Quando percebo antecipadamente qualquer ponto em que irei parar ( um quebra-molas, um cruzamento, sinal vermelho, por exemplo ) sempre jogo o carro em ponto morto, e vou freando o carro. Já me falaram que isso gasta a emgrenagem, da problema no câmbio e outros bichos, alguém sabe realmente, com segurança, se pode causar algum problema?
2007-01-25
12:46:50
·
15 respostas
·
perguntado por
Salvação só em JESUS
3
em
Carros e Transportes
➔ Consertos e Manutenção
Obrigado pelas respostas, só gostaria de esclarecer que não dirijo assim por questão de economia de combustível, é apenas uma questão de hábito, já tentei parar com isso mas não consigo.
2007-01-27
13:47:41 ·
update #1
Você tem que controlar melhor o espaço e usar mais o freio motor pois dirigindo dessa forma você acentua o desgaste dos freios e se estiver com pista molhada pode derrapar e acabar pulando o quebra molas
2007-01-27 14:08:53
·
answer #1
·
answered by Lugano 7
·
2⤊
0⤋
Vou lhe dar algumas informações espero que alguma seja útil:
Dirigi colocando sempre que possível em ponto morto:
Para efeito de economia de combustível, depende do moto ser for injeção, não adianta, se for carbura dor a economia e quase insignificante.
Na cidade pode ser perigoso, caso vc necessite retomar a velocidade, a resposta pode ser lenta, colocar em ponto morto antes da lombada não causa nenhum problema, vc só vai gastar mais pastilha de freio, o melhor seria vc reduzi (freio do motor não desgasta o veiculo)... colocar em ponto morto pelo contrario não desgasta a caixa de macha, nem engrenagem... Porem ao dirigi vc poderia usa mais o freio de motor...
2007-01-25 21:13:20
·
answer #2
·
answered by l.ferreira2 2
·
1⤊
0⤋
Pode sim. Causa problemas nos freios, porque vc irá usa-los muito mais. Tambem para sua vida já pensou se é numa ladeira e o freio ñ funciona de tanto usa-lo no ponto morto.( Aí nem Jesus salva) Vc deve usar o ponto morto só quando estiver parado, pois se vc estiver com o carro engrenado e alguem bater em vc por trás pode acontecer de quebrar a caixa de engrenagens do câmbio.
2007-01-29 09:24:17
·
answer #3
·
answered by freipapinha 4
·
0⤊
0⤋
Olha só, se o carro não tem i.e., certamente você gasta menos, se você nao o tem engatado, porém, não é seguro, não mesmo... o freio não funciona do msm jeito que engatado e o tempo de resposta do carro até que você engate numa situação de perigo, obviamente é crítico, entao te aconselho a definitivamente, nao utilizar, pois o custo benefício: gasolina x dinheiro pode parecer grande, porém, dinheiro X vida é bem maior...
2007-01-27 18:49:42
·
answer #4
·
answered by Angelina 3
·
0⤊
0⤋
Isso acarreta alguns problemas;
1) Dentro do cambio tem dois conjuntos de engrenagens, quando está em ponto morto; o conjunto ligado a velocidade das rodas gira normalmente, e o ligado a rotação do motor diminui sensivelmente e não tem lubrificação suficiente, causando danos inversíveis neste conjunto.
2) O veiculo fica bem mais livre, se estiver numa descida, naturalmente irá usar muito o freio; causando um desgaste maior no sistema e esquetanto em demasia os rolamentos de roda, diminuindo a vida útil de cada um.
3) Em uma curva o veiculo fica sem estabilidade, pois sempre devemos entrar em curva com o veiculo tracionado.
4) Com o veiculo em ponto morto a bateria carrega pouco, á noite se usar muito ponto morto pode faltar bateria(ou a vida útil da bateria diminui)
5) Se você deixar a embreagem livre, não terá desgaste algum, porém quando for engatar deverá acelerar um pouco o motor, p/ evitar uma troca grande de rotação do mesmo na hora de engatar.
2007-01-27 13:33:32
·
answer #5
·
answered by PMW 4
·
0⤊
0⤋
Se você coloca em ponto morto e tira o pé da embreagem você não terá nenhum problema com a embreagem.
Se você coloca em ponto morto e fica com a embreagem acionada você está comprimindo as molas da embreagem se mecânica ou acionando o pistão hidráulico (se hidráulica) por um tempo muito maior a que eles estão projetados e portanto você estará desgastando componentes da embreagem desnecessariamente.
Se você está usando o freio por longos trecho com o carro em ponto morto, você está desgastando pastilhas e lonas de freio desnecessariamente, porque quando o carro está engatado e vc não está acionando o acelerador o motor ajuda a freiar o carro porque em parte ele passar a ser um compressor portanto reduzindo a velocidade.
2007-01-27 08:07:51
·
answer #6
·
answered by Julio G 2
·
0⤊
0⤋
Proble na sua carteira tanto na de motorista quando na de dinheiro, isto é, tal hábito é proibido pelo CBT, infreção média (4 pts + multa)
2007-01-26 14:22:04
·
answer #7
·
answered by alexuq 1
·
0⤊
0⤋
Se você faz isso com a idéia de fazer alguma econômia, pode esquecer que isso não existe e pior vc está se sujeitando a envolver-se em um acidente, pois com esse hábito vc está forçando os freios do veículo aumentando a possibilidade de falhas. E se vc está forçando os discos e pastilhas, está gastando grana, pois está diminuindo a vida útil do sistema e por último existe a lei de trânsito que proibe andar com carro em ponto morto.
Espero ter ajudado.
Abs
2007-01-26 12:24:45
·
answer #8
·
answered by Steven Seagal 7
·
0⤊
0⤋
Problema não há, porém não sei que proveito você pode tirar disso.
Veja bem, o motor funcionando em marcha-lenta está com a mistura ar-combustível mais rica que existe. Ou seja, é a situação em que é admitido mais combustível e menos ar. O motor que funciona muito tempo em marcha-lenta tende a aquecer mais, já que o líquido do arrefecimento circula mais devagar, e o óleo tende a formar a famosa "borra", porque circula igualmente mais devagar.
Além do mais, você não aproveita o efeito freio-motor.
2007-01-26 08:16:35
·
answer #9
·
answered by CSS™ 7
·
0⤊
0⤋
é proibido dirigir com veículo desengrenado
pode desgastar se andar com o pé na embreagem
para amortecer impactos, desengrenado até pode poupar o sistema
mas, se na hora do impacto, estiver acionando freios, acarretará danos à suspensão
freie antes do impacto, e não durante
2007-01-26 03:27:29
·
answer #10
·
answered by mero 2
·
0⤊
0⤋