre de Vigia. Ninguém é pago para ir de casa em casa. Então, como se financia a obra? Por contribuições voluntárias de pessoas apreciativas em todo o mundo. Nunca se fazem coletas.
O impacto causado pelo seu testemunho
Será que o ministério de casa em casa e a pregação informal das Testemunhas causam um impacto na mente das pessoas? A evidência fornecida pelos veÃculos noticiosos dá um retumbante sim a esta pergunta. As Testemunhas de Jeová têm sido mencionadas em programas de TV e em filmes, quando se mostra alguém batendo numa porta. Histórias em quadrinhos têm mencionado as Testemunhas. Sua atividade zelosa é tão bem conhecida, que cartunistas em todo o mundo têm incluÃdo referências à s Testemunhas de Jeová. Essas talvez pareçam satÃricas, mas usualmente se baseiam num positivo fato básico: de que as Testemunhas são conhecidas pela sua persistente pregação de casa em casa. — Atos 20:20.
Uma recente história em quadrinhos mostrou um homem subindo um monte para consultar um “guru”. Ele disse: “Fale-me sobre as assombrosas coisas futuras!” Como respondeu o “guru”? “Vejamos . . . Haverá fomes, pestilências e terremotos. O sol se transformará em escuridão e a lua em sangue.” O indagador perguntou: “Quais são as boas novas?” Ao que o “guru” respondeu: “Deus enxugará toda lágrima . . . e não haverá mais morte, nem tristeza, nem dor!” Perguntou o visitante: “Como sabe tudo isso?” A resposta? “Ninguém escapa das Testemunhas de Jeová!” E isso deve aplicar-se também ao próprio cartunista!
O ponto impressionante destes quadrinhos, e de outros similares, é que não só revela a constância das visitas das Testemunhas, mas também a coerência da sua mensagem. Em poucas palavras, o desenhista apresentou uma parte essencial do testemunho delas de casa em casa, e citou textos bÃblicos. — Note Mateus 24:7, 29; Revelação (Apocalipse) 21:3, 4.
Que a maioria das pessoas rejeita sua mensagem não desanima as Testemunhas, nem diminui seu zelo. O apóstolo Pedro advertiu: “Nos últimos dias virão ridicularizadores com os seus escárnios, procedendo segundo os seus próprios desejos e dizendo: ‘Onde está essa prometida presença dele? Ora, desde o dia em que os nossos antepassados adormeceram na morte, todas as coisas estão continuando exatamente como desde o princÃpio da criação.’” Apesar disso, as Testemunhas, motivadas pelo amor, continuam a visitar seus vizinhos e farão isso até que Deus acabe com o atual sistema corrupto. — 2 Pedro 3:3, 4.
Jesus disse que, nos últimos dias, as boas novas teriam de ser pregadas primeiro. Mais informações sobre por que e como são pregadas as boas novas poderão ser obtidas nos dois artigos que seguem. — Marcos 13:10.
2007-01-26 19:20:33
·
answer #2
·
answered by Specula — Annuntians Regnum Iehovah 5
·
1⤊
0⤋
Se essas visitas incluem manicômios, leprosários, cadeias, hospitais, hospícios, asilos, abrigos de soros positivos, moradores de ruas e demais excluídos, levando, não a palavra chata e fanática para convencimento do seu credo e revistas americanizadas com equívocos grosseiros, mas a palavra amiga sem agressão, preenchendo o vazio deixado pela solidão, o abandono, o desamor, enfim a carência tanto afetiva como material, promovendo os desvalidos, sendo um co-participante do processo de reerguimento dos menos favorecidos, colocando o verdadeiro amor em ação, se procederem dessa maneira, aplausos para eles.
2007-01-26 19:50:26
·
answer #7
·
answered by Elias 4
·
0⤊
1⤋