English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

19 respostas

Porque nao questionam muito os seus fieis. Tentei ler o livro do Kardec mas nao me convenci. Ainda e praticado na Franca, porem em menor escala. Tenho muitas duvidas sobre o espiritimo, apesar de ter passado por uma experiencia esquisita... nao consigo acreditar nele , mas deixa la.

2007-01-24 12:35:41 · answer #1 · answered by Gigi 6 · 3 1

Acredito que a igreja católica no Brasil, decepcionou muita gente, e isto contribuiu muito para ascensão de outras religiões e doutrinas. Um país grande como o Brasil e que tem várias culturas misturadas, é perfeitamente normal a aceitação de outras religiões e doutrinas.Não é o fato de ser em países "subdesenvolvidos' , como foi colocada na questão acima, e sim pelo nível cultural dos países e a forma que religião matriz deste se comporta perante a sociedade. O fato de ser desenvolvido ou não, não tem nada haver!

Senhor Alfredo, tenha mais respeito com as crendices de qualquer ser humano!

Você não foi nem um pouco educado com sua resposta!

Abraços

2007-01-24 12:45:14 · answer #2 · answered by Duilio G.Pereira 1 · 3 0

o Kardecismo surgiu na França (pra quem não sabe, Kardeck era francês
O Japão e outros países orientais tem em sua religião predominante todos os princípios espíritas.
Os EUA são de maioria protestante
A Coréia é ateia (e rima)

2007-01-24 12:28:49 · answer #3 · answered by Lord Marreta 6 · 4 1

Nossa! esta pergunta está terrível.
Ser espírita é uma opção como ser católico , protestante, evangélico (tão em voga atualmente).Mas qto. a prática ou aceitação ser apenas em países subdesenvolvidos, realmente é dose.....
Sugiro que faça uma pesquisa em diversos sites.
No Egito antigo existiam os iniciados que se dedicavam a vários estudos como medicina, espiritualidade e assim por diante.
vamos mais a frente...., por acaso você alguma vez leu sobre os Incas?,
Mas a divulgação começou mesmo com o estudo de Kardec sobre as reuniões que as mesas giravam, no começo ele participava como mero espectador e médico, e os fenômenos destas reuniões eram vistos com olhos de um cientista, ele não acreditava em nada, depois foi mostrado a ele que existe vida após a morte e começou o boom ...Existem muitos países de 1º mundo que praticam o espiritismo.
Portanto sugiro que comece a ler O Evangelho Segundo o Espiritismo, tb. O Livro dos Médiuns.
Não me considero subdesenvolvida e observo que geralmente as pessoas antes de resolverem a praticar esta religião, elasfizeram um estágio no católicismo e demais religiões.
Religião = re-ligar, seja qual for a maneira de praticar o importante é que todas levam a Deus trazendo Paz de espírito.

2007-01-24 13:39:23 · answer #4 · answered by ailime 2 · 2 0

Responda-me.

Porque nos bairros pobres, favelas, lugares sem asfalto e esgotos está cheio de igrejas protestantes e católicas?

Religião é como um alucinógeno...

Olha esse Luca ai em cima... aposto que é daqueles espertos que tiram uma frase do meio do seu contexto ou não lê os textos direito. A doutrina kadecista diz que a alma não tem cor... nem sexo... nem raça... nem status social...

Talvez o Brasil, por sua missigenação, sua orígem nos indígenas e nos negros africanos trouxessem liberdade que na Europa não havia... A Europa era toda catoliquinha... dominada... Os EUA eram protestantes... dominados...!

Eu como sou mistura de indigena, africano, holandes, italiano, português etc... quero mais é que as pessoas tenham liberdade para pensarem como possam... por isso sou livre... de preconceitos e preceitos religiosos... Tupã é meu Deus!

Quem generaliza sempre era! Quem parte de pressupostos falsos também.

Eu posso dizer de cátedra pois não sou espírita!

2007-01-24 12:54:40 · answer #5 · answered by Tupã Mirim 4 · 2 0

Porque para entender e aceitar o espiritismo é preciso de humildade o que alguns países desenvolvidos não tem.
Existe espiritismo nos EUA, na França, em Portugal, não é somente em países em desenvolvimento como o Brasil.
O Brasil ainda é a pátria do Evangelho e o coração do mundo.
Aqui os ensinamentos de Jesus foram mais aceitos e o país é mais espiritual, tolerando várias religiões.
Leia o Livro espírita "Brasil coração do mundo, Pátria do Evangelho", nele você encontrará respostas para sua pergunta

2007-01-24 12:42:22 · answer #6 · answered by Solar 3 · 2 1

A pergunta é equivocada. Totalmente incorreta.
A França é um país do primeiro mundo e é o berço do ESPIRITISMO.
Allan Kardec escreveu a Doutrina Espírita na França nos anos 1800, e toda Europa respeita e admira sua doutrina
Portugal tem CENTROS ESPÍRITAS maravilhosos. Se você entrar no Google e fizer a busca "Centros Espíritas Kardescistas
encontrará centenas de Sites de centros no BRASIL e em toda a EUROPA.
O ESPIRITISMO KARDECISTA PREGA O AMOR AO PRÓXIMO, A PURIFICAÇÃO DO ESPÍRITO PARA AS PRÓXIMAS ENCARNAÇÕES.

Recomendo ao autor da pergunta o site

www.allankardec.com.br
é maravilhoso.

Os protestantes têm tanta vergonha de serem protestantes que usam apelidos de CRENTES, de EVANGÉLICOS, para as diversas seitas protestantes Adventistas, Presbiterianos, Batistas, Universal e outras.
Os protestantes não acreditam em reencarnação mas acreditam em ressurreição. Ressurreição é a maior imbessibilidade do mundo. quando morremos o corpo carnal vira pó, e o Espírito ganha um corpo fluido denominado PERIESPIRITO.
OS PROTESTANTES usam as "igrejas "para lavagem de dinheiro, arrecadam dinheiro dos trouxas para dar boa vida aos pastores.Lançam candidatos à Deputados para entrar no 'MENSALÃO '. RENCARNAÇÃO é o espirito ganhar um novo corpo sadio e percorrer as etapas : nenen, passar pela infância, adolescencia, fase adulta e desencarnação.
RESSURREIÇÃO é Cientificamente comprovado que não hexiste, o corpo podre voltar idoso, velho com doenças da morte.
Depois de morto o corpo acaba e o ESPIRITRO É ETERNO. SE REENCARNA VÁRIAS VEZES ATÉ TORNAR-SE UM ESPIRITO PURIFICADO.

2007-01-24 12:39:33 · answer #7 · answered by FAROFA 7 · 3 2

Ora, pois no Brasil que ERA subdesenvolvido e agora caminha para ser uma grande potência (graças ao Lula), simpatizou--se com o partido nazista (D Pedro II era simpatizante desta bos ta) e ALLAN KARDEC é um racista ferrado , portanto, a elite emergente ou não, nazi q são a praga do Brasil adoram esse F ILHO DA P UTA..duvidam? Leiam este trecho:

"“Os negros, pois, como organização física, serão sempre os mesmos; como Espíritos, sem dúvida, são uma raça inferior, quer dizer, primitiva; são verdadeiras crianças às quais pode-se ensinar muita coisa;" (Allan Kardec, “Perfectibilidade da raça negra” Revue Spirite, Abril de 1862)"

mais informações

http://www.montfort.org.br/index.php?secao=veritas&subsecao=religiao&artigo=kardec&lang=bra

2007-01-24 12:36:10 · answer #8 · answered by Anonymous · 3 2

Não é uma religião muito divulgada tanto que a maioria dos espíritas do mundo está no Brasil. Acho esse negócio de países subdesenvolvidos muito nada a ver.

2007-01-24 12:30:29 · answer #9 · answered by Anonymous · 3 2

Por favor, rapaz, não cometa o sério equívoco de relacionar desenvolvimento ou subdesenvolvimento econômico com religiosidade. São coisas que se interpenetram vez ou outra, mas que nem por isso deixam de ser completamente diferentes.

Se, por acaso, o espiritismo fez mais sucesso aqui do que em qualquer outro lugar, isso se explica praticamente da mesma maneira que expansão das Igrejas Evangélicas, e, em muito menor grau, o crescimento de religiões como o budismo, e até mesmo o de convicções filosóficas como o agnosticismo e o ateísmo.

Nosso país tem muitas realidades, muitas mentalidades, e, portanto, demandas religiosas diferentes e variadas, fato que tem se tornado cada vez mais evidente desde que o catolicismo deixou de ser religião oficial. Em outras palavras, as pessoas começam a ter a impressão de que os costumes e a doutrina pregados pela Igreja Católica já não dão conta de suas "necessidades", nem coincidem o suficiente com os seus valores, e daí então passam a buscar alternativas. Mas tendo esse mesmo catolicismo influenciado profundamente a nossa cultura, principalmente a nossa "cultura religiosa", as demandas espirituais do nosso povo acabam não se distanciando demais dessa base. Por isso, as religiões que mais se expandem por aqui são aquelas que guardam algum tipo de "parentesco" ou relação com a religiosidade cristã católica, como é o caso das correntes "protestantes" e do próprio espiritismo.

Podemos concluir, então, que a aceitação do espiritismo no Brasil está relacionada a questões culturais e que, logo, ela não tem nada a ver com o nosso subdesenvolvimento. Isso aí é uma outra conversa...

_________________
Editando:
P.S.: Sobre o racismo nas obras de Allan Kardec: não sei se as pessoas aqui sabem, mas no século XIX (ou seja, quando Allan Kardec escreve suas obras) e no início do século XX, as doutrinas de superioridade racial eram verdadeiros dogmas científicos na Europa. Sim, por incrível que pareça, é isso mesmo; hoje em dia todo mundo sabe que é um completo absurdo, mas naquela época, a idéia de que brancos são naturalmente superiores aos negros era tida como uma verdade científica absolutamente evidente e, por isso, empiricamente inquestionável (!). Logo, é muito natural que esse tipo de "verdade evidente" apareça nas obras de Allan Kardec, porque para ele, assim como para os demais homens de seu tempo, esse era um dado muito natural...
Eis aí, para regozijo dos fanáticos de plantão, uma prova de que a ciência também dá as suas mancadas... ;-)

2007-01-24 13:08:15 · answer #10 · answered by Drika 3 · 1 1

fedest.com, questions and answers