Oi Amiga!!!
O alcoolismo no meu entender resume-se numa questão psicológica, se estabelece geralmente em pessoas que tiveram uma infância conturbada, oriundas de decepções amorosas,convívio familiar conflitante, são pessoas que durante o transcorrer dos anos necessitaram de um estímulo para encarar as dificuldades que a vida nos oferece, e que por questões estruturais(timidez,insegurança,etc...) se sentiam incapazes de encarar os problemas e encontravam no álcool e nas drogas as saídas ou soluções (ilusórias) que só amortizam o sofrimento e abre portas para outros vícios.
Particularmente não acredito que isto só ocorra por hereditariedade ou com quem faz o uso moderado(social),isso ajuda no processo,mas não é a causa principal.
Obs: Esse relato é exclusivamente baseado em minha experiência nada agradável com esta situação, e a convivência,durante o tratamento,com pessoas que sofriam deste problema como você disse,arrasador e triste.
Felizmente hoje sou geração> Água de Coco.
2007-01-26 13:59:09
·
answer #1
·
answered by ? 6
·
0⤊
2⤋
O tema das dependências é muito abrangente. Abarca o mundo do uso e abuso de drogas e também os campos da personalidade e das interacções humanas. Se uma pessoa for dependente de algo, seja comida, droga, atitude ou relação, sente uma necessidade acrescida disso e sofre uma tortura física e emocional quando está privada - síndrome de abstinência. Uma mensagem da nossa cultura é de precisarmos de "coisas" que completem a nossa vida, levandao à atribuição do factor de culpa para algo exterior a nós. A base da dependência é a ideia de que existem espaços vazios dentro de nós rotulados de "Necessidades Dolorosas" e que podem ser preenchidas para acabar com a dor:
Comida: Tentativa de aliviar a solidão e depressão
Drogas e álcool: entorpecer a consciência de como a situção está má
Objectos: s. de poder e prolongamnto da energia da pessoa
Pessoas: sentimento de aceitação, apoio na sua fraqueza.
Devido ao pensamento errado de preenchimento, as pessoas senterm-se melho temporariamente por preencherem os seus vazios. Depois a s. volta. Levando a um novo preenchimento que para ser mais longo conduz a um consumo cada vez maior.
Fito: Fortalecer o s.n. - infusões de aveia, verbena, alxcaçuz ou escutelária. Evitar café, álcool e tabaco. Dente-de-leão, bardana e trevo encarnado purifica o organismo. Ginseng e astrágalo aumenta a energia evitando fadiga e exaustão nervosa.
Aumentar a compreensão das causas do stress através de terapia de grupo.
Aromaterapia: banho com óleo de mangericão, rosmaninho, salva-esclareia e hortelã-pimenta.
Bach: Larch - aumentar decisão.
2007-01-26 12:46:47
·
answer #2
·
answered by wmpjjdjdj 2
·
0⤊
0⤋
Alcoolismo pode ser, em parte, determinado geneticamente. Por isso, filhos de alcoólatras estão em maior risco. Convivência com outros alcooólatras também contribuem para o risco. Freqüentar certos ambientes como bares e boates, casas de jogo, que são lugares nos quais se costuma beber muito, é outro risco. Sexo masculino é risco. Depressão, ou tendência à depressão é também outro risco. Certas situações especiais que levem a grande desilusão, como fracasso financeiro, ou amoroso, desemprego, aposentadoria precoce, gerando tédio e ociosidade são outros fatores de risco. Portanto, como vê, são muitos os fatores de risco. O importante é alertar a pessoa enquanto é tempo, para que ela não caia nessa terrível armadilha.
2007-01-24 04:09:20
·
answer #3
·
answered by Falco 7
·
0⤊
0⤋
Leve-a para visitar um alambique e se a pessoa mergulhar de cabeça num tonel de cachaça, é alcóolatra.
2007-01-23 18:11:04
·
answer #4
·
answered by ArFil 5
·
0⤊
0⤋
Eu não creio na assertiva de que alguém nasce com tendência a alguma coisa nem que vício seja doença hereditária. Eu conheço muitos filhos de alcoólatras que nunca beberam e filhos de quem nunca bebeu se tornar alcoólatra. Tudo depende da índole da pessoa: se a pessoa quiser se tornar um viciado ela se torna, sendo que depois de se tornar viciada nem todas as pessoas conseguem abandonar o vício sem tratamento, muitas conseguem por força de vontade, por pura abstinencia.
2007-01-23 17:13:55
·
answer #5
·
answered by Juvenaldo GO 4
·
1⤊
0⤋
Se já bebe, mesmo q seja socialmente, já tem a tendência!
Se vai ou não virar alcoólatra, isso é outra coisa, mas o simples fato de beber já mostra/indica q a pessoa já tem a tendência !!!!
Há anos q eu jogo dominó e Damas e, só isso, já indica q tenho tendências p/ ser um viciado em jogo [não estou entrando na questão de vício maligno ou benigno]; Graças a Deus nunca fiquei viciado, + q tenho a tendência isso eu tenho, pelo simples fato de jogar!!
Assim é com todas as pessoas: COMEÇOU, já está com a tendência !!! Parou ou nunca jogou/bebeu: NÃO tem tendência !!
2007-01-23 17:06:36
·
answer #6
·
answered by Crescendo Sempre! 2
·
0⤊
0⤋
O alcoolismo é uma doença hereditária.Então se alguém na família é alcoólatra a pessoa tem chances de se tornar também.Fora isso existe a adquirida,que depende só do psicológico de cada pessoa.
2007-01-23 17:04:35
·
answer #7
·
answered by Mel 4
·
0⤊
1⤋
É a compulsão, minha jovem!
Sempre a compulsão.. Seja pra álccol, tabaco, jogos...
Manias...
2007-01-23 17:03:22
·
answer #8
·
answered by ? 7
·
0⤊
0⤋
Os fatores podem ser vários... Na minha opinião, a hereditariedade é o principal fator. Quem tem pai ou mãe com algum desses vícios é muito provável que o terá.
2007-01-23 16:58:18
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Você já viu o Lula..... pois é.....
2007-01-23 16:57:03
·
answer #10
·
answered by OOHAY 2
·
0⤊
0⤋
só ver c a pessoa chega com o olho vermelho em casa
2007-01-23 16:54:32
·
answer #11
·
answered by Sikamikanico 2
·
0⤊
0⤋