A depressão é causada pela ausência de uma substância conhecida como dopamina, que estimula o cérebro a sentir a sensação de bem-estar. Hoje é reconhecida como uma doença e tem tratamento alopático. Uma maneira de estimular o organismo a produzir dopamina de forma natural é se dedicar a alguma atividade gratificante, que absorva todo o tempo e dê a sensação de realização. Em outras palavras, quem se ocupa não se preocupa e mantém a depressão sob controle.
2007-01-25 11:48:51
·
answer #1
·
answered by Antônio Gouveia 7
·
1⤊
0⤋
quando vc se entrega aos seus problemas
2007-01-25 20:07:52
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Nenhum factor pode explicar por si só a complexa experiência humana de depressão. Por isso, a depressão é considerada uma perturbação multifactorial. O contributo de cada um dos factores pode ser diferente em cada caso.
2007-01-25 19:56:42
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
É uma doença sim e muito perigosa se não controlada e tratada. Quanto a suas causas, são muitas, acho que cada pessoa tem o seu limite, o seu gatilho pra entrar nela sem nem ao menos se tocar disso. E a linha entre o equilíbrio e o desequilíbrio de nós, seres humanos, é muito, mas muuuuuuito tênue!!!! Boa sorte a todos!
2007-01-25 19:49:57
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Sim. Sofro disso. A comunidade médica a considera como uma gripe mental ou resfriado mental, portanto sendo sim uma doença. É devastadora podendo afetar pessoas de qualquer idade. O ideal nesses casos é busca tratamento médico o quanto antes a fim de que a vítima não nutra indevidamente idéias suicidas.
2007-01-25 19:45:32
·
answer #5
·
answered by Avatar 5
·
1⤊
0⤋
A depressão é causada normalmente por uma patologia, ela pode ser um dos sintomas de alguns trantornos bi-polar, o transtorno de estresse pós traumáticos, enfim é importante saber o porquê da depressão. Pode estar associado a problemas orgânicos: endócrinos ou mesmo a tipos de personalidades que tem esta pré disposição como os melancólicos.
2007-01-29 03:50:41
·
answer #6
·
answered by koki 3
·
0⤊
0⤋
A depressão é um problema médico caracterizado por continuada alteração no humor e falta de interesse em atividades prazerosas. O estado depressivo se diferencia do comportamento "triste" ou melancólico que afeta a maioria das pessoas por se tratar de uma condição duradoura de origem neurológica acompanhada de vários sintomas específicos.
Estima-se que cerca de 15 a 20% da população mundial em, algum momento da vida, sofreu de depressão. A depressão é mais comum em pessoas com idade entre 24 e 44 anos. A ocorrência em mulheres é o dobro da ocorrência em homens.
As causas da depressão são inúmeras e controversas. Acredita-se que a genética, alimentação, stress, drogas e outros fatores estão relacionados com o surgimento da doença.
Os sintomas, geralmente associados ao quadro depressivo, incluem fadiga ou dores no corpo, insônia, mudanças no apetite, dificuldade de concentração, irritabilidade, medos irracionais e sentimentos de baixa auto-estima, culpa ou fracasso. Alguns sintomas de depressão:
* Cansaço e perda de energia
* Sentimento de tristeza persistente
* Diminuição do interesse /prazer em atividades que antes eram prazerosas
* Problemas de auto-confiança e auto estima
* Dificuldade de concentração e de tomar decisões
* Sentimentos de culpa, desesperança, desamparo, solidão, ansiedade ou inutilidade
* Alterações no sono; Dificuldades em adormecer, acordar muito mais cedo do que o habitual, dormir em excesso ou pesadelos
* Isolamento: evitar outras pessoas. até mesmo amigos íntimos ou familiares
* Perda de apetite com diminuição do peso ou compulsão alimentar
* Perda do desejo sexual
* Pensamentos de suicídio e morte
* Inquietação e irritabilidade
* Auto-agressão
* Mudanças na percepção do tempo
* Acessos de choro
* Desatenção à própria higiene
* Possíveis mudanças comportamentais como agressão ou irritabilidade
* Medo ou sensação de ser ou estar sendo abandonado
Algumas pessoas apresentam apenas alguns dos sintomas, outros apresentam inúmeros sintomas, com intensidade variada.
Pessoas deprimidas têm frequentemente pensamentos mórbidos e a taxa de suicídio entre depressivos é 30 vezes maior do que a média da população em geral. A depressão é considerada em várias partes do mundo como uma das doenças com mais alta taxa de mortalidade.
2007-01-26 05:29:33
·
answer #7
·
answered by DP 3
·
0⤊
0⤋
Sim.
Depressão é uma doença mental que qualifica ao portador uma sensação de impotência e descredibilidade da própria existência. O indivíduo se isola de tudo o que for possível, tornando-se anti-social, recolhendo-se a si mesmo. Não confundir com a tristeza que é um sentimento passageiro.
É uma doença mental gradual que pode levar ao suicídio.
O tratamento pdoe ser psicológico (sem medicamento) ou psiquiátrico (medicamentoso). Se o paciente não se ajudar, dificilmente se livrará desse tipo de transtorno mental.
Seções de psicanálise com um especialista de sua confiança pode ajudar a descobrir a origem. Sempre há um motivo. ><
2007-01-25 22:01:43
·
answer #8
·
answered by aeiou 7
·
0⤊
0⤋
A depressão é uma doença psicológica que se caracteriza pela apatia da pessoa pela vida. Quando a pessoa perde todo e qualquer interesse pelas coisas - sejam elas quais forem - ela está com depressão.
A depressão é uma doença que leva à morte, pois quando a pessoa não quer mais saber de nada é sinal que ela abandonou o interesse pela vida.
2007-01-25 21:24:33
·
answer #9
·
answered by darkstalker_44 3
·
0⤊
0⤋
É sim uma doença
A causa exata da depressão permanece desconhecida. A explicação mais provavelmente correta é o desequilíbrio bioquímico dos neurônios responsáveis pelo controle do estado de humor. Esta afirmação baseia-se na comprovada eficácia dos antidepressivos. O fato de ser um desequilíbrio bioquímico não exclui tratamentos não farmacológicos. O uso continuado da palavra pode levar a pessoa a obter uma compensação bioquímica. Apesar disso nunca ter sido provado, o contrário também nunca foi.
Eventos desencadeantes são muito estudados e de fato encontra-se relação entre certos acontecimentos estressantes na vida das pessoas e o início de um episódio depressivo. Contudo tais eventos não podem ser responsabilizados pela manutenção da depressão. Na prática a maioria das pessoas que sofre um revés se recupera com o tempo. Se os reveses da vida causassem depressão todas as pessoas a eles submetidos estariam deprimidas e não é isto o que se observa. Os eventos estressantes provavelmente disparam a depressão nas pessoas predispostas, vulneráveis. Exemplos de eventos estressantes são perda de pessoa querida, perda de emprego, mudança de habitação contra vontade, doença grave, pequenas contrariedades não são consideradas como eventos fortes o suficiente para desencadear depressão. O que torna as pessoas vulneráveis ainda é objeto de estudos. A influência genética como em toda medicina é muito estudada. Trabalhos recentes mostram que mais do que a influência genética, o ambiente durante a infância pode predispor mais as pessoas. O fator genético é fundamental uma vez que os gêmeos idênticos ficam mais deprimidos do que os gêmeos não idênticos.
2007-01-25 21:21:41
·
answer #10
·
answered by MENINA LINDA 3
·
0⤊
0⤋