Serasa - Como regularizar informações e pendências
Anotação de cheques sem fundos CCF - Banco Central
Procure a Agência do Banco indicado como apresentante da ocorrência de cheque sem fundos.
Solicite ao Banco informações sobre o número, valor e data do cheque que foi apresentado por duas vezes, sem que houvesse saldo na conta corrente para pagamento.
Em seguida, verifique nos canhotos de cheques em seu poder para quem foi emitido o cheque. Procure a pessoa ou a empresa, afim de regularizar o débito e recuperar o cheque.
De posse do cheque, prepare uma carta, conforme orientação do gerente da sua conta no Banco que informou a ocorrência de cheque sem fundos. Junte o original do cheque recuperado, recolha no Banco as taxas pela devolução do cheque e protocole uma cópia dos documentos entregues ao Banco para regularização no Banco Central.
Para regularização no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos - CCF,o correntista deve acompanhar e obter o protocolo da comunicação de regularização do seu Banco para o Banco do Brasil, encarregado pelo Banco Central de Processar a atualização do arquivo de CCF.
A regularização de cheques sem fundos só ocorre após o Banco do Brasil enviar o comando específico para a SERASA, através de meios magnéticos.
Anotação de Título Protestado
Dirija-se ao cartório que registrou o protesto e solicite uma certidão, a fim de obter os dados de quem o protestou.
Comunique-se com quem o protestou, regularize o débito e peça uma carta indicando que a dívida foi regularizada.
Reconheça a firma da pessoa/empresa, retorne ao cartório onde consta o registro do protesto e solicite o seu cancelamento.
Após o cancelamento do protesto no cartório, entregue a certidão na SERASA para a baixa da anotação em seus arquivos.
Anotação de Ação Judicial - execução de Título Judicial e Extrajudicial, Busca e Apreensão de Bens, Falência e Concordata
Para a regularização desse tipo de anotação, certifique-se que o processo já foi julgado em juízo e que encontra-se arquivado ou extinto.
A certificação é obtida por meio de cópia do despacho do juiz ou de certidão emitida pela Vara Cível onde o processo foi distribuído.
De posse da comprovação da existência de embargo à execução, penhora ou extinção do processo, entregue-a na SERASA.
Anotação de Dívida Vencida - Pendência Bancária ou Financeira
Para a regularização desse tipo de anotação o Cidadão deve procurar a instituição ou empresa credora que enviará comando específico para a SERASA executar a baixa da anotação.
Prazo para Regularização das Anotações na SERASA
Após a entrega do documento necessário para baixa da Anotação, diretamente na SERASA, o prazo para exclusão da informação no sistema será de 5 (cinco) dias úteis, conforme o Código de Defesa do Consumidor (Lei n.º 8078 de 11/09/90).
2007-01-27 13:08:54
·
answer #1
·
answered by Alexandre L 6
·
1⤊
0⤋
BGE: 54,15% das famílias estão endividadas
A maior parte da população brasileira revelou ter alguma dívida em dezembro/15, segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). A pesquisa aponta que a dívida média mensal das famílias brasileiras chega a R$ 5.426,59.
>> Não consegue dormir direito com tanta dívida?
>> Seu nome está com restrições?
Deixa eu te ajudar? Acesse esse link http://bit.ly/eliminardividas e veja como posso te ajudar
2016-01-20 06:12:10
·
answer #2
·
answered by Mauricio 3
·
0⤊
0⤋
Você não precisa de modelo de carta.
Você precisa é de dinheiro p/ saldar o débito.
2007-01-25 07:25:43
·
answer #3
·
answered by lenebcarvalho 5
·
0⤊
1⤋
QUEM TIRA O NOME DO SERASA É A LOJA OU INSTITUIÇÃO QUE ENVIOU SEU NOME/CPF PARA INSCRIÇÃO LÁ.FAÇA UMA CARTA PARA ESSA INSTITUIÇÃO, CASO JÁ TENHA PASSADOS 5 ANOS QUE SEU NOME ESTEJA INSCRITO OU SE VC JÁ QUITOU O DÉBITO.
Prezados Srs(as) da (nome da Instiuição/loja)
Eu, nome completo, RG, CPF, profissão, residente à Rua.....
venho REQUERER perante a V.Sas, a EXCLUSÃO de meu nome e CPF no SERASA, encaminhado por V.Sas em xx/xx/xx, conforme extrato emitido por aquele Serviço, considerando que não existe nenhum débito pendente relacionado a minha pessoa(cópia de quitação em anexo)--- ou se for o caso de estar por mais de 5 anos inscrito:
considerando que meu nome/CPF consta nos registros do SERASA por mais de 5 anos, acarretando me problemas de ordem moral e trazendo prejuízos comerciais a minha pessoa, bem como a minha família, conforme entendimento inequívoco do Egrégio Superior Tribunal de Justiça, dispondo taxativamente em sua Súmula de nº 323, que a permanência de nomes em serviços de proteção ao crédito correm por no máximo 5 anos, e esse prazo esgotou-se em xx/xx/xx.Certo de ser prontamente atendido, despeço atenciosamente..ass...obs.:faça em duas vias...com recibo da loja/estabelecimento.Caso nenhuma providência seja tomada no sentido de regularizar sua situação, entre na justiça pleiteando reparação por danos morais....
2007-01-25 06:57:37
·
answer #4
·
answered by JAS 7
·
0⤊
1⤋
Não existe modelo, vá ao órgão que o colocou e peça p/ ele tire seu nome pois foi ele que enviou, ok?
2007-01-25 06:36:52
·
answer #5
·
answered by vencer5 3
·
0⤊
1⤋