Símbolo da medicina
Dois símbolos têm sido usados representando a medicina: o símbolo de Asclépio, representado por um bastão simples com uma serpente em volta, e o símbolo de Hermes, chamado caduceu, que consiste em um bastão mais bem trabalhado, com duas serpentes dispostas em espirais ascendentes, simétricas e opostas, e com duas asas na sua extremidade superior.
Ambos os símbolos têm sua origem na mitologia grega; o de Asclépio, deus da medicina, é o símbolo da tradição médica; o de Hermes, deus do comércio, dos viajantes e das estradas, Caduceu foi introduzido tardiamente na simbologia médica, constitui uma heresia, segundo o historiador prof. Joffre M de Rezende, médico e Membro da Sociedade Brasileira e da Sociedade Internacional de História da Medicina.
O Símbolo da Odontologia é representado pelo Caduceu de Esculápio, onde o Caduceu - um bastão e não uma tocha, - significa o emblema dos arautos e Asklépios ou Esculápio o deus da Medicina na mitologia greco-romana. Deverá ostentar a cor grená, com a serpente de cor amarela com estrias pretas no sentido diagonal, enrolando-se da esquerda para a direita, e o conjunto, circunscrito também na cor grená. Compõem ainda os símbolos da Odontologia, o Anel (com uma pedra granada engastada em arco de ouro representando duas cobras entrelaçadas), e a Bandeira (na cor grená, com um círculo branco no centro tendo confinados no seu interior, o caduceu com a cobra entrelaçada).
2007-01-24 13:36:05
·
answer #1
·
answered by Perfil Desativado 7
·
0⤊
0⤋
Interessante os comentários sobre o simbolismo da cobra em questões relacionadas à cura. Falam sobre deuses gregos, etc... Mas quero deixar uma sugestão: LEIAM a Bíblia que obteram informações de onde veio a inspiração para tal simbolismo. Números capítulo 21 versículos 4 a 9. Com certeza serão esclarecidos muitos plágios da verdade!
2015-11-24 02:10:55
·
answer #2
·
answered by Canuto 1
·
1⤊
0⤋
A diferença entre o remédio e o veneno, é a dose. Por isso a cobra.
2007-01-26 03:27:54
·
answer #3
·
answered by Kitana 3
·
0⤊
0⤋
a cobra significa cura.
2007-01-24 13:42:00
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O valor de um símbolo não está em seu desenho, mas no que ele representa.
Dois símbolos têm sido usados ultimamente em conexão com a medicina: o símbolo de Asclépio, representado por um bastão tosco com uma serpente em volta e o símbolo de Hermes, chamado caduceu, que consiste em um bastão mais bem trabalhado, com duas serpentes dispostas em espirais ascendentes, simétricas e opostas, e com duas asas na sua extremidade superior.
Ambos os símbolos têm sua origem na mitologia grega; o de Asclépio, deus da medicina, é o símbolo da tradição médica; o de Hermes, deus do comércio, dos viajantes e das estradas, foi introduzido tardiamente na simbologia médica
Na mitologia grega, Asclépio é filho de Apolo e da ninfa Coronis. Foi criado pelo centauro Quiron, que lhe ensinou o uso de plantas medicinais. Tornou-se um médico famoso e, segundo a lenda, além de curar os doentes que o procuravam, passou a ressuscitar os que ele já encontrava mortos, ultrapassando os limites da medicina. Foi por isso fulminado com um raio por Zeus. Após a sua morte, foi cultuado como deus da medicina, tanto na Grécia, como no Império Romano [1,2]
Em várias esculturas procedentes de templos de Asclépio greco-romanos, o deus da medicina é sempre representado segurando um bastão com uma serpente em volta, o qual se tornou o símbolo da medicina. [3-7]
Não há unanimidade de opiniões entre os historiadores da medicina sobre o simbolismo do bastão e da serpente. As seguintes interpretações têm sido admitidas:
Em relação ao bastão:
* Árvore da vida, com o seu ciclo de morte e renascimento.
* Símbolo do poder, como o cetro dos reis
* Símbolo da magia, como a vara de Moisés
* Apoio para as caminhadas, como o cajado dos pastores
Em relação à serpente:
* Símbolo do bem e do mal, portanto, da saúde e da doença.
* Símbolo do poder de rejuvenescimento, pela troca periódica da pele
* Símbolo da sagacidade
* Ser ctônico, que estabelece ligação entre o mundo subterrâneo e a superfície da Terra; elo entre o mundo visível e o invisível
As serpentes não venenosas (Elaphe longissima) eram preservadas nos lares e templos da Grécia não só por seu significado místico como pelo seu fim utilitário, já que devoravam os ratos.
2007-01-24 13:38:35
·
answer #5
·
answered by kctus fobus 2
·
0⤊
0⤋
Ainda antes da era cristã, Asclepíades de Bitínia tentou conciliar o atomisto de Leucipo e Demócrito com a prática médica. Ele tinham um batão que tinha uma cobra ( tem muita mitologia no meio também). Por sua importância o Bastão de Asclepio é o símbolo da medicina.
Na odontologia pelo mesmo motivo, mantiveram o símbolo da medicina.
2007-01-24 13:37:48
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Depois dessas enciclopédias, devo dizer que a medicina está mais para cobra do que qualquer outro animal, pois os seres são tratado com descasos pela área médica.
Vide o que foi feito na China com as pessoas sadias.
2007-01-24 13:49:32
·
answer #7
·
answered by LionRio 7
·
0⤊
1⤋
pq a simbologia da serpente ,vide adao e eva no paraiso rss , he a do mal , e a finalidade da medicina he a cura do mal .
2007-01-24 13:44:47
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Porque se não curar você morre.
2007-01-24 13:43:40
·
answer #9
·
answered by NONAME 4
·
0⤊
1⤋
Não é uma cobra, e sim duas enroladas em um bastão. O nome desse símbolo é caduceu, na Grécia antiga era o símbolo de Hermes,o deus do comércio e de Asclépio, o deus da medicina.O Caduceu ou emblema de Hermes (Mercúrio) é um bastão em torno do qual se entrelaçam duas serpentes e cuja parte superior é adornada com asas. É um antigo símbolo, cuja imagem pode ser vista na taça do rei Gudea de Lagash, 2.600 anos a.C., e sobre as tábuas de pedra denominadas, na Índia, nagakals. Esotericamente, está associado ao equilíbrio moral, ao caminho de iniciação e ao caminho de ascensão da energia kundalini. A serpente da direita é chamada Od, que representa a vida livremente dirigida; a da esquerda Ob, vida fatal e o globo dourado no cimo Aur, que representa a luz equilibrada. Estas duas serpentes opostas figuram forças contrárias que podem se associar mas não se confundir. Também é um símbolo moderno das ciências contábeis, porém é freqüentemente confundido com o símbolo da medicina, que, é representado pelo Bastão de Esculápio.
2007-01-24 13:37:47
·
answer #10
·
answered by Raphael M 6
·
0⤊
1⤋