English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-01-23 06:05:08 · 3 respostas · perguntado por savioladeira 3 em Negócios e Finanças Crédito

3 respostas

Definição: Consumo X Consumismo


Lá no verso do pacote de cigarros, há sempre um grave alerta: “O Ministério da Saúde adverte: fumar pode causar vários males à sua saúde.” Pois olha, eu vou lhe dizer que, em minha modesta opinião, qualquer embalagem, de qualquer produto, deveria trazer o seguinte aviso: “O Ministério da Fazenda adverte: o consumismo pode causar vários males à saúde do seu bolso.”  
Veja, eu particularmente não sou contra o consumo em si. Como economista, eu tenho inclusive a obrigação profissional de estimular o consumo e, através dele, o crescimento da economia. Mas consumo é uma coisa, já consumismo é bem outra. E o pior (ou melhor...) é que na maior parte das vezes a gente sabe direitinho a diferença entre uma coisa e a outra. 
Consumo é quando você compra uma blusa nova, para combinar com aquela calça diferente que você acabou de ganhar. Consumismo é quando você compra aquelas cinco blusas novas, sabendo que já não tem mais lugar para guardar, e depois acaba descobrindo, já em casa, que você tem outras muito parecidas mofando lá no fundo do armário. 
Consumo é comprar um carro novo pelo prazer de dirigi-lo, e para substituir o antigo que já estava ficando velhinho. Consumismo é comprar um carro só porque saiu o modelo novo e o “antipático” do seu vizinho já tem um estacionado na garagem.
Consumo é quando você compra uma trufa de chocolate porque bateu aquela vontadezinha; consumismo é quando você “detona” uma caixa inteira de bombons porque brigou com o namorado e ficou deprimida. 
Bem, se você se identificou com qualquer uma dessas situações, provavelmente você está infectado pelo vírus do consumismo. E qual o remédio? Antes de comprar e consumir qualquer coisa, faça-se a pergunta: “Isso aqui realmente vai aumentar minha qualidade de vida hoje, amanhã, ou depois?”
Se a resposta for não, tesoura nesse gasto! Seria puro consumismo, e quanto antes ele for extirpado, melhor.

2007-01-24 11:48:16 · answer #1 · answered by Alexandre L 6 · 1 0

Saia de casa sem cartão de crédito.
Se olhe com aquele monte de coisas a serem consumidas e pergunte-se: Eu realmente preciso fazer isto? Preciso disto tudo? O que aconteceria se eu não tivesse visto isso e estivesse em casa agora, assintindo televisão?
Não exagere nos bares e restaurantes.
Não queira bancar o amigo que paga tudo, pra se sentir emocionalmente aceito pelos outros.
Pesquise preços.
Não se compare a ninguém.
O brasileiro vive muito de aparências. Descobri isto depois que viajei pra outros países (inglaterra por exemplo). Pessoas de alto padrão de vida, pegam ônibus e metrô. Se vestem como os outros, etc.
O sistema de transporte lá é melhor? Sim, muito melhor. Mas a questão não é essa. Muitos de nós não iriam ao trabalho de ônibus, mesmo que fosse mais fácil e mais barato. Falo isto pois sou cobrada constantemente a comprar um carro. (Sou profissional liberal e professora universitária). Me pergunto: pra que comprar um carro se pego o ônibus na esquina de minha casa e paro na frente do meu trabalho? Gasto 80,00 por mês em transporte (ás vezes 120,00, se pego taxi), enquanto que muitos gastam 350,00/400,00 com o carro, por mês, com trajetos parecidos.
Pego ônibus mas já viagei pro exterior 2 vezes.
Muita gente tem carro, paga de bom e não vive o melhor da vida.
Minha opinião iria longe. Mas o resumo é: NÃO SE CONTAMINE! Fica esperto! SEJA VOCÊ!!

2007-01-23 14:18:10 · answer #2 · answered by Banana Maçã 5 · 0 0

Aborte todos os meios disponíveis de comprares algo, como por exemplo cartão de crédito (o vilão, quebre-os), cheques (rasgue-os), etc. Se saires para o trabalho, ou a passeio, prepare os lanches em casa e leve-os. Procure eventos gratuítos para se divertires.
Um abraço!

2007-01-23 14:13:58 · answer #3 · answered by Kako-RJ 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers