Como implantar a coleta seletiva de lixo em seu condomínio com baixo custo e como fazer para que os moradores participem.
- Convoque todos os estudantes do condomínio, eles já receberão todas as instruções sobre coleta seletiva nas escolas, os jovens já estão sendo educados para esta nova necessidade da sociedade moderna.
- Hoje em dia com certeza as crianças da pré-escola já conhecem as cores da reciclagem e sabem como diferenciar os materiais.
- Esta tarefa passada a estudantes tem também alguns aspectos importantes para formação cultural e social das crianças e jovens do condomínio.
- Os estudantes contam ainda com o fator tempo disponível para executar e fiscalizar a implantação da coleta seletiva no condomínio.
- Em conjunto com os estudantes os responsáveis pelo condomínio deve elaborar as regras para os condôminos e as instruções de procedimentos para todos.
- As regras e instruções tem de ser passadas detalhadamente para os condôminos e principalmente para os funcionários do condomínio, não esquecer das empregadas domesticas e faxineiras dos apartamentos, pois são elas que manipulam o lixo no primeiro momento, sem uma boa orientação e incentivo a elas e aos funcionários do condomínio a coleta seletiva de lixo não terá um bom resultado.
- Uma coleta seletiva bem feita fará com que o valor dos materiais alcancem no mercado um bom valor de comercialização.
- Sugerimos que valor arrecadado seja utilizado para compra de cestas básicas ou outro produto para os funcionários do condomínio, não esquecendo das as empregadas dos apartamentos, mesmo que o valor mensal não seja uma quantia significativa, poderá ser incorporado algum beneficio aos serviçais do condomínio, pois eles é que farão com que a coleta seletiva torne um grande sucesso de reciclagem ou simplesmente ganharão mais quatro cestos coloridos em cada ponto de lixo do prédio.
- Os jovens estudantes estarão aplicando dentro do condomínio não só um projeto ambiental, mas também social.
- Como descobrir qual o tamanho dos cestos para serem colocados para a coleta seletiva de lixo?
- De acordo com o volume de lixo diário do prédio, divida o volume por cinco e terá uma idéia do tamanho dos latões.
- Como sugestão faça uma experiência com o lixo de no mínimo de cinco apartamentos do condomínio e saberá qual é o volume de cada material reciclável com maior exatidão, e sobrara apenas o lixo orgânico para a prefeitura recolher.
- Importante: Uma lata de tomate é um material reciclável, desde que esteja limpa.
- Nunca esquecer todo material só ira tornasse lixo depois de misturado com uma matéria orgânica e outras matérias.
- Cada andar do prédio terá de ter (5) cinco latões, não esquecendo de colocar nas áreas comuns do prédio, estes cestos identificados por cores diferentes as quais facilitam a separação dos recicláveis.
** Um cesto para o lixo orgânico com a cor diferente dos recicláveis **
** Para os lixos secos "os recicláveis" trabalhar usando as cores e símbolos da reciclagem.
- Verde = Vidro
- Vermelho = Plastico
- Amarelo = Metal
- Azul = Papel
** - (Somente para as cidades onde a prefeitura cobra taxa de recolhimento de lixo como São Paulo)**
- Apos a implantação da coleta seletiva no condomínio o sindico em nome do condomínio deve enviar a prefeitura uma solicitação de desconto na taxa do lixo em virtude da redução do volume de lixo a ser recolhido, transportado e armazenado pela prefeitura do condomínio, já que os materiais da coleta seletiva serão transformados em novos objetos e não mais fazem parte do lixo que foi calculado para cobrar o serviço da prefeitura.
- Em São Paulo a taxa de lixo para quem produz acima de 10 litros por dia é de + ou - R$12,00 por mês, essa taxa poderá ser reduzida para + ou - R$6,00 por mês, se a media do volume de lixo orgânico dos apartamentos for abaixo de 10 litros por dia.
- O condomínio terá de investir em latões, sendo que os condôminos é que arcarão com este investimento, façam os cálculos estimativos de quanto tempo o valor investido em latões retornaria, se a prefeitura diminuir a taxa do lixo recolhido.
- Obs: um dos itens a ser passados como tarefa aos estudantes.
- Sugerimos ainda que o condomínio documente todo o processo de implantação para ter material suficiente para solicitar este desconto na taxa de recolhimento do lixo orgânico cobrado pela prefeitura.
- Caso a prefeitura não reconheça o desconto, este documentos poderá ser encaminhado ao ministério publico solicitando que a prefeitura cobre a taxa do lixo pelo volume recolhido de acordo com a tabela de volume.
- Importante os reciclados mesmo que sejam doados a uma instituição solicitem um recibo para poderem documentar a redução do volume de lixo orgânico recolhido pela prefeitura.
- Financeiramente os moradores proprietários poderão ganhar um desconto junto à prefeitura como já mencionado acima, agora o valor sócio-ambiental estes são incalculáveis.
- Desejamos a todos uma boa reciclagem, e tenha a certeza, todo morador do condomínio quando lerem ou assistirem uma reportagem ambiental sentirão a satisfação de estarem fazendo a sua parte para que possamos ter um futuro sustentável.
Não esqueça dos 10 pontos rsrsrsrsrsrsrs
2007-01-26 00:19:20
·
answer #1
·
answered by Ricardão 7
·
0⤊
0⤋