Pode Este Mundo Sobreviver?
Nenhuma outra geração ouviu falar tanto do fim do mundo como esta. Muitos temem que o mundo acabe num holocausto nuclear. Outros acham que a poluição talvez destrua o mundo. E há quem se preocupe de que o caos econômico lance massas da humanidade umas contra as outras.
Será que este mundo acabará mesmo? Neste caso, o que significará isso? Já houve alguma vez um mundo que findou?
Um Mundo Acaba — Outro o Substitui
Sim, já houve um mundo que findou. Considere o mundo que se tornou muito inÃquo nos dias de Noé. A BÃblia explica: “O mundo daquele tempo sofreu destruição, ao ser inundado pela água.” A BÃblia diz também: “[Deus] não se refreou de punir um mundo antigo, mas preservou a Noé, pregador da justiça, junto com mais sete, quando trouxe um dilúvio sobre um mundo de pessoas Ãmpias.” — 2 Pedro 2:5; 3:6.
Note o que o fim daquele mundo significou e o que não significou. Não resultou no fim da humanidade. Noé e sua famÃlia sobreviveram ao Dilúvio global. Assim também o planeta Terra e os belos céus estrelados. O que pereceu foi “um mundo de pessoas Ãmpias”, um inÃquo sistema de coisas.
Com o tempo, ao passo que os descendentes de Noé aumentaram, surgiu outro mundo. Este segundo mundo, ou sistema de coisas, existe até hoje. Sua história está cheia de guerras, crimes e violência. O que acontecerá com este mundo? Será que sobreviverá?
O Futuro Deste Mundo
Depois de dizer que o mundo dos dias de Noé sofreu destruição, o relato bÃblico prossegue: “Pela mesma palavra, os céus e a terra que agora existem estão sendo guardados para o fogo.” (2 Pedro 3:7) Deveras, conforme outro escritor bÃblico explica: “O mundo [que agora existe] está passando.” — 1 João 2:17.
A BÃblia não quer dizer que a Terra literal ou os céus estrelados hão de passar, assim como tampouco passaram nos dias de Noé. (Salmo 104:5) Antes, o que será destruÃdo como que por fogo é este mundo, com seus “céus”, ou governantes sob a influência de Satanás, e sua “terra”, ou sociedade humana. (João 14:30; 2 CorÃntios 4:4) Este mundo, ou sistema de coisas, perecerá tão certamente como pereceu o mundo que existiu antes do Dilúvio. Até mesmo Jesus Cristo falou sobre a situação existente nos “dias de Noé” como exemplo do que aconteceria pouco antes do fim deste mundo. — Mateus 24:37-39.
à significativo que Jesus, ao falar dos dias de Noé, fez isso em resposta à pergunta dos seus apóstolos: “Qual será o sinal da tua vinda e do fim do mundo?” (Mateus 24:3, Matos Soares) Os seguidores de Jesus sabiam que este mundo ia acabar. Amedrontou-os esta perspectiva?
Ao contrário, quando Jesus descreveu os acontecimentos que ocorreriam antes do fim do mundo, ele exortou-os a se alegrarem, ‘porque o livramento deles estava-se aproximando’. (Lucas 21:28) Sim, seriam livrados de Satanás e do seu inÃquo sistema de coisas para um pacÃfico novo mundo! — 2 Pedro 3:13.
Mas quando é que acabará este mundo? Que “sinal” forneceu Jesus da sua “vinda e do fim do mundo”?
“O Sinal”
A palavra grega traduzida aqui por “vinda” é pa‧rou‧sÃ‧a, que significa “presença”, quer dizer, estar realmente ali presente. De modo que, ao se ver “o sinal”, não significa que Cristo virá em breve, mas que ele já retornou e está presente. Significa que ele começou a governar invisivelmente como rei celestial e que em breve acabará com os seus inimigos. — Revelação (Apocalipse) 12:7-12; Salmo 110:1, 2.
Jesus não citou apenas um acontecimento como “o sinal”. Ele descreveu muitos eventos e situações mundiais. Todos estes ocorreriam durante o tempo que os escritores bÃblicos chamaram de “últimos dias”. (2 Timóteo 3:1-5; 2 Pedro 3:3, 4) Considere algumas das coisas que Jesus predisse como marcando os “últimos dias”.
“Nação se levantará contra nação e reino contra reino.” (Mateus 24:7) As guerras nos tempos modernos têm sido de magnitude maior do que jamais antes. Certo historiador observou: “A Primeira Guerra Mundial [que começou em 1914] foi a primeira guerra ‘total’.” No entanto, a Segunda Guerra Mundial foi muito mais destrutiva. E guerras continuam a devastar a Terra. Sim, as palavras de Jesus têm-se cumprido de modo dramático!
“Haverá escassez de vÃveres.” (Mateus 24:7) Depois da Primeira Guerra Mundial ocorreu o que foi talvez a maior fome em toda a História. Houve também uma terrÃvel fome depois da Segunda Guerra Mundial. O flagelo da desnutrição afeta até um quinto da população da Terra, matando uns 14 milhões de crianças por ano. Deveras, tem havido “escassez de vÃveres”!
“Haverá grandes terremotos.” (Lucas 21:11) Em média, cerca de dez vezes mais pessoas têm morrido todo ano por causa de terremotos, desde 1914, do que nos séculos anteriores. Considere apenas alguns dos grandes: 1920, na China, 200.000 mortos; 1923, no Japão, 99.300 vÃtimas; 1939, na Turquia, 32.700 fatalidades; 1970, no Peru, 66.800 mortos; e 1976, na China, cerca de 240.000 (ou, segundo algumas fontes, 800.000) vÃtimas. Certamente foram “grandes terremotos”!
“Num lugar após outro, pestilências.” (Lucas 21:11) Logo após a Primeira Guerra Mundial, cerca de 21 milhões de pessoas morreram da gripe espanhola. A revista Science Digest relatou: “Em toda a História, nunca houve uma investida mais severa e mais rápida da morte.” Desde então, doenças cardÃacas, câncer, AIDS e muitas outras pragas têm matado centenas de milhões de pessoas.
“Aumento do que é contra a lei.” (Mateus 24:12) Desde 1914, nosso mundo ficou conhecido como um mundo de crime e de violência. Em muitos lugares, ninguém se sente seguro nas ruas, nem mesmo de dia. à noite, as pessoas ficam em casa atrás de portas trancadas e barricadas, com medo de sair.
Predisseram-se muitas outras coisas que ocorreriam durante os últimos dias, e todas estas também se cumprem. Isto significa que está próximo o fim do mundo. Felizmente, porém, haverá sobreviventes. Depois de dizer que “o mundo está passando”, a BÃblia promete: “Aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” — 1 João 2:17.
De modo que precisamos aprender qual é a vontade de Deus e fazê-la. Assim poderemos sobreviver ao fim deste mundo e usufruir eternamente as bênçãos do novo mundo de Deus. A BÃblia promete que, naquele tempo, “Deus . . . enxugará dos . . . olhos [das pessoas] toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem clamor, nem dor”. — Revelação (Apocalipse) 21:3, 4.
2007-01-25 20:32:10
·
answer #2
·
answered by Specula — Annuntians Regnum Iehovah 5
·
2⤊
1⤋
nascer crescer florescer desaparecer.
nosso habitat uma panela de pressão os gazes atmosfericos entorpecentes para a fabricação de doenças esquisitas que a ciencia não descobre como resolver.
o desenvolvimento que criamos aqui embaix vai contra as leis naturais e c/isso arrebentamos a natureza, e tudo recai sobre nós, dai vão culpar a Deus, e ele não tem nada c/isso.
a degeneração da multiplicação das espécies nós homo sapiens, animal racional, cada vez mais raquiticos enfraquecidos e degenerados, nossa alimentação é botar veneno pra dentro de nossos organismos os americanos estes são os que mais tem cancer comida rápida, lanches, enfim tudo contra nós mesmos por falta de uma educação ambiental educação alimentar educação em entender a natureza, e como caminhar-mos lado a lado sem ofender suas leis, dai sim um bem viver, mas nos distanciamos desse natural e vivemos no artificial e tudo o que se faz pagamos tal preço que é muito alto em relação ao fator vida, que deveria ser mais respeitada, mas outros valores $$$ são mais agradaveis ao animal que pensa ser racional e prova c/seus atos que não é
2007-01-25 20:46:14
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋