POR QUE É PROVEITOSO
Que lições, ensinadas neste cântico de amor, pode o homem de Deus achar proveitosas hoje? A fidelidade, a lealdade e a integridade aos princípios piedosos nos são claramente mostradas. O cântico ensina a beleza da virtude e da inocência numa pessoa que ama verdadeiramente. Ensina que o verdadeiro amor permanece inflexível, inextinguível, não pode ser comprado. Os jovens cristãos, homens e mulheres, bem como maridos e esposas, poderão tirar proveito deste excelente exemplo de integridade diante de tentações e seduções.
Este cântico inspirado é também de muito proveito para a congregação cristã como um todo. Os cristãos do primeiro século o reconheciam como parte das Escrituras inspiradas, tendo um deles escrito: “Todas as coisas escritas outrora foram escritas para a nossa instrução, para que, por intermédio da nossa perseverança e por intermédio do consolo das Escrituras, tivéssemos esperança.” (Rom. 15:4) É bem possível que esse mesmo escritor inspirado, Paulo, tivesse em mente o amor exclusivo da sulamita pelo seu pastor, quando escreveu à congregação cristã: “Pois, estou ciumento de vós com ciúme piedoso, porque eu, pessoalmente, vos prometi em casamento a um só marido, a fim de vos apresentar como virgem casta ao Cristo.” Paulo escreveu também sobre o amor de Cristo pela congregação como o de um marido para com a esposa. (2 Cor. 11:2; Efé. 5:23-27) Jesus Cristo não só é o Pastor Excelente para eles, mas é também seu Rei, e prometeu a seus seguidores ungidos a alegria indescritível do “casamento” com ele nos céus. — Rev. 19:9; João 10:11.
Esses seguidores ungidos de Cristo Jesus podem certamente tirar muito proveito do exemplo da sulamita. Eles também precisam ser leais no seu amor, não se deixando enlaçar pelo brilho materialista do mundo e mantendo equilíbrio na sua integridade até obterem a recompensa. Sua mente está fixa nas coisas de cima e ‘buscam primeiro o Reino’. Eles acolhem com alegria os sinais de afeto de seu Pastor, Jesus Cristo. Transbordam de alegria ao saberem que este amado, embora invisível, está perto deles, dando-lhes encorajamento para vencerem o mundo. Tendo tal amor inextinguível, tão forte quanto “a chama de Jah”, pelo seu Pastor-Rei, vencerão, sim, e se unirão a ele como co-herdeiros no glorioso Reino dos céus. Assim será santificado o nome de Jah! — Mat. 6:33; João 16:33.
2007-01-26 02:28:13
·
answer #1
·
answered by Zé Ninguém 5
·
0⤊
0⤋
Cara colega,
Se o livro faz parte do cânone, ele é aceito como inspirado e, conseqüentemente, como sagrado... O Cântico dos Cânticos consta do cânone católico, só para sua informação...
2007-01-26 10:58:32
·
answer #2
·
answered by Verbena 6
·
0⤊
0⤋
Não acho que seja um livro sensual mais sim um livro que fala do romantismo da beleza do amor entre o homem e a mulher
2007-01-26 10:57:04
·
answer #3
·
answered by Elaine S 1
·
0⤊
0⤋
Ele descreve o verdadeiro amor entre um homem e uma mulher pode ser extremamente forte, firme e inabalável.
isso é demonstrado neste livro poético das Escrituras Sagradas, composto há uns 3.000 anos pelo sábio Rei Salomão de Israel! O Cântico de Salomão, fala sobre o amor constante que havia entre um pastor e uma moça da roça, da aldeia de Suném (Sulém). Este “cântico superlativo” revela também que o rei, com todo o seu esplendor e todas as suas riquezas, não pôde conseguir o amor daquela bela sulamita. — Cân. 1:1-14; 8:4.
à um cântico superlativo porque ilustra a beleza do amor contÃnuo e duradouro.
Este amor constante é refletido na relação de Jesus Cristo com a sua “noiva” ou congregação gerada pelo espÃrito. (Efé. 5:25-32; Rev. 21:2, 9)
Assim sendo, O Cântico de Salomão pode muito bem incentivar os que professam ser dessa “noiva” a permanecerem fiéis ao seu Noivo celestial. (2 Cor. 11:2)
Mas, este livro inspirado é muito significativo quanto à afeição casta que pode haver entre um homem piedoso e uma moça.
2007-01-26 10:19:39
·
answer #4
·
answered by Herman 6
·
0⤊
0⤋
Não faz sentido como todo o todo. é algo perdido no tempo, antigo
2007-01-26 11:48:42
·
answer #5
·
answered by JoSiMaR 5
·
0⤊
2⤋