English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Os sintomas do fanatismo, em grupo, são: orações, privações, peregrinações, jejum, discursos monológicos e martírios que podem terminar com o sacrifício da própria vida visando salvar o mundo das "trevas" ou do que ele entende ser "o mal" [4] .

O fanático não fala, faz discursos; é portador de discursos [5] prontos cujo efeito é a pregação de fundo religioso ou a inculcação política de idéias que poderá vir a se tornar ato agressivo ou violento, tomado sempre como revelação da "ira de Deus" ou "a inevitável marcha da história" ou, ainda, a suposta "superioridade de uns sobre os demais". Faz discursos e não fala, porque enquanto a fala é assumida pelo sujeito disposto ao exercício do diálogo, da dialética, do discernimento da verdade, os discursos - especialmente o discurso fanático - fazem sumir os sujeitos para que todos virem meros objetos de um desejo divinizado; servir ao desejo divino e à produção da repetição de algo já pronto, onde o retorno do recalcado do sujeito faz do Eu (ego) um porta-voz de um sistema de crenças moralistas carregado de ódio em relação ao suposto inimigo ou adversário que precisa ser destruído para reinar o Bem.

Os textos sagrados, tomados literalmente, fornecem a sustentação "teórica" do discurso fundamentalista religioso; com ele, o indivíduo acredita, a priori, estar de posse de toda a verdade e por isso não se dá ao trabalho de levantar possíveis dúvidas, como confrontar com outro ponto de vista, ou desvelar outro sentido de interpretação, ou ainda, contextualizá-lo, etc. O fanático tem certeza e isso lhe basta. Creio porque é absurdo, já dizia Tertuliano. Certeza para ele é igual a verdade. (Segundo Popper, no campo científico, a certeza nada vale porque é "raramente objetiva: geralmente não passa de um forte sentimento de confiança, ou convicção, embora baseada em conhecimento insuficiente", já a verdade tem estatuto de objetividade, na medida em que "consiste na correspondência aos factos", na possibilidade da discussão racional com sentido de comprovação. (Popper, 1988, p. 48).

O problema da religião não é a paixão "fé", mas a inquestionalidade de seu método. O método de qualquer religião traz uma certeza divulgada em forma de monólogo, jamais de diálogo ou debate de idéias. O pastor, padre, rabino, ou qualquer pregador de rua, vivem o circuito repetitivo do monólogo da pregação; acreditam que "vale tudo" para difundir a "verdade única" que o tocou e o transformou para sempre! O estilo fanático usa e abusa do discurso monológico delirante, declarações, comunicados, que jamais se voltam para escuta ou o diálogo, exercício esse que faria emergir a verdade - não a "certeza" [6] .

2007-01-26 05:15:04 · 12 respostas · perguntado por APOLOGÉTICO 4 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

12 respostas

em 1 corintios1:25 diz que a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria do mundo. vc vai em um estadio de futebol e por causa de uma bolinha muitos sofrem e ate morrem ,que loucura,já fui assim... mais Jesus libertou-me.....

2007-01-26 05:30:45 · answer #1 · answered by horaagora 5 · 1 0

Acho q cada deve ficar na sua, cada um com sua religiao ou crenca. O 12 months esta sendo um espaco para inuteis guerrinhas religiosas, isso e muito chato e desrespeitoso...Quem quiser ser cardecista, evangelico, espirita, muculmano..q seja!!! religiao nao se discute, e uma questao de fe, experiencias, cultura e and so on.. Acho q ninguem pode criticar a religiao do outro. Vamos fazer perguntas neutras...Vamos semear a paz e nao discordias...abraco!!!

2016-12-16 17:56:27 · answer #2 · answered by ? 4 · 0 0

Mais uma que Pergunta respondendo a sua própria pergunta. Se você já tem sua idéia a respeito, por que pergunta ?
Seria muito bom se acabasse a Categoria RELIGÃO e ESPIRITUALIDADE. Aqui só se impõem opiniões.
Se você já sabe os sintomas do fanatismo porque pergunta. Quer uma vaquinha de presépio para concordar com você? Não torra.
MINHA PERGUNTA - Você procura antes os textos respostas e depois programa a Pergunta ou faz ao contrário ?

2007-01-26 10:50:56 · answer #3 · answered by ♥ ŠÜZÎ ♥ 7 · 0 0

Por que a pergunta, se você já respondeu?

2007-01-26 06:21:52 · answer #4 · answered by Antonio Luiz F 5 · 0 0

Olá...sintomas do fanatismo...vc tem a maioria deles...acorda !!!
Vc esta malhando qualquer coisa,vc diz que um fanatico não fala da discurso....olha o que vc acabou de fazer....foi escrever uma pergunta e escreveu um livro.Por que vc quer perseguir pessoas que tem fé em Deus e no que ele pode fazer...se vc não acredita,não queira derrubar a fé dos outros !!!

2007-01-26 06:01:06 · answer #5 · answered by Polaco 1 · 0 0

Só vê um segmento,seja ele religioso ou político e não acata nenhuma outra opinião que não seja a própria,ou de seu lider.

2007-01-26 05:36:10 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Qual a pergunta?

Um exemplo de fanatismo que tive perto de mim foi de um ex-professor que vendeu seu carro e sua casa para dar o dinheiro para a igreja, foi morar na casa da irmã e morreu depois de uns anos de cancêr, sem deixar nem um tostão furado para a família.

2007-01-26 05:34:49 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Concorda e discorda?

2007-01-26 05:26:22 · answer #8 · answered by Marko 6 · 0 0

sintomas do fanatismo; falta de conhecimento absoluto religioso e da historia do cristianismo aceita qualquer coisa como verdade absoluta e discursa versiculos e passagens bilibcas enormes sem saber o sentido pela qual foi escrita;
o fanatico não raciocina e por isso não usa o bom senso; possui a crença imposta que leva a fé sem raciocinio.
não é difícil perceber que estamos envolvidos pelos fanaticos inclusive a equipe do YR que aceita inconteste qualquer reclamação por não ter base teorica e nem conhecimento de analise ou bom senso..

2007-01-26 05:28:27 · answer #9 · answered by lcmvip 5 · 0 1

o fanático

2007-01-26 05:24:15 · answer #10 · answered by maira j 2 · 0 1

fedest.com, questions and answers