English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Sabe-se que o RIVOTRIL causa dependencia. Com qual dosagem e tempo de uso é causada a dependencia? Tem uma posologia adequada e um prazo determinado para se retirar a dependencia? Existe uma formula do tipo diminuir para 8 gotas por 10 dias, depois 6 gotas por 10 dias, depois 4 gotas por 7 dias depois 3 gotas por 5 dias até parar , sem que a insônisa volte?
O que é pior : é ser dependente de RIVOTRIL ou é ficar sem Dormir ? Se o usuario do médicamento não sente dificuldades de dirigir um veiculo durante o dia há algum inconveniente, em dirigir pequenos trechos urbanos 30 ou 40 minutos ? Pode dirigir um dia inteiro numa rodovia tipo sair de Belo Horizonte e ir a Januaria fazendo paradas regulares a cada 1,5 ou 2 horas para tomar café?

2007-01-24 10:58:33 · 8 respostas · perguntado por FAROFA 7 em Saúde Saúde Mental

8 respostas

Amigo eu sou de bh e tomo rivotril a mais de 12 anos e dou graças a Deus por ter me livrado de outras drogas que tomava para o sistema nervoso.Dirijo de bh até Campo Grande ms . paro para dormir e tomo o rivotril normalmente.Existem medicamentos triciclicos que ajudam a vc deixar a dependencia do rivotril. Converse com um medico e boa sorte, pois eu não consegui. tomo 2mg a noite.

2007-01-24 12:18:35 · answer #1 · answered by veruska 6 · 0 0

olha conheço um depedente de droga para dormir que depois de 16anos resolveu parar.foi um processo difícil,pois ele teve tremores,sudoreses,um dia teve um súbito aumento da pressão,ficou sem dormir as vezes virando a noite,mas conseguiu sair dessa dependência,e o pior é que ninguém leva isso a sério,é igual droga pesada a desintoxicação demorou seis meses,é por isso,que quando vejo as pessoas pararem com qualquer vício eu vibro assistir uma pessoa querida passar por isso não é fácil.é melhor ficar sem dormir,fazer um exercício,ler,ouvir música que entrar para o consumo de remédios.

2007-01-24 11:14:25 · answer #2 · answered by majô 7 · 1 0

Hoje ela é mais madura, mas ainda sinto, amo como sempre amei.

2016-03-29 00:58:01 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Oi,

Acredito que você esteja tomando esse medicamento por indicação médica. Sendo assim, somente ele é que pode determinar o tratamento/dosagem, de modo a não prejudicar você.
De qualquer forma (apesar de leiga no assunto), pesquisei e li que: "Sua alta potência garante quase sempre um bom resultado e sua prolongada eliminação do organismo diminuem bastante o risco de dependência química."

Confira e consulte seu médico:
Rivotril
O que é e para que serve ?
O rivotril é o clonazepam, um tranqüilizante do grupo dos benzodiazepínicos. Sua alta potência, longo tempo de circulação como forma ativa e peculiaridades farmacodinâmicas o tornam um dos melhores tranqüilizantes disponíveis no mercado. Além disso, é uma medicação antiga o que permite seu conhecimento profundo uma vez que é usada por milhares de pessoas em todo o mundo, há muitos anos, sem nunca ter acontecido nenhum relato de efeitos perigosos. Como é antigo é também barato e fácil de ser encontrado, o que de forma alguma deve ser interpretado como sendo uma medicação de segunda categoria. A segurança dessa medicação é atestada pelo uso que é feito em crianças há muitos anos, sem nenhum problema decorrente do longo tempo de uso. A indústria que fabrica essa medicação elegeu este produto como antiepilético. De fato é assim, como todos os tranqüilizantes benzodiazepínicos, mas o efeito antiepilético não é sua principal função. Seu efeito tranqüilizante, sim, deve ser considerado sua principal qualidade. O Rivotril é eficaz para o controle da Fobia Social, do Distúrbio do Pânico, das formas de ansiedade genaralizadas e para ajudar a controlar os sintomas de ansiedade normais decorrentes de situações extremas da vida de qualquer um. Sua alta potência garante quase sempre um bom resultado e sua prolongada eliminação do organismo diminuem bastante o risco de dependência química. A dose comumente empregada varia entre 0,5 e 6mg por dia, podendo chegar a 20mg por dia em certos casos. Recentemente foi lançado a apresentação de 0,25mg de uso sublingual que está indicado para o uso imediato e episódico. Certos pacientes preferem usar a medicação só quando precisam e não o tempo todo como se costuma fazer, para esses casos existe a alternativa a apresentação sublingual.

Principais efeitos
O bloqueio da ansiedade costuma ser sentido logo nos primeiros dias, com isso os pacientes costumam adquirir confiança na medicação. Por outro lado a sedação é também forte, sendo recomendado para quem está com problemas para dormir. Ao longo do uso o efeito sedativo costuma diminuir permitindo que as pessoas que foram prejudicadas pela sonolência causada pela medicação restabeleçam seu rendimento normal. A sedação é muito variável: algumas pessoas com 1mg ficam completamente sedadas enquanto outras com 6mg não sentem sono algum. Isto depende apenas das características pessoais de cada um e é impossível saber como a pessoa reagirá caso esteja tomando pela primeira vez. Doses mais altas podem diminuir o desejo sexual: este efeito colateral desaparece quando a medicação é suspensa. Outros efeitos comuns aos benzodiazepínicos como tonteiras, esquecimentos, fadiga, também podem acontecer.

Considerações importantes
Não há relatos de má formação induzida durante a gestação provocada pelo rivotril. Sempre que possível, no entanto é recomendável evitar seu uso no primeiro trimestre. Quanto a esse assunto essa medicação é mais segura que outros tranqüilizantes benzodiazepínicos.

Cuide-se bem.
Um abraço

2007-01-24 20:17:17 · answer #4 · answered by Tin 7 · 0 0

Olá!
Sua pergunta tem alguns pontos contraditórios, mas vamos lá.
O Rivotril não é exatamente um indutor de sono, mas sim um medicamento para tratamento de convulsões isoladas ou gerais, porém induz alguns pacientes ao sono.
Quero acreditar que o médico que lhe receitou o remédio seja um Neurologista ou Psquiatra, pois este tipo de medicamento geralmente causa dependência física e psicológica, porém , é necessário dizer que seu médico já deveria ter feito uma alteração na medicação, pois 3 anos já é um período de vício.
Existem remédios muito mais específicos para estes fins, tais como Flunitrazepam, Dormonid, Dalmadorm, etc...
Também é necessária uma avaliação criteriosa para sua condição de utilização do medicamento.
Se puder, diga qual é o laudo do seu médico dizendo qual é a necessidade do uso contínuo do Rivotril (caso vc não seja epilético).
A diminuição deste tipo de medicamento, deve ser feita com supervisão médica, pois a série de reações que o corpo vai apresentar quando você retirar a droga que ele já está consumindo a 3 anos, certamente virá a depressão profunda, grande possibilidade de desenvolver episódios psicóticos, reações extrapiramidais (perna que pula sozinha, tiques, etc...).
Acredite, nem como médico eu poderia fazer alguma sujestão à você, mas procure o médico que está lhe receitando e conte o caso. Caso seja possível, certamente ele vai alterar a medicação substituindo por outra até que você chegue ao limite mínimo de consumo sem problemas.
Um abraço!

2007-01-24 14:12:30 · answer #5 · answered by NADA 6 · 0 0

Amigo, Rivotril é um remédio controlado só vendido mediante receita médica que fica retida na farmácia. Baseada nesse fato, imagino que você tenha um médico que acompanha seu tratamento ou que pelo menos fornece as receitas. Ninguém melhor do que ele para responder a todas as suas perguntas, pois todas são muito variáveis de paciente para paciente. Algumas pessoas desenvolvem dependência em menos tempo, outras em mais tempo e outras ainda nem desenvolvem a dependência. Quanto a dirigir, ninguém melhor que seu médico para avaliar, de acordo com a dosagem de remédio que você toma, ok? Boa sorte.

2007-01-24 12:43:39 · answer #6 · answered by lilinha32 7 · 0 0

Éssa medicação, causa dependência,,como vc descreveu acima..
é válido tentar diminuir a dosagem gradativamente, lentamente...durante esse processo, deverá ser realizada consultas, para o acompanhamento do pcte, e verificar junto ao médico, a substituição por outro medicamento, mais tolerável, ao organismo..
Não é aconselhavel dirigir veículos, sob ingesta dessas medicações, prejudica as reações imediatas , que devem ser tomadas no transito.

2007-01-24 11:10:17 · answer #7 · answered by lloyd 3 · 0 0

A melhor maneira é sob acompanhamento médico. Com certeza o médico que prescreve a receita, visto que se trata de um medicamento faixa preta, poderá ajudar essa pessoa.

2007-01-24 11:04:50 · answer #8 · answered by CPSILVA 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers