Não as igrejas evangélicas em geral, mas algums grupos que mais se asselham a seitas. Grupos fechados onde a voz do pastor é a "voz da verdade", revelando "ensinamentos de Deus e profecias pelo Espírito Santo", o que vemos é a alienação em massa, o uso de técnicas psicológicas para provocar histéria coletiva onde os "milagres" são operados. Os pilares do protestantismo histórico, sola fide" (apenas a fé) e sola escriptura (só a escrituta) são desvirtuados em parte para promover o preconceito e a hostilidade a tudo que for diferente ou possa questionar suas práticas. O Brasil já possui seitas que incentivam seus fiéis a se abster do voto ou do serviço militar por defender apenas o governo teocrático, proibem as mulheres de se depilar ou cortar os cabelos, negam aos seus jovens o acesso a faculdade porque Jesus e os apóstolos não frequentaram nenhuma, se isso não é indício de fundamentalismo, sinceramente não sei mais o que será.
2007-01-26 08:02:22
·
answer #1
·
answered by KAL 2
·
1⤊
0⤋
Sinto muito em dizer isso, mas concordo com você. Digo que sinto muito porque isso mostra o quanto as pessoas são manipuláveis.
O pior de tudo é que o Brasil é só um próximo passo. Nos Estados Unidos a coisa está tão feia que existem escolas que não ensinam mais a teoria da evolução. Isso em pleno século XXI é inadmissível. Isso sem dizer o poder político que esses grupos possuem em todos os níveis de governo dos Estados Unidos, a começar pelo cargo mais alto.
Eeu realmente espero que no Brasil a coisa não passe do limite da igreja.
2007-01-26 16:50:22
·
answer #2
·
answered by Salomé/Lilith 5
·
1⤊
0⤋
tem algumas q não são histéricas?
2007-01-26 15:54:05
·
answer #3
·
answered by Betinha 7
·
1⤊
0⤋
a "histeria" das igrejas evangelicas esta passando para a igreja catolica, aquela corrente que atende pelo nome de Renovação Carismatica, realmente isto não esta me cheirando bem.
2007-01-26 17:28:32
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
As formas de recrutamento e sedução destes grupos são extraordinariamente simples e eficazes: diante das dificuldades do mundo atual (muitas delas criados por grupos econômicos calvinistas), basta aceitar e aderir a alguma de suas Igrejas, professando a aceitação do Cristo segundo suas interpretações, integrando-se plenamente à comunidade dos fiés - e a pessoa se sente emocionalmente amparada e se sentindo parte de uma grande família, naquilo que é chamado de Conformismo pela Psicologia da Gestalt-Terapia que também diz que ao lado desta vem quase sempre o mecanismo neurótico de defesa chamado de Confluência, ou seja, se me
sinto inseguro ou emocionalmente fraco, procuro suprir isto com a opinião de uma congregação, que poderá me dar a impressão de suprir e dar forças. A opinião desta será então a minha opinião e assim me confundo com uma causa do grupo, podendo surgir daí o sectarismo e o fanatismo religioso. Também existe a questão do poder econômico da seita, já que o postulante terá de se esforçar para converter outras pessoas e pagar, com estas, a obrigação do dízimo. Desta forma, segundo a idéia deles, se tem o céu garantido e a salvação da alma como uma certeza, já que apenas os escolhidos se dão conta do "verdadeiro Deus" que, claro, é o deles. As demais pessoas estão perdidas, equivocadas ou condenadas, dependendo de como elas se posicionam ante eles, os eleitos, e cabem a estes fazer de tudo para expandir sua verdade e salvar a humanidade... E quem nos salvará da ameaça de cairmos em uma outra Idade das Trevas sob o controle ideológico-empresarial das "Pequenas Igrejas, Grandes Negócios" de cunho Pentencostal-Fundamentalista?
2007-01-26 17:15:29
·
answer #5
·
answered by Frei Bento 7
·
0⤊
0⤋
__vamos aprender um pouquinho sobre Oriente médio:
++ naquele caso a rixa deles é tanto religiosa quanto cultural, e de séculos e séculos atráz.
__vamos aprender um pouquinho com o wikipedia sobre fundamentalismo:
++Fundamentalismo religioso, ou refere-se a movimentos étnicos extremistas com motivações (ou inspirações) APENAS nominalmente religiosas,. O Fundamentalista acredita em seus dogmas como verdade absoluta, indiscutível, sem abrir-se, portanto, à premissa do DIÁLOGO.fundamentalismo pode se referir a movimentos ANTI-MODERNISTA nas várias religiões.
___comnparando o que aprendemos com o que foi perguntado
+será que os evangélicos pensam APENAS nos seus dogmas e renagam qualquer outra? será que por ser cristão eu sou desordeiro e não respeito nenhuma ordem??
+será que NUNCA nos abrimos ao DIÀLOGO? abris-se ao diálogo não significa concordar e apoiar, mas ouvir o outro.
+será que somos ANTI-MODERNISTAS e arcaicos?
responda vc mesmo a sua pergunta, eu só ajudei a refletir melhor.
2007-01-26 16:26:10
·
answer #6
·
answered by leandro (leandro_sdl@yahoo...) 1
·
0⤊
0⤋
Acho não. O único fundamentalismo que eu acho é alguém achar que as igrejas evangélicas são histéricas e que estão criando um novo tipo de fundamentalismo. Arre, meu caro, você nem sabe o que
é fundamentalismo.
2007-01-26 16:21:39
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Não demora tão se trancando em fazendas e fazendo suicídio coletivo para alcançar mais cedo o reino de deus...Já que ja pagaram por ele, com 10 anos de dízimos...
2007-01-26 16:18:23
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
nao vindo me encomodar fazendo histerias na porta da minha casa´por mim deixa eles pra lá ,como outro dia que na casa do vizinho estavam fazendo um culto a semana inteira,horario deles começarem:meia noite,isso lá é hora de fazer isso,e sempre assim gritando,como eles querem ser respeitados se nao respeitam os outros em sua volta,isso é horario de gente trabalhadora tá dormindo e nao pode por causa de uns fanaticos...
2007-01-26 16:16:32
·
answer #9
·
answered by MIAU(O_o) 6
·
0⤊
0⤋
Não acho NADA desse tipo de seita.
Vai quem quer, é roubado quem quer, é enganado quem quer.
Penso ter chegado a hora do governo federal acabar com essa bandidagem travestida de "pastores" e "bispos" que ficam multi milhonários à custa da ingenuidade alheia.
Quanto mais enganador seja, quanto mais seguidores tem o tal "pastor", já constatou isto também?
2007-01-26 16:05:39
·
answer #10
·
answered by DISCÍPULO 7
·
0⤊
0⤋