Alma é o mundo dos sentimentos, vontades, etc... e espírito é vc, portanto o nosso espirito ta pronto mas a carne é fraca, pq esta ligada diretamente à alma, a carne faz o q desejamos com a alma e o espirito foi o sopro na narina de Adão, veio de Deus e para Deus tornará, tanto dos salvos como dos não salvos mas a alma q pecar a bíblia diz q essa morrerá.
2007-01-23 05:04:58
·
answer #1
·
answered by Esther 2
·
0⤊
0⤋
Neshamá = Alma
Nefésh=Espírito
Se você se beliscar poderá sentir que está vivo. Se alguém lhe chamar aos gritos, você certamente irá atender ao chamado. Seus sentidos lhe orientam como reagir a cada ato que ocorre em sua vida. Mas quando alguém a quem você ama muito lhe magoa ou lhe ofende, que sentido você usa para expressar o que sente, além das lágrimas que escorrem em sua face?
Sua alma!
Uma alma é Energia Divina; é existência além da matéria. É a parte de você que existe além da matéria, além de seu corpo e de seus cinco sentidos. Não pode ser vista. A alma é para o corpo aquilo que o astronauta é para a roupa espacial; funciona como uma bateria, dando vida e animação. Tire o astronauta da roupa, e esta será basicamente inútil. Tire a alma do corpo, e o corpo basicamente desmorona. (Isso é a morte - a separação entre corpo e alma).
É impossível dar uma definição concreta da alma, pois a alma não é uma entidade concreta mas abstrata. Não é matéria - é energia - mas também não é energia física. É energia Divina, um pedacinho de D'us dentro de você.
A pessoa teria de na verdade fazer calar os sentidos para sentir a alma. Se você fosse cego, surdo, mudo, sem nariz e com o tato insensível, ainda estaria vivo dentro de si mesmo. Mas que parte de você ainda está viva? Eis o que é a alma.
O Espírito
O ser humano é uma criatura complexa, composta de corpo e espírito. Para todos os propósitos, o corpo humano é basicamente um animal. A singularidade do ser humano não está em seu corpo, mas no espírito. O corpo é facilmente acessível para estudo, e no decorrer dos tempos cientistas e médicos aprenderam muito sobre as necessidades do corpo. O espírito, no entanto, é intangível, e portanto, muito menos acessível para análise.
Nossos Sábios declararam que a neshamá, ou espírito, tem "necessidades nutritivas" específicas, assim como o corpo. Os nutrientes da neshamá são as mitsvot da Torá. Falha no suprimento de seus nutrientes essenciais à neshamá resultará em uma "síndrome da deficiência espiritual". Os sintomas mais visíveis desta síndrome é um sentimento de insatisfação.
Como as necessidades espirituais da pessoa não podem ser examinadas em laboratório, a causa da insatisfação freqüentemente passa despercebida. A pessoa que sente descontentamento procurará, evidentemente, uma maneira de aliviar este sentimento desconfortável. Uma pessoa pode tentar ganhar mais dinheiro; outra procurará a aprovação dos outros; uma outra se voltará para a comida; e outras ainda para o álcool, tranqüilizantes ou drogas.
Nenhum desses é o nutriente específico que a alma precisa, e portanto estas válvulas de escape não podem dar mais que um alívio temporário. A pessoa que se sente um pouco aliviada de seu desconforto após comer logo perceberá que o sentimento desagradável voltou, e procurará mais comida.
Seja na comida, dinheiro, honras, álcool, drogas ou qualquer outra maneira que a pessoa busque alívio, a volta da insatisfação resultará numa recorrência a esta maneira de se aliviar. É assim que se desenvolvem o "workaholismo". Os desenvolvimentos do vício no trabalho, na comida, no álcool, no jogo e nas drogas são todos similares. Não há um fim. Jamais pode haver qualquer satisfação duradoura porque nenhum deles fornece o nutriente espiritual que está faltando. A síndrome da deficiência espiritual não pode ser aliviada por nenhum desses, da mesma forma que as vitaminas A, B, D e E não podem curar a deficiência de vitamina C.
Nas obras da ética judaica, encontramos referência ao conceito de simchá shel mitsvá. Esta expressão geralmente é traduzida como "a alegria de cumprir uma mitsvá." Porém simchá pode ter diversos significados. De fato, pode significar "júbilo" ou "alegria", mas também pode significar "satisfação", como quando o Talmud diz que uma pessoa verdadeiramente rica é aquela que está sameach bechelko - satisfeita com seu quinhão. Isso não significa necessariamente que espera-se que a pessoa seja repleta de júbilo se está vivendo sob condições muito austeras. Porém, embora não esteja exatamente eufórica, mesmo assim pode estar satisfeita com sua porção. Similarmente, nem todos estão num nível de sentir entusiasmo com o cumprimento de uma mitsvá, mas a pessoa deveria ter um sentimento de satisfação, que é o alívio do descontentamento da síndrome de deficiência espiritual.
A fome espiritual não é muito diferente da fome física. O apetite da pessoa pode ser saciado com qualquer alimento, mas certamente existe uma diferença entre comer alimentos sem gosto e iguarias. Cumprir uma mitsvá fornece o nutriente que falta para a alma, mas há uma diferença se a pessoa cumpre a mitsvá de maneira mecânica "sem gosto", ou como uma "iguaria", com cavaná (intenção) apropriada.
Se estamos permanentemente num estado de insatisfação, devemos ser sábios para reavaliar a qualidade de nossas mitsvot.
2007-01-31 02:08:19
·
answer #2
·
answered by KITO 3
·
1⤊
0⤋
No início do livro do gênesis onde relata-se a criação de Adão, você pode notar que, assim está escrito: Deus soprou em suas narinas o fôlego de vida e o homem foi feito alma vivente. Isso quer dizer que o homem até aquele momento era uma alma morta, quando se fez a fusão entre o corpo e o espírito o homem passou a ser alma vivente, se você obsevar o trecho em que se relata a criação dos animais, verá que também eles, são chamados de almas. Portanto creio que alma é o corpo físico Espírito é a força invisível que dá vida e movimento a este corpo. Muitas pessoas rerindo-se a elas mesmas dizem: Minha pessoa, isso não significa que ela tem uma pessoa. Alguém pode dizer minha alma referindo-se a si mesmo.
2007-01-29 23:34:18
·
answer #3
·
answered by g.santos45 4
·
1⤊
0⤋
Realmente ha muita confusão, mas ai que esta um dos motivos da confusão:
*** ie p. 15 pars. 12-14 A idéia se introduz no judaísmo, na cristandade e no islamismo ***
12 Dois desses antigos filósofos exerceram muita influência sobre as doutrinas da cristandade. Um deles foi Orígenes de Alexandria (c. 185-254 EC), e o outro, Agostinho de Hippo (354-430 EC). Sobre eles diz a New Catholic Encyclopedia: "Apenas com Orígenes no Oriente e com S. Agostinho no Ocidente, é que a alma foi estabelecida como substância espiritual e se formou um conceito filosófico da sua natureza." Em que base formularam Orígenes e Agostinho seus conceitos sobre a alma?
13 Orígenes foi discípulo de Clemente de Alexandria, que foi "o primeiro dos Pais que explicitamente adotou a tradição grega referente à alma", diz a New Catholic Encyclopedia. As idéias de Platão sobre a alma devem ter influenciado profundamente a Orígenes. "[Orígenes] introduziu na doutrina cristã todo o drama cósmico da alma, que ele adotou de Platão", observou o teólogo Werner Jaeger em The Harvard Theological Rewiew.
14 Agostinho é encarado por alguns na cristandade como o maior pensador da antiguidade. Antes de se converter ao "cristianismo" à idade de 33 anos, Agostinho tinha profundo interesse na filosofia e se tornara neoplatônico. Depois da sua conversão, continuou neoplatônico no seu modo de pensar. "Sua mente foi o cadinho em que a religião do Novo Testamento foi mais completamente fundida com a tradição platônica de filosofia grega", diz The New Encyclopædia Britannica. A New Catholic Encyclopedia admite que a "doutrina [da alma, por parte de Agostinho], que até os fins do século 12 se tornou padrão no Ocidente, deve muito . . . ao neoplatonismo
*** it-1 p. 90 Alma ***
Os termos das línguas originais (hebr.: né·fesh [???]; gr.: psy·khé [????]), segundo usados nas Escrituras, mostram que a "alma" é a pessoa, o animal ou a vida que a pessoa ou o animal usufrui.
As conotações que a palavra portuguesa "alma" geralmente transmite à mente da maioria das pessoas não estão de acordo com o significado das palavras hebraica e grega usadas pelos inspirados escritores bíblicos. Este fato tem obtido continuamente um reconhecimento mais amplo. Lá em 1897, no Journal of Biblical Literature (Revista de Literatura Bíblica; Vol. XVI, p. 30), o professor C. A. Briggs, em resultado de pormenorizada análise do uso de né·fesh, comentou: "Alma (soul), no seu uso em inglês, no tempo atual, transmite usualmente um significado muito diferente de ??? [né·fesh] em hebraico, e é fácil que o leitor incauto a interprete erroneamente."
*** it-2 p. 31 Espírito ***
A palavra grega pneú·ma (espírito) deriva de pné·o, que significa "respirar ou soprar", e crê-se que a palavra hebraica rú·ahh (espírito) derive duma raiz que tem o mesmo sentido. Rú·ahh e pneú·ma, portanto, significam basicamente "fôlego", mas têm significados ampliados além do sentido básico. (Veja Hab 2:19; Re 13:15.) Podem também significar vento; a força vital nas criaturas viventes; o espírito que a pessoa revela ter; pessoas espirituais, inclusive Deus e suas criaturas angélicas; e a força ativa de Deus, ou Seu espírito santo. (Veja Lexicon in Veteris Testamenti Libros [Léxico dos Livros do Velho Testamento], de Koehler e Baumgartner, Leiden, 1958, pp. 877-879; Hebrew and English Lexicon of the Old Testament [Léxico Hebraico e Inglês do Velho Testamento], de Brown, Driver e Briggs, 1980, pp. 924-926; Theological Dictionary of the New Testament [Dicionário Teológico do Novo Testamento], editado por G. Friedrich, traduzido para o inglês por G. Bromiley, 1971, Vol. VI, pp. 332-451.) Todos estes significados têm uma coisa em comum: todos se referem a algo invisível para a visão humana e que dá evidência de força em ação. Tal força invisível é capaz de produzir efeitos visíveis.
2007-01-31 04:43:52
·
answer #4
·
answered by Marcelo Pinto 4
·
0⤊
0⤋
Dá no mesmo.
Não aceites que te metam em pânico. É um assunto badalado em muitas Igrejas recentes.
Muitos Esquartejam o homem em três ou mais partes.
O Homem é uma Unidade.
Uma é designação das ciências (filosofia, psicologia) e outra é designação religiosa. Ambos conceitos tratam da parte incorpórea, imaterial do ser humano.
2007-01-31 02:45:27
·
answer #5
·
answered by NelloPessoa 3
·
0⤊
0⤋
somos formados de corpo
alma e Espirito. como um ovo a alma `e a gema, o Espirito a Clara e o corpo `e a casca. ambos sao importantes e devem servir a Deus
2007-01-28 11:53:37
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
alma é vc nessa vida....voce atual é a sua alma....agora quando vc morre e lembra de todas as suas vidas passadas, vc se torna todas as suas existencias juntas em vc simultaneamente, aí vc é um espirito...o espirito é vc completo, com todas as suas vidas junto com vc na sua memoria...sua alma é so vc nessa vida
2007-01-23 12:58:14
·
answer #7
·
answered by Scully 4
·
0⤊
0⤋
ALMA é o nome da mãe da Roberta em RBD, já espírito... vc descobre olhando pra vc mesmo.... pode compará-lo ao seu próprio humor.... tipo assim: - Nossa vc tem um espírito de liderança em ... e/ou então veja um bom filme de terror...
2007-01-23 05:09:54
·
answer #8
·
answered by barbaracoc 1
·
0⤊
0⤋
Basicamente, a alma é o que faz o nosso corpo funcionar, tudo em sincronismo, é a vida propriamente dita... é dificil falar do que não se vê..... O Espirito diz respeito ao que se adquire no mundo espiritual, o mundo material é um reflexo do mundo espiritual, tudo que acontece lá acontece aqui, por isso, quando aceitamos a Jesus como nosso salvador, nós recebemos o Espirito Santo de Deus e tudo começa a se alterar no mundo espiritual, alterando consequentemente no mundo material....
Esta questão de mundo espiritual é uma coisa muito séria e nós não devemos querer conversar com espíritos ou adivinhar o futuro, pois, quando praticamos isso, damos abertura para o demônio no mundo espiritual.... pense nisso....
2007-01-23 05:05:17
·
answer #9
·
answered by KIKO- Baruk Raba Beshen Adonai 5
·
0⤊
0⤋
A alma é a vida. É como a eletricidadeque liga um rádio,quando vc corta esta eletricidade o rádio desliga. Quando cortamos a alma, nós morremos. Não existe espírito.
2007-01-23 05:03:04
·
answer #10
·
answered by Davidson A 2
·
0⤊
0⤋