English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Quando o catolicismo começou a aderir às imagens de esculturas e aos desenhos de fatos bíblicos e de santos, a idéia não era ir contra os ensinamentos da Palavra de Deus, mas implantar uma didática pragmática para que o povo da Idade Média, leigo e analfabeto, pudesse aprender mais sobre as histórias bíblicas. O difícil foi conseguir separar a imagem da adoração idólatra, o que o catolicismo romano falhou miseravelmente ao dar plena evasão a uma prática tão condenada pela Bíblia Sagrada.

Até mesmo os livros apócrifos condenam tal prática. Por exemplo, no primeiro Livro de Macabeus é-nos contado que os judeus preferiram enfrentar a morte e ir contra o decreto do rei grego Antíoco Epifânio a terem de adorar as imagens do panteão mitológico da Grécia: “Erigissem altares, templos e ídolos [...] a obrigarem-nos a esquecer a lei e a transgredir as prescrições” (I Macabeus 1:47-49). Ou seja, a problemática católica teve início com uma boa intenção: instruir os incautos usando as imagens.

2007-01-23 22:09:02 · 21 respostas · perguntado por FRANÇA - mais que vencedor 4 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

21 respostas

A Igreja Católica e as imagens

Erroneamente se divulga que os católicos praticam a idolatria...



É verdade que algumas pessoas da Igreja Católica erraram nos quase dois mil anos de sua história. É de se esperar também que uma Igreja com 1 bilhão e meio de seguidores tenha mais erros que uma com 1 milhão de membros. Na verdade, somos santos e pecadores. Santos enquanto instituição e, pecadores enquanto membros.
No entanto, se tem uma coisa que erroneamente se divulga é que os católicos praticam a idolatria.

Idolatria, segundo o dicionário, quer dizer adorar ídolos.
A Igreja Católica Apostólica Romana sempre ensinou, com base Bíblica, que "Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás" (Dt 6,13). Não adoramos e nem devemos adorar qualquer coisa ou pessoa além do único e Supremo Deus Trino.

Se um médico erra não podemos culpar a medicina pelo seu erro. Da mesma forma, que se um advogado erra não é culpa da lei. Assim, se infelizmente muitos católicos, por ignorância, exageram no respeito às imagens a culpa não é da doutrina católica; que lembra que desde o Antigo Testamento o próprio Deus ordenou ou permitiu a instituição das imagens que conduziriam a salvação através do Verbo Encarnado, Jesus Cristo, como por exemplo a serpente de bronze (Nm 21,4-9; Sb 16,5-14; Jo3,14-15), a arca da Aliança e os querubins (Ex 25,10-22; 1Rs 6,23-28).

Os católicos sabem que imagens são simplesmente imagens, não tem poder em si mesmas, pois são somente sinais. Seria uma bobeira ao ir para praia ficar em frente à placa que diz "Praia a 10 km" como se tivesse chegado ao lugar desejado. Sabemos que semelhante a uma placa, as imagens somente indicam a verdadeira pessoa digna de admiração e louvor. Isto não quer dizer que as placas são desnecessárias porque apontam para o lugar certo.

Semelhante a isto é pegarmos uma foto de um ente querido e acharmos que esta foto é o próprio ente querido.
Se eu destruir a foto, evidentemente não destruo a pessoa da foto. Se eu pisar na foto, evidentemente não piso na pessoa representada na foto. Mas, como você se sentiria se pegassem uma foto de um ente querido seu e na sua frente cuspissem nela, a destruísse ou pisassem nela? Certamente não ficaríamos muito felizes.
Porque embora a foto não seja a pessoa, o gesto de destruí-la fere gravemente a nossa dignidade.

Ora, a mesma escritura que em Deuteronômio capitulo 4 proíbe imagens é a mesma escritura que mostra que Moisés, Salomão e outros cunharam ou talharam imagens. Teria Deus enlouquecido? Poderia a Bíblia contradizer-se?

Quando o povo no deserto foi picado por serpentes Deus manda Moisés cunhar um cajado de bronze (portanto uma imagem) com uma serpente e todo o que olhasse para este cajado seria curado. Ora, foi o cajado que curou as pessoas? Não, o cajado de serpente representava ao Senhor Jesus Cristo elevado na Cruz. É Ele que cura as pessoas e não a imagem da serpente.

"Moisés fez, pois, uma serpente de bronze, e fixou-a sobre um poste. Se alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, conservava a vida." (Nm 21,9)

Tanto é que o povo começa adorar a imagem como se ela fosse a responsável pela cura e o Senhor manda Moisés destruí-la:
"Destruiu os lugares altos, quebrou as estelas e cortou os ídolos de pau asserás. Despedaçou a serpente de bronze que Moisés tinha feito, porque os israelitas tinham até então queimado incenso diante dela. (Chamavam-na Nehustã)." (2 Rs 18,4)

Vemos então que o errado é a idolatria e não as imagens. Ou seja, o errado é o ato de idolatrar imagens e não fabricá-las!

"Guardai-vos, pois, de fabricar alguma imagem esculpida representando o que quer que seja, figura de homem ou de mulher, representação de algum animal que vive na terra ou de um pássaro que voa nos céus, ou de um réptil que se arrasta sobre a terra, ou de um peixe que vive nas águas, debaixo da terra. Quando levantares os olhos para o céu, e vires o sol, a lua, as estrelas, e todo o exército dos céus, guarda-te de te prostrar diante deles e de render um culto a esses astros, que o Senhor, teu Deus, deu como partilha a todos os povos que vivem debaixo do céu." (Dt 4,16-20)

Não esqueçamos que, na época, havia o politeísmo, ou seja, a crença em vários deuses. A proibição de Deus se refere ao culto de adoração a alguma imagem que fosse tratada como o próprio Deus. Como, por exemplo, o povo que faz um bezerro de ouro para adorá-lo no deserto como se fosse o próprio Deus.

"Tiraram todos os brincos de ouro que tinham nas orelhas e trouxeram-nos a Aarão, o qual, tomando-os em suas mãos, pôs o ouro em um molde e fez dele um bezerro de metal fundido. Então exclamaram: 'Eis, ó Israel, o teu Deus que te tirou do Egito'." (Ex 32, 3-4)

Veja que Salomão, o homem mais sábio que já existiu e existirá segundo o próprio Deus, também fez imagens de madeira:
"Fez no santuário dois querubins de pau de oliveira, que tinham dez côvados de altura. Cada uma das asas dos querubins tinha cinco côvados, o que fazia dez côvados da extremidade de uma asa à extremidade da outra. Revestiu também de ouro os querubins. Mandou esculpir em relevo em todas as paredes da casa, ao redor, no santuário como no templo, querubins, palmas e flores abertas. Nos dois batentes de pau de oliveira mandou esculpir querubins, palmas e flores desabrochadas, e cobriu-as de ouro; cobriu de ouro tanto os querubins como as palmas." (1 Rs 6,23-32)

Algumas coisas que a Igreja ensina sobre imagens:

"A imagem sacra, representa principalmente Cristo. Ela não pode representar o Deus invisível e incompreensível; é a encarnação do Filho de Deus que inaugurou uma nova economia das imagens: 'Antigamente Deus, que não tem corpo nem aparência, não podia em absoluto ser representado por uma imagem. Mas agora, que se mostrou na carne e viveu com os homens, posso fazer uma imagem daquilo que vi de Deus (...) Com o rosto descoberto, contemplados a glória do Senhor'". (São João Damasceno)

"O culto cristão das imagens não é contrário ao primeiro mandamento que proíbe ídolos. De fato 'a honra prestada a uma imagem é prestada na verdade a pessoa a ela representada'" (São Basílio).

"O culto da religião não se dirige as imagens em si mesmas como realidades, mas as considera em seu aspecto próprio de imagens que nos conduzem ao Deus encarnado. Ora, o movimento que se dirige à imagem, enquanto tal não termina nela, mas tende para a realidade da qual é a imagem." (São Thomás de Aquino)

2007-01-23 22:24:33 · answer #1 · answered by ladysorrow 7 · 4 3

1º essa pergunta já saiu, e os católicos não adoram imagem, nós veneramos o santo representado por ela.
Vc tem alguma foto de uma pessoa qrida em sua casa? É a mesma coisa, as imagens são apenas para se lembrar do santo, da vida de santidade dele, para termos como exemplo e seguí-lo. É mto dificil p/ vcs entenderem isso, ou gostam de se passar por ignorantes mesmo? Essa pergunta é respondida milhões de vezes, parecem q são ruins p/ entender.
Outra, é melhor cada um cuidar da sua vida, pois na biblia diz, "não julgueis para não ser julgados", acho q isso basta, ou preciso dizer mais alguma coisa?

2007-01-23 22:27:33 · answer #2 · answered by menininha 2 · 7 0

Essa pergunta já saiu por aqui antes mesmo de vc nascer! Seria a mesma coisa perguntar por que vc insiste em pagar o dizimo para um idiota de um pástor pra ele ficar rico, e tudo bem!
Deixe os católicos em paz e cuide da sua vida pecaminosa!

2007-01-23 22:14:46 · answer #3 · answered by SATELLITE 7 · 7 1

Procure no Aurélio a diferença entre HONRAR E ADORAR.E incauto, é quem paga mensalidade pra pastor safado disfarsada de dízimo.

2007-01-23 22:20:12 · answer #4 · answered by Anonymous · 6 1

Em vez de se preocupar com essas coisas vc deveria se preocupar com seu filho...a não ser que seja mentira tudo o que vc escreveu! Pq um pai que está prestes a perder o filho não perderia o precioso tempo que resta na frente de um computador fazendo esse tipo de pergunta!

2007-01-23 22:15:09 · answer #5 · answered by « ŧ¡át¡¢å » 2 · 6 1

É mais sadio adorar uma imagem do que receber uma lavagem cerebral.

2007-01-23 22:25:11 · answer #6 · answered by Ricardão 7 · 4 0

Pelo mesmo motivo que os evangelicos adoram os pastores ...

Existem duas biblías: A de vcs e nossa ! Não andianta ficar comparando !!!

2007-01-23 22:23:04 · answer #7 · answered by Ricardo 1 · 5 1

Os católicos não adoram imagens, eles veneram os santos que aquelas imagens representam.

2007-01-23 22:22:27 · answer #8 · answered by Adriane1975 3 · 5 1

Será ignorância ou falta de cultura que faz com que essa pergunta seja infinitamente repetida ?

2007-01-23 22:30:30 · answer #9 · answered by Morgause 4 · 4 1

minha querida pessoa, nós católicos não adoramos imagens, as imagens apenas representam ums idéia do que é Jesus e nossa senhora. que estão no céu ao lado de nosso pai intercedendo por nós. ao contrário do que os evangélicos ou melhor os protestantes porque evangélico todos nós somos porque seguimos o evangelho. adorar imagem significa: criar uma escultura do nada, dar lhe um nome e venerar esta escultura pelo resto da vida. o que nós católicos não fazemos.

2007-01-23 22:28:43 · answer #10 · answered by anjo 3 · 4 1

Por que as pessoas perguntam tanta merd*, sem saber de que estao falando???

2007-01-23 22:19:50 · answer #11 · answered by ¿¿Cuma?? 4 · 4 1

fedest.com, questions and answers