English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Tenho medo de engravidar, será que tem algum exame que se faz antes da gravidez para detectar a doênça?

2007-01-26 01:05:43 · 6 respostas · perguntado por polly25 1 em Gravidez e Maternidade Outras - Gravidez e Maternidade

6 respostas

É uma doença infecciosa causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii, ele pode ser encontradado em fezes de gatos e em outros animais contaminados.

Diferentemente do muita gente pensa, o gato não é o grande vilão desta doença, o protozoário da toxoplasmose é liberado quando os gatos infectados defecam na terra ou nas plantas. Se as fezes forem ingeridas por outros animais, este animal também estará infectado.
Apenas o contato com os gatos não transmite a doença e sim o solo por ele contaminado.
Os gatos domésticos dificilmente possuem o protozoário da toxoplasmose, já que em geral, eles se alimentam de ração industrializada, assim o risco de um gato doméstico contrair o protozoário é muito pequeno.

A doença pode determinar quadros variados, desde ausência de sintomas até doença com manifestações graves.

Transmissão:

A Transmissão pode ser por três vias:

* por ingestão de cistos de carne crua ou mal-passada, principalmente de suínos, caprinos e bovinos;
* por contaminação da gestante para seu feto (forma congênita);
* água contaminada;
* saladas mal lavadas.

A doença não é transmitida de uma pessoa para outra, com exceção de mulher grávida para seu feto.

Sintomas

Os sintomas são muito variados, dependentes também da imunidade do paciente.

O início dos sintomas pode variar de cinco a 30 dias após a contaminação.

Podemos distinguir algumas manifestações mais chamativas:

* Doença febril: febre e manchas pelo corpo como sarampo ou rubéola; podem haver sintomas localizados nos pulmões, coração, fígado ou sistema nervoso. A evolução dos sintomas tem curso benigno, isto é, autolimitado.
* Linfadenite: são as famosas ínguas pelo corpo, mais localizadas na região do pescoço e raras vezes disseminadas.
* Doença ocular: é a doença mais comum no paciente com boa imunidade, inicia com dificuldade para enxergar, inflamação, podendo até terminar em cegueira.
* Toxoplasmose neonatal: infecção que ocorre no feto quando a gestante fica doente durante a gravidez, podendo ser sem sintomas até fatal dependendo da idade da gestação; quanto mais cedo se contaminar, pior a infecção. Por isso a importância do pré-natal.
* Toxoplasmose e AIDS/Câncer: como a imunidade do paciente está muito diminuída, a doença se apresenta de forma muito grave, causando lesões no sistema nervoso, pulmões, coração e retina.

Prevenção:A melhor maneira de se prevenir é a higiene básica, cozinhar bem carnes (evitar carnes cruas), lavar bem as verduras, frutas e legumes, além de evitar o contato com fezes dos animas contaminados.

Tratamento: O tratamento só é indicado nos casos de doença em órgãos como coração, olhos ou durante a gravidez. Em pacientes com AIDS o tratamento é obrigatório e por tempo indeterminado para evitar a progressão da doença.

2007-01-26 01:14:05 · answer #1 · answered by melzinha 4 · 0 0

Trata-se de doença infecciosa causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii. Este protozoário é facilmente encontrado na natureza e pode causar infecção em grande número de mamíferos e pássaros no mundo todo.
A infecção nos humanos é assintomática em 80 a 90 % dos casos, isto é, não causa sintomas, e pode passar desapercebida naqueles pacientes cuja imunidade é normal. As defesas imunológicas da pessoa normal podem deixar este parasita “inerte” no corpo (sem causar dano algum) por tempo indeterminado.

No entanto, quando esta pessoa tornar-se imunodeprimida (com as defesas imunológicas diminuídas) por qualquer razão (AIDS, secundária a remédios usados para transplantados ou mesmo após uma doença muito debilitante) os sintomas e a doença toxoplasmose pode se manifestar.

Para saber se tem TOXOPLASMOSE, basta ir há um médico e pedir exame para detectar tal enfermidade ! Tenho gato e faço todo ano !!!

2007-01-26 11:03:07 · answer #2 · answered by Isamara P 4 · 0 0

A toxoplasmose é uma doença que só conheço nos gatos, e só é transmissível caso você mexa nas fezes deles, e sim à uma analise ao sangue que deteta a toxoplasmose na grávida,e geralmente faz parte das analises de rotina da grávida, visto ser uma doença que pode prejudicar o feto.

2007-01-26 09:27:22 · answer #3 · answered by fatima 2 · 0 0

A toxoplasmose é transmitida apenas pelas fezes do gato, ou então se vc comer carne de pombo crua....
Os gatos ( as fezes dele) só transmitem essa doença qdo o animal ainda é jovem ( qdo esta começando a caçar), depois de adulto ele nao transmite mais.
Se vc tem gatos, ou ja teve muito contato com as fezes deles sé possivel q vc tenha a doença, o q é uma excelente noticia. A toxoplasmose só pega uma vez, e na maioria esmagadora dos casos nao causa nada. Se vc ja pegou, não pega mais!!
Essa doença só causa problema em fetos, bebes, velhos e pessoas imunossuprimidas, em adultos saudaveis nao causa nada.
Faça um exame para saber se é portadora ( nao é transmissivel para o feto), em hospitais eles fazem. se o teste der positivo, sorte sua, não vai pegar e nem transmitir pra criança.
Faço faculdade de veterinaria e qdo as pessoas da minha sala realizaram o teste,deu q mais de 90% das pessoas q tem gato são portadores.
Minha prof sempre dizia: melhor vcs pegarem agora q pegarem qdo estiverem gravidas.
Mesmo assim, não tem muito o q se preocupar, além de ser transmissivel apenas pelas fezes de filhotes, a chance da toxoplasmose prejudicar o feto é de 1%.Antigamente era uma doença q trazia muitos problemas ( a mais de 30anos atras), hoje é mais tranquilo.

2007-01-26 09:23:01 · answer #4 · answered by carol 6 · 0 0

A Toxoplasmose é uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. Ocorre em animais de estimação e produção incluindo suínos, caprinos, aves, animais silvestres, cães, gatos e a maioria dos vertebrados terrestres. Nos bovinos, suínos, cabras, etc. acarreta abortos, nascimento de fetos mal formados causando perdas econômicas.
O gato está relacionado com a produção e eliminação dos oocistos (ovos) e perpetuação da doença. Ele ingere os cistos que estão nos tecidos dos ratos, lagartixas, pássaros e baratas, e passa a eliminar nas fezes os ovos (oocistos). Estes ovos tem que esporular no meio ambiente antes de se tornarem infectantes; este processo demora de 1 a 5 dias após a excreção, dependendo da temperatura e humidade do meio ambiente.


Transmissão
A toxoplasmose pode ser adquirida pela ingestão de alimentos contaminados - em especial carnes cruas ou mal passadas, principalmente de porco e de carneiro, e vegetais que abriguem os cistos do Toxoplasma, por terem tido contato com as fezes de animais hospedeiros ou material contaminado por elas mesmas.
A toxoplasmose pode ser transmitida congenitamente, ou seja, da mãe para o feto, mas não se transmite de uma pessoa para outra. Seu diagnóstico é feito levando em conta exames clínicos e exames laboratoriais de sangue.

Prevenção
As mulheres grávidas devem evitar o contato com animais e carnes cruas e mal cozidas durante a gravidez. No caso dos gatos, lavar as caixas com água a ferver frequentemente, e nunca tocadas por mãos sem luvas. Alimentar os gatos com comida enlatada e não lhes permitir caçar animais selvagens também reduz o risco.

2007-01-26 09:16:48 · answer #5 · answered by Kurt Gauss 3 · 0 0

A toxoplasmose é uma doença provocada por um parasita, o Toxoplasma gondii, que tem como hospedeiro principal os felinos, dentre eles, os gatos. Esse parasita se fixa na mucosa da parede intestinal e libera cistos com inúmeros toxoplasmas, que são eliminados junto com as fezes do animal. Como os cistos sobrevivem por longos períodos na terra, podem acabar contaminando frutas, verduras e também outros animais. Sendo assim, este parasita pode ser encontrado também em ovos mal cozidos e carnes mal passadas.

A toxoplasmose é uma doença inofensiva para a grande maioria das pessoas, já que não causa nenhum sintoma em 90% das vezes. Nos 10% restantes, a doença apresenta sintomas parecidos aos de uma gripe, como febre, coriza e dores nas articulações. O sinal mais importante é a presença de gânglios occiptais, popularmente conhecidos como "ínguas", atrás das orelhas, que podem ocorrer eventualmente e permanecer por semanas ou meses.

No entanto, o contágio da toxoplasmose durante a gravidez pode ser muito perigoso, não para mãe, mas para o seu bebê, pois os cistos podem passar pela placenta e atingir o feto. "Esta infecção é de enorme gravidade para os fetos, podendo causar malformações graves como: catarata congênita, retardo de crescimento, hepatoesplenomegalia, edema generalizado e hidrocefalia, que muitas vezes gera retardo mental grave ou morte da criança", explica o ginecologista e obstetra Márcio Pires, especialista em Medicina Fetal e mestre em Obstetrícia pela Universidade de São Paulo.

A doença é diagnosticada por meio de um exame de sangue específico, que normalmente é feito no pré-natal. Porém, é bom ficar sempre atenta. Se você apresentar uma gripe que demora a passar ou notar a presença de gânglios atrás das orelhas, marque uma consulta com seu obstetra o mais rápido possível.

2007-01-26 09:14:28 · answer #6 · answered by ♡Sophia♡ 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers