English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Nota introdutória: Digo "deus", em letras minúsculas, não por falta de respeito, mas pois não falo de um deus específico.

No politeísmo, a Natureza é explicada pelo conflito entre vários deuses. O deus da Paz vs. o deus da Guerra, o deus-rei vs. a deusa-rainha, o favor e a inveja dos deuses para com os humanos, a intriga e a cobiça divinas etc.
O monoteísmo explica (?) tudo isso como CONTRADIÇÕES de um único deus, que ora considera uma coisa boa, ora não. Ou que tem atitudes simultaneamente conflitantes.

Educadamente, meus srs., pergunto-lhes : de forma desapaixonada, diga qual das duas explicações te parece mais lógica. Não é necessário crêr em nenhuma delas (eu mesmo não creio)

2007-01-25 22:45:55 · 9 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

9 respostas

Eu sou Wicca, portanto, sou politeista... mas vamos analizar os dois lados...
Não gosto de criticar a crença das outras pessoas, mas, como cresci na igreja catolica, posso falar um pouco sobre isso.....
Se vc parar p pensar em td oq é pregado no monoteísmo, q na maioria das vezes é cristão (só posso falar por esse aspecto, pois é o q realmente conheço), um único deus q condena, julga, é vingativo, não dá uma chance a "seus próprios filhos"...q deus é esse????? No piliteísmo, (falando em religiões q creem e um deus e uma deusa), um nessecita do outro... vivendo em harmonia com os seres humanos e com a natureza.. cada um tem seu livre harbitrio e não são mandados "ao inferno" nem somos proibidos de fazer algo nos templos, como acontece na igreja catolica por exemplo, se cometemos algum pecado.....
Qdo falamos em varios deuses, como citou acima... é uma outra maneira de ver td isso.. mas vamos analizar da seguinte forma, falando de monoteismo e politeismo ao mesmo tempo: De acordo com os cristão, somo a "imagem e semelhança" de deus... se relamente isso fosse verdade, concorda comigo q esses deuses q vc citou são exatamente como os seres humanos??? Teem inveja, cobiça, traição... eu penso da seguinte forma: se relamente fossemos pensar no q tem mais lógica, seria a primeira opção, assim as pessoas entenderiam q se somos a imagem de deus, é assim q eles realmente são... e não q os homens são "tentados" pelo suposto demonio p cometerem tais "pecados"....
Abraços...

2007-01-25 23:03:34 · answer #1 · answered by Morgana 4 · 2 2

Preferia o politeísmo!! Teríamos então: Deus Alah, Jeová, Buda, Confúcio, Jesus, Shiva... Todos seríam aceitos e cada um escolhe o seu para atender as suas preces! Não ter nenhum deus também é uma boa opção!

Obs.Gostei do sapato fone do teu avatar se não me engano de agente "Smart"

2007-01-26 12:40:41 · answer #2 · answered by SATELLITE 7 · 2 1

Sr. Guri,

Se realmente houvessem deuses com as mesmas paixões humanas, simplesmente seria impossível obter alguma ordem no universo. Seria o próprio caos.

No monoteísmo colocado por você, seria uma versão na verdade deturpada, mas concordo com você que a maioria crê neste Deus possuidor dos mesmos sentimentos humanos e conflitantes. Pena que este Deus seria, por definição, incapaz de impor ordem ao universo.

Eu imagino que o monoteísmo exemplificado por um Deus imutável e de perfeição e justiça é o mais lógico em razão da perfeita harmonia do universo e das leis que regem a natureza.

Abraços,

2007-01-26 01:09:48 · answer #3 · answered by no_stress_123 3 · 1 0

quanto ao problema da comunicação, é bem fácil de resolver; muitos aqui já utilizam a palavra deuses para se referir à entidades e Deus para se referir ao Deus Único, pois à cada pergunta que fazemos, novos usuários estarão respondendo, que não tem noção do que já foi perguntado anteriormente.


Quanto à Questão entre Deus e deuses; acredito, pela sua exposição que você tenha estudado mais o ponto de vista politeísta, do que o Monoteista misturando, como muitos fazem, os pontos de vista. Ao estudarmos as mitologias, em especial a grega; Observamos, como você especifica, a disputa entre os vários deuses; onde os humanos se apresentam mais como meros brinquedos nessas disputas; se observarmos separadamente alguns textos da Bíblia, veremos esta mesma idéia; Porém observando-a como conjunto; Saberemos que Deus não é um ser que sofre de crise existêncial;inconstante em suas ações, e isto só poderemos entender a medida que o conhecemos; veja:

Deus é JUSTO - isto significa que Deus não deixará de recompensar a cada um segundo suas obras; porém considerando as obras humanas em contraste com a justiça de Deus todos os homens deveriam morrer "Porque o salário do Pecado é a morte" (Romanos 3:23) Entra então um outro atributo de Deus, que é seu AMOR

DEUS É AMOR - O amor de Deus revela seu desejo profundo de ver todas as suas criaturas e seus Filhos felizes; ora veja que nós também temos estes dois atributos; amamos, mas também não queremos ver injustiças sendo praticadas; imagine que um de seus filhos espanque o outro injustamente; haverá um grande conflito dentro de você; a injustiça deve ser punida; porém seu amor pelo filho injusto te leva a pensar duas vezes antes de agir; AMOR e JUSTIÇA estariam em plena harmonia se teus filhos sempre agissem com justiça; vem então um outro atributo de Deus que é sua longanimidade (paciência)

DEUS É LONGANIMO (Paciente) - Um Pai sábio; quando tem que punir duramente a um filho, procura pensar antes de agir ponderando sobre a rigidêz da punição a ser aplicada; é claro que um filho teimoso não deixará de receber severa punição; mas um filho que reconheça seus erros e mude a postura, poderá ter sua pena aliviada; porém é necessário que o pai tenha plena consciência do que acontece com o filho, manifesta-se então a Onisciência de Deus.


DEUS É ONISCIENTE - Para que a Justiça seja aplicada com amor e no momento certo, na medida certa, é Necessário o conhecimento de todos os aspéctos que envolvem a situação; aí está a falibilidade humana em julgar; por mais experiênte que seja um juiz, e por mais informações que ele tenha de um caso, hás sempre a possibilidade que ele seja injusto na aplicação da pena; ou que a pena aplicada possa trazer prejuízos e não benefícios à sociedade (veja o caso de erros judiciais e punições exageradas, ou impunidade) Assim este atribhuto de Deus é um diferencial em seu tratamebto para com os homens; Ele conhece tudo o que envolve a questão, por isto só ele tem o PODER de julgar com justiça.

DEUS É ONIPOTENTE - Este atributo de Deus permite-lhe aplicar a justiça por ele determinada, sem impedimento algum; assim Não há como falhar a justiça por Ele determinada; ainda que para nós pareça demorada.


Poderia continuar falando aqui dos atributos de Deus; mas veja que tudo o que escrevi, não se refere à vários deuses, pois mesmo em nós há características semelhantes; um homem por mais duro que seja tem o seu momento de compaixão; por mais paciente que seja, não ficará sempre deixando as coisas acontecerem sem fazer nada; ou divídiríamos estas características para cada pessoa?

2007-01-26 00:07:49 · answer #4 · answered by O Bom Pastor 3 · 1 0

Acredito no Deu único.

imagine-se vc em mundo sem nenhum conhecimento e nenhuma ciência, quando vc vê um raio, vc só tem a sua imaginação para explicar o fenômeno, é o que aconteceu com a humanidade.

2007-01-25 22:51:29 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 0

Guri, o politeísmo faz mais sentido mesmo.
Mas religião não é pra fazer sentido. Essa peleja é vã.

2007-01-26 01:18:13 · answer #6 · answered by Melissa *aka Memê 6 · 1 1

Normalmente d para poli e D para mono mesmo..
Mas as vezes eu esqueço e ja vi pessoas chingando as outras aqui porque nao estavam escrevendo Deus com D maiusculo..

tem que mandar a me rda mesmo!

2007-01-25 23:17:28 · answer #7 · answered by Mega 5 · 1 1

Se é poli tem que ser poli, se é mono tem que ser mono.

Dúvida : Como pode a religião Judaica ser originada do monoteísmo, principalmente após o fantástico acontecimento envolvendo Moisés, dez mandamentos, Mar se abrindo ao meio, conquistas de Jericó e aparecer um Rei uns 6 séculos depois afirmando que eles os Judeus estavam errando porque não faziam o que Deus pedia desde aqueles tempos ?
Então você vê o rei Josias combatendo todo o tipo de adoração politeísta em todo o território Judeu e Israelense como se aquele povo resolvesse esquecer tudo assim de uma hora para a outra e abraçar o politeísmo ?
E porque se tornaram monoteístas, foi justamente pela força da espada de Josias, um ditador de normas que fez o monoteísmo acontecer pelo derramamento de sangue.
II Reis, 22 para quem duvidar do que eu passei.
Para mim o monoteísmo foi criado no tempo do Rei Josias para que tivessem uma limpeza cultural e religiosa por vontade dos sacerdotes e não nos tempos de Moisés que pode ter sido um mito criado nessa época de Josias.

2007-01-25 23:04:05 · answer #8 · answered by Mister N 6 · 1 1

JESUS E O SENHOR DE TODAS AS COISAS

2007-01-25 22:55:51 · answer #9 · answered by JESUS TE AMA 7 · 2 3

fedest.com, questions and answers