É uma doença infecciosa causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii, ele pode ser encontradado em fezes de gatos e em outros animais contaminados.
Diferentemente do muita gente pensa, o gato não é o grande vilão desta doença, o protozoário da toxoplasmose é liberado quando os gatos infectados defecam na terra ou nas plantas. Se as fezes forem ingeridas por outros animais, este animal também estará infectado.
Apenas o contato com os gatos não transmite a doença e sim o solo por ele contaminado.
Os gatos domésticos dificilmente possuem o protozoário da toxoplasmose, já que em geral, eles se alimentam de ração industrializada, assim o risco de um gato doméstico contrair o protozoário é muito pequeno.
A doença pode determinar quadros variados, desde ausência de sintomas até doença com manifestações graves.
Transmissão:
A Transmissão pode ser por três vias:
* por ingestão de cistos de carne crua ou mal-passada, principalmente de suínos, caprinos e bovinos;
* por contaminação da gestante para seu feto (forma congênita);
* água contaminada;
* saladas mal lavadas.
A doença não é transmitida de uma pessoa para outra, com exceção de mulher grávida para seu feto.
Sintomas
Os sintomas são muito variados, dependentes também da imunidade do paciente.
O início dos sintomas pode variar de cinco a 30 dias após a contaminação.
Podemos distinguir algumas manifestações mais chamativas:
* Doença febril: febre e manchas pelo corpo como sarampo ou rubéola; podem haver sintomas localizados nos pulmões, coração, fígado ou sistema nervoso. A evolução dos sintomas tem curso benigno, isto é, autolimitado.
* Linfadenite: são as famosas ínguas pelo corpo, mais localizadas na região do pescoço e raras vezes disseminadas.
* Doença ocular: é a doença mais comum no paciente com boa imunidade, inicia com dificuldade para enxergar, inflamação, podendo até terminar em cegueira.
* Toxoplasmose neonatal: infecção que ocorre no feto quando a gestante fica doente durante a gravidez, podendo ser sem sintomas até fatal dependendo da idade da gestação; quanto mais cedo se contaminar, pior a infecção. Por isso a importância do pré-natal.
* Toxoplasmose e AIDS/Câncer: como a imunidade do paciente está muito diminuída, a doença se apresenta de forma muito grave, causando lesões no sistema nervoso, pulmões, coração e retina.
Prevenção:A melhor maneira de se prevenir é a higiene básica, cozinhar bem carnes (evitar carnes cruas), lavar bem as verduras, frutas e legumes, além de evitar o contato com fezes dos animas contaminados.
Tratamento: O tratamento só é indicado nos casos de doença em órgãos como coração, olhos ou durante a gravidez. Em pacientes com AIDS o tratamento é obrigatório e por tempo indeterminado para evitar a progressão da doença.
2007-01-26 01:14:05
·
answer #1
·
answered by melzinha 4
·
0⤊
0⤋
Trata-se de doença infecciosa causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii. Este protozoário é facilmente encontrado na natureza e pode causar infecção em grande número de mamÃferos e pássaros no mundo todo.
A infecção nos humanos é assintomática em 80 a 90 % dos casos, isto é, não causa sintomas, e pode passar desapercebida naqueles pacientes cuja imunidade é normal. As defesas imunológicas da pessoa normal podem deixar este parasita “inerte” no corpo (sem causar dano algum) por tempo indeterminado.
No entanto, quando esta pessoa tornar-se imunodeprimida (com as defesas imunológicas diminuÃdas) por qualquer razão (AIDS, secundária a remédios usados para transplantados ou mesmo após uma doença muito debilitante) os sintomas e a doença toxoplasmose pode se manifestar.
Para saber se tem TOXOPLASMOSE, basta ir há um médico e pedir exame para detectar tal enfermidade ! Tenho gato e faço todo ano !!!
2007-01-26 11:03:07
·
answer #2
·
answered by Isamara P 4
·
0⤊
0⤋
A toxoplasmose é uma doença que só conheço nos gatos, e só é transmissível caso você mexa nas fezes deles, e sim à uma analise ao sangue que deteta a toxoplasmose na grávida,e geralmente faz parte das analises de rotina da grávida, visto ser uma doença que pode prejudicar o feto.
2007-01-26 09:27:22
·
answer #3
·
answered by fatima 2
·
0⤊
0⤋
A toxoplasmose é transmitida apenas pelas fezes do gato, ou então se vc comer carne de pombo crua....
Os gatos ( as fezes dele) só transmitem essa doença qdo o animal ainda é jovem ( qdo esta começando a caçar), depois de adulto ele nao transmite mais.
Se vc tem gatos, ou ja teve muito contato com as fezes deles sé possivel q vc tenha a doença, o q é uma excelente noticia. A toxoplasmose só pega uma vez, e na maioria esmagadora dos casos nao causa nada. Se vc ja pegou, não pega mais!!
Essa doença só causa problema em fetos, bebes, velhos e pessoas imunossuprimidas, em adultos saudaveis nao causa nada.
Faça um exame para saber se é portadora ( nao é transmissivel para o feto), em hospitais eles fazem. se o teste der positivo, sorte sua, não vai pegar e nem transmitir pra criança.
Faço faculdade de veterinaria e qdo as pessoas da minha sala realizaram o teste,deu q mais de 90% das pessoas q tem gato são portadores.
Minha prof sempre dizia: melhor vcs pegarem agora q pegarem qdo estiverem gravidas.
Mesmo assim, não tem muito o q se preocupar, além de ser transmissivel apenas pelas fezes de filhotes, a chance da toxoplasmose prejudicar o feto é de 1%.Antigamente era uma doença q trazia muitos problemas ( a mais de 30anos atras), hoje é mais tranquilo.
2007-01-26 09:23:01
·
answer #4
·
answered by carol 6
·
0⤊
0⤋
A Toxoplasmose é uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. Ocorre em animais de estimação e produção incluindo suínos, caprinos, aves, animais silvestres, cães, gatos e a maioria dos vertebrados terrestres. Nos bovinos, suínos, cabras, etc. acarreta abortos, nascimento de fetos mal formados causando perdas econômicas.
O gato está relacionado com a produção e eliminação dos oocistos (ovos) e perpetuação da doença. Ele ingere os cistos que estão nos tecidos dos ratos, lagartixas, pássaros e baratas, e passa a eliminar nas fezes os ovos (oocistos). Estes ovos tem que esporular no meio ambiente antes de se tornarem infectantes; este processo demora de 1 a 5 dias após a excreção, dependendo da temperatura e humidade do meio ambiente.
Transmissão
A toxoplasmose pode ser adquirida pela ingestão de alimentos contaminados - em especial carnes cruas ou mal passadas, principalmente de porco e de carneiro, e vegetais que abriguem os cistos do Toxoplasma, por terem tido contato com as fezes de animais hospedeiros ou material contaminado por elas mesmas.
A toxoplasmose pode ser transmitida congenitamente, ou seja, da mãe para o feto, mas não se transmite de uma pessoa para outra. Seu diagnóstico é feito levando em conta exames clínicos e exames laboratoriais de sangue.
Prevenção
As mulheres grávidas devem evitar o contato com animais e carnes cruas e mal cozidas durante a gravidez. No caso dos gatos, lavar as caixas com água a ferver frequentemente, e nunca tocadas por mãos sem luvas. Alimentar os gatos com comida enlatada e não lhes permitir caçar animais selvagens também reduz o risco.
2007-01-26 09:16:48
·
answer #5
·
answered by Kurt Gauss 3
·
0⤊
0⤋
A toxoplasmose é uma doença provocada por um parasita, o Toxoplasma gondii, que tem como hospedeiro principal os felinos, dentre eles, os gatos. Esse parasita se fixa na mucosa da parede intestinal e libera cistos com inúmeros toxoplasmas, que são eliminados junto com as fezes do animal. Como os cistos sobrevivem por longos períodos na terra, podem acabar contaminando frutas, verduras e também outros animais. Sendo assim, este parasita pode ser encontrado também em ovos mal cozidos e carnes mal passadas.
A toxoplasmose é uma doença inofensiva para a grande maioria das pessoas, já que não causa nenhum sintoma em 90% das vezes. Nos 10% restantes, a doença apresenta sintomas parecidos aos de uma gripe, como febre, coriza e dores nas articulações. O sinal mais importante é a presença de gânglios occiptais, popularmente conhecidos como "ínguas", atrás das orelhas, que podem ocorrer eventualmente e permanecer por semanas ou meses.
No entanto, o contágio da toxoplasmose durante a gravidez pode ser muito perigoso, não para mãe, mas para o seu bebê, pois os cistos podem passar pela placenta e atingir o feto. "Esta infecção é de enorme gravidade para os fetos, podendo causar malformações graves como: catarata congênita, retardo de crescimento, hepatoesplenomegalia, edema generalizado e hidrocefalia, que muitas vezes gera retardo mental grave ou morte da criança", explica o ginecologista e obstetra Márcio Pires, especialista em Medicina Fetal e mestre em Obstetrícia pela Universidade de São Paulo.
A doença é diagnosticada por meio de um exame de sangue específico, que normalmente é feito no pré-natal. Porém, é bom ficar sempre atenta. Se você apresentar uma gripe que demora a passar ou notar a presença de gânglios atrás das orelhas, marque uma consulta com seu obstetra o mais rápido possível.
2007-01-26 09:14:28
·
answer #6
·
answered by ♡Sophia♡ 7
·
0⤊
0⤋