English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

vc concorda?
EUA: Entronização da primeira mulher primaz da Igreja episcopal norte-americana


Katharine Jefferts Schori foi sábado entronizada primeira mulher primaz da Igreja Episcopal norte-americana durante uma cerimónia na Catedral Nacional de Washington.

Uma multidão de 3.200 fiéis, bispos da igreja anglicana, assim como 20 bispos da comunhão anglicana no mundo e pelo menos outros tantos representantes de outras religiões estavam presentes na catedral.

A cerimónia decorreu numa altura em que uma dissidência no seio da Igreja anglicana sobre a Bíblia e a sexualidade ameaça transformar-se em cisma.

Katharine Jefferts Schori, 52 anos, casada, mãe de uma filha piloto do exército, ela própria piloto e oceanógrafa, é bispo da diocese de Nevada.

Foi eleita em Junho com uma margem muita pequena a primeira mulher chefe da Igreja anglicana dos Estados Unidos, uma igreja de 2,3 milhões de membros m uito divididos, nomeadamente pela designação de um bispo homossexual.

"Se alguns nesta Igreja se sentiram feridos por decisões recentes, a nossa salvação e a nossa saúde estão de certo modo em perigo e é dever de todos pr ocurar a cura e a união", declarou Schori durante a sua homilia.

Algumas dioceses minoritárias descontentes com a designação de uma mulher primaz pediram ao arcebispo de Cantuária para fazer uma outra escolha.

O representante do arcebispo de Cantuária, o reverendo John Saxbee, presente neste dia na catedral, reservou-lhe uma calorosa recepção, reconhecendo que ela assumia "as suas funções em tempos muito difíceis".

Em 2003, a Igreja Episcopal dos Estados Unidos provocou a ira dos anglicanos do resto do mundo ao eleger entre os seus bispos Gene Robinson, de New Hampshire, o primeiro homossexual confesso nomeado bispo desta confissão.

Além dos Estados Unidos, só o Canadá e a Nova Zelândia têm bispos mulheres, ainda que sem cargos de chefia.

Ainda que com pouco poder dentro da igreja, o bispo presidente (ou primaz) é o porta-voz da Igreja Episcopal e representa esta confissão nas reuniões internacionais da Comunhão Anglicana, que tem perto de 77 milhões de fiéis em todo o mundo.

A homossexualidade é um assunto que divide profundamente a comunidade anglicana no mundo. A maioria dos Anglicanos opõe-se à nomeação de mulheres como bispos e à oficialização da homossexualidade e muitos deles romperam os laços com a Igreja Episcopal dos Estados Unidos, em 2003, depois da nomeação do primeiro bispo homossexual.

Os responsáveis internacionais da Igreja Anglicana tinham advertido para o risco de separação oficial caso a Igreja Episcopal norte-americana não impusesse uma moratória a esta decisão, até que todos os Anglicanos chegassem a uma posição conjunta sobre o assunto.

2007-01-25 00:04:55 · 9 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

9 respostas

As mulheres e os homens têm inteligências iguais,portanto,não vejo porque,não possa exercer esse ou aquele cargo...

2007-01-31 06:53:53 · answer #1 · answered by marinamorena@yahoo.com.br 6 · 0 0

AS COISAS DE LÁ , NÃO NOS DIZ RESPEITO , POIS ESTAMOS CÁ.

2007-02-01 23:35:49 · answer #2 · answered by Índião 6 · 0 0

Não vejo por que razão não há-de uma mulher ou um homossexual, assumir um cargo de relevo na hierarquia de uma religião. Aliás todas a religiões, que eu saiba, são machistas. Ou quase todas.

No que toca às mulheres, entendo que, regra geral, elas têm muito maior sensibilidade para desempenhar da melhor forma esses cargos; no que tange aos homossexuais, acho que também eles são mais sensíveis.

Por junto, acho que estamos perante uma atitude preconceituosa, que, em última análise, conduz quase que invariavelmente à exclusão.

2007-02-01 23:31:29 · answer #3 · answered by antónio s 3 · 0 0

Nossa cara! Que beleza!

2007-02-01 22:53:23 · answer #4 · answered by Romanovisck 3 · 0 0

A mulher tem características indispensaveis a esse tipo de administração.

2007-02-01 13:13:37 · answer #5 · answered by ÍNDIO 7 · 0 0

Todos nós temos os direitos iguais.
Infelizmente algumas religiões descriminam as mulheres e os homossexuais.Grandes personalidades da historia mundial foram mulheres ou homossexuais.
Existe entre o céu e a terra mais segredos que não nos é dado a saber.
abraços

2007-02-01 05:47:27 · answer #6 · answered by rami 7 · 0 0

sem problemas, eu gostaria que isso acontecesse.

2007-02-01 04:28:17 · answer #7 · answered by LUCK 5616 - STAAT IRON 5 · 0 0

Não deve haver preconceitos e racismos, em relação a homens e mulheres, nem a opções sexuais, todos tem a mesma capacidade e mesma inteligência.

2007-02-01 00:56:27 · answer #8 · answered by A Tolerância é uma religião. 4 · 0 0

Olhe companheiro essa igreja não tem nada a ver com minha religião porém depois do escanda-lo daqueles padres gays que abusavam dos pequeninos com a aprovação dos bispos a coisa ficou preta par a os fiéis de lá agora nomear uma mulher mesmo sem cargos de chefia é sinal que algum,a coisa muito séria esta acontencendo naquela igreja enfim so os fiéis podrem dar sua opinião final valeu um abraço

2007-01-31 11:58:04 · answer #9 · answered by PAKONE 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers