English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Um dicionário organizado pela Igreja
Católica afirma, entre outras pérolas,
que homossexualidade é doença

por Mario Sabino

Novecentas páginas, 78 verbetes. Essas são as dimensões da mãe de todas as bombas religiosas que o Vaticano acaba de despejar nas livrarias italianas. Seu título original é Lexicon – Termini Ambigui e Discussi su Famiglia, Vita e Questioni Etiche (Dicionário dos Termos Ambíguos e Discutidos sobre Família, Vida e Questões Éticas). Organizado pelo Conselho Pontifício para a Família, um dos braços da Cúria Romana, o livro é de uma clareza contundente a respeito do que a Igreja Católica pensa sobre questões como aborto, contracepção, divórcio, homossexualidade e sexo seguro. Não há nada que não tenha sido já afirmado e reafirmado pelo papa João Paulo II, em suas condenações do que considera a dissolução familiar perpetrada pela modernidade. Mas o Lexicon vai além: tenta revestir o que é puro dogma católico com explicações que oscilam entre a pseudo-ciência e a sociopsicologia de rodapé.

No verbete dedicado ao sexo seguro, decreta-se, talvez por inspiração do Espírito Santo, que essa é uma categoria que não existe. A intenção, aqui, é censurar o uso de preservativos (que, assim como a adoção de outros métodos contraceptivos artificiais, significa para a Igreja um passaporte para o inferno) e recomendar a abstinência sexual para quem não goza das delícias beatíficas do casamento monogâmico. Ao fulminar um anátema contra a camisinha, o autor do verbete diz que ela reduz a apenas 10% o risco de contrair Aids numa relação. "O que diríamos de um modelo de avião que caísse em 10% dos vôos?", compara. Trata-se de uma mentira: o uso de camisinha previne o contágio por HIV em 99% dos casos. Ou seja, o risco é de 1%, desprezível do ponto de vista estatístico.

O capítulo mais espantoso, no entanto, é o que discorre a respeito dos homossexuais. O Lexicon utiliza conceitos de um ateu convicto, Sigmund Freud, o pai da psicanálise, para concluir que a homossexualidade é um "conflito psíquico não resolvido que a sociedade não pode institucionalizar" – uma doença, enfim – e que o termo "homofobia" é uma "palavra criada por associações homossexuais para estigmatizar todos aqueles que se perguntam sobre o assunto e não aceitam a banalização e a 'normalização' da homossexualidade". Realmente Freud, que não se aprofundou muito no tema, formulou a hipótese de que a homossexualidade (em especial, a masculina) fosse fruto de uma diferente elaboração do complexo de Édipo. Mas jamais a timbrou como "conflito psíquico não resolvido". É bom lembrar ainda que, há mais de dez anos, a Organização Mundial de Saúde retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças – com o aval de médicos e psicólogos. Quanto ao termo "homofobia", ele surgiu para designar a perseguição concreta que os homossexuais ainda sofrem em diversas esferas da sociedade. Como a que o Vaticano agora promove contra eles.

O Lexicon – um monumento à intolerância visto com reservas até mesmo dentro do Vaticano – é a obra magna do cardeal colombiano Alfonso López Trujillo, presidente do Conselho Pontifício para a Família e uma das personalidades de maior prestígio da Cúria Romana. Na década de 80, ele ajudou a torpedear a Teologia da Libertação (o que não foi exatamente ruim, convenhamos) e foi acusado por seus inimigos de usar métodos truculentos para neutralizar padres e bispos da Colômbia que não compartilhavam de seus pontos de vista. Seu trabalho frente ao Conselho Pontifício para a Família é motivo de admiração entre os ultraconservadores e o transformou em papável bem cotado. Deus nos livre.

Fonte: Revista Veja

2007-01-24 05:31:49 · 16 respostas · perguntado por APOLOGÉTICO 4 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

16 respostas

A intolerância no meu modo de ver é o pior dos pecados. O pior é que as pessoas se fiam nessas máximas para amar a 'Deus" !!!! Deus, além de querer amor a ele, quer tb que amemos ao próximo como a nos mesmos...A bíblia diz claramente que aquele que amar a Deus mas ofender ao irmão é mentiroso.
Não nos cabe julgar.

2007-01-31 22:01:58 · answer #1 · answered by In- de inconveniente 6 · 0 0

Eu já trabalhei numa escolinha de deficientes, e vi num livro q chama : CID (cod. internacional da doença) E lá consta q transtornos sexuais, ou seja , pessoas de sexo indefinido, nasce c/ essa doença, eu só não lembro o cod do cid, mais segundo a medicida é doença, eu desconheço se a Igreja Católica tb considera assim.

2007-02-01 12:50:44 · answer #2 · answered by Gy 4 · 0 0

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨Ñ SEI MUITO MAIS EU ACHO QUE SIM¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

2007-02-01 12:41:02 · answer #3 · answered by rafabeky 1 · 0 0

doença ou nao , eu gosto só de mulher...

2007-02-01 12:27:39 · answer #4 · answered by LUCK 5616 - STAAT IRON 5 · 0 0

APÓLOGET,COM TODO O RESPEITO QUE TENHO POR TODAS AS RELIGIÕES,EU ACHO QUE A IGREJA CATÓLICA,ATRASOU O PROGRESSO DO MUNDO EM PELO MENOS 500 ANOS,POR PURO PRECONCEITO.NENHUMA IGREJA PODE CONDENAR O SEXO SEGURO,OU CONTENSÃO DA NATALIDADE.SÃO PROBLEMAS SOCIAIS E DE SAÚDE, E QUE FOGEM AO CONTROLE DE IGREJAS.SE
A HOMOSSEXUALIDADE FOR UMA DOENÇA,MAIOR COMPREENSÃO AS IGREJAS TERIAM DE TER,POIS AS DOENÇAS NÃO DEPENDEM DE ESCOLHA,ELAS VÊEM SEM QUE A GENTE AS QUEIRA.
EU PARTICULARMENTE ACHO QUE A ORIENTAÇÃO ,NÃO DEPENDE DE ESCOLHA,A PESSOA JÁ NASCE ASSIM.NINGUÉM PROCURARIA UM CAMINHO MAIS DIFÍCIL,SUJEITO A PRECONCEITOS DIVERSOS.TEMOS DE ADMITIR QUE HÁ UMA DIVERSIDADE TAMBÉM NESSE CAMPO;E AS IGREJAS NÃO DEVEM SE METER NISSO.O PAPEL DA IGREJA É TRABALHAR A FÉ E A ESPIRITUALIDADE DOS FIÉIS.SOU KARDECISTA E NÃO FAÇO NENHUM TIPO DE DISCRIMINAÇÃO,INCLUSIVE A RELIGIOSA.

2007-02-01 12:17:48 · answer #5 · answered by marinamorena@yahoo.com.br 6 · 0 0

Não HÁ DUVIDAS UM POUCO É DOENÇA, MAS A MAIORIA E DE PESSOAL SEM VERGONHA.

2007-02-01 08:30:22 · answer #6 · answered by AIMAR 5 · 0 0

Olha, se homossexualismo é doença o que se pode dizer desses padres pedófilos ??

Esse "Dicionário" é uma fonte infinita de ignorância, preconceito, intolerância e medo, isso mesmo, MEDO!!

Cara, até hj naum entendo esse medo e aversão doentia da igreja católica (iniciais minúsculas de propósito!)aos gays, parece discurso neo-nazista!

O mais nojento de tudo é o que eles falam da camisinha e dos métodos anti-concepcionais...Argh!!! É tanta ignorância que dá vontade de vomitar... O que eles querem?? que a mulherada dê a luz até cair??

Enfim, os homossexuais nunca me fizeram mal e naum tenho nada contra eles. Pra mim, cada um usa seu ânus com bem entender e além disso não é da minha conta!

Agora, a relação da igreja católica com os gays é ...tipo assim ..um: "não quero querendo", sacou??

Afinal de contas, "QUEM DESDENHA QUER COMPRAR"!

2007-01-31 21:46:33 · answer #7 · answered by Calvin R 2 · 0 0

Um dicionário antes de ser publicado deve certamente ter verificação de técnicos ad hoc.
Considere a posição de médicos e psicólogos a cerca do homossexualismo, se é doença ou não e compare a vida de quem o é com a de outras pessoas. Aí terás mais ou menos uma visão.

2007-01-31 10:53:39 · answer #8 · answered by NelloPessoa 3 · 0 0

Não posso afirmar se é uma doença ou não, contudo algo posse te dizer honestamente, Deus nos deu o livre arbítrio para fazermos o que quisermos porém, iremos assumir nossos atos. Não podemos nos fazer de inocentes e esquecer que ele fez a mulher para o homem e ambos juntos é que podem formar uma família de verdade. Respeito os homossexuais mas dizer que isso é vontade de Deus é um exagero!

2007-01-30 12:56:16 · answer #9 · answered by Dady 2 · 0 0

Isso só retrata a falta de sensibilidade que essa instituição tem pela humanidade de um modo geral. primeiro acusam uns de bruxos, feiticeiros, assassinos de D'us e mandam matá-los, roubam-lhes e perseguem-nos impiedosamente...agora sobrou para os homossexuais, não respeitando a opção destes em escolher a maneira como querem viver...Enquanto isso, padres pedófilos violentam coroinhas e outras crianças, freiras se escondem durante alguns meses para esconderem a gravidez, o banco do vaticano continua cada vez mais rico e o Papa cada vez mais distante de todos falando o que quer sem risco de ter que pedir desculpas por possuir a seu favor a cláusula da infalibilidade, ou seja, o cara nunca erra. E o mundo que se dane.

2007-01-30 11:10:55 · answer #10 · answered by KITO 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers