É VERDADE
Muitos Tjs já vem com estudos prontos mostrando que leram versões bíblicas das eras passadas, mostrando originais de não sei da onde, pra mostrar que a tradução fala em MADEIRO. Veja que o salão do reino já vem com estudos prontos, que lhes são empurrados de goela abaixo (lavagem cerebral) para mostrar poste ereto ou estaca. Vejam que o participante de apelido “TJ” aí, respondeu o mesmo que a HAKIRA_ RJ, o mesmo texto pré-decorado.
Agora eu pergunto, uma cruz (ou a cruz de Cristo) foi feita de que? De pedra ou de Madeira? Lógico que foi de madeira.
Vejam também as referências que a Bíblia fala sobre CRUCIFICAÇÃO e não “postificação” ou “estacação” ou se fosse madeiro como dizem, porque o original do grego, ou hebraico ou outros que falam do madeiro, não citam “MADEIRAÇÃO”. eles falam mesmo de crucificação.
Então, caros Tjs, não me venham com essa de mostrar referências em Atos de stau•rós e xý•lon (madeiro), porque as cruzes na época de Jesus era de madeira mesmo.
O fato da pergunta de Severino aí é a respeito dos CRAVOS NAS MÃOS ( no plural) repito, das mãos. Voces TJs mudam de assunto tentando desvias do foco principal. Falem agora dos cravos em suas próprias traduções da Tradução Novo Mundo? Porque não mudaram também este versículo?
Prova-se com isso que nós acreditamos que ele morreu mesmo numa Cruz com haste transversal.
O que não dizer de Pedro que morreu de cabeça para baixo numa cruz, será que ele também foi crucificado num poste ereto? Como, pois Pedro teria ficado pregado, se seu peso arrancaria os cravos de seus membros?
Voces tem é que aceitar Jesus como seu único e suficiente salvador, para escaparem do armagedon no Céu.
2007-01-24 03:03:25
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋
Jesus nao morreu em uma cruz,O ensino da cruz surgiu em Babilonia,adorava-se o deus Tamuz e com o tempo incorporou tal doutrina,se vc raciocinar a biblia relata que nem um osso de Jesus foi quebrado,se vc furar sua mao tenha certeza que isso ocorrerá, segundo estudos Jesus foi perdurado em uma estaca, o termo cruz na versao joao Ferreira nao aparecer nos inscritos antigos.
2007-01-23 11:47:30
·
answer #2
·
answered by malcherrubra 2
·
4⤊
0⤋
Sim, a própria bíblia fala que foi em uma estaca e não em uma cruz, incluseve noa aconselha a não usar imagens nem objetos para adoração, como a maioria fazem com a cruz usando-a como se fosse um símbolo de proteção.
2007-01-23 11:37:28
·
answer #3
·
answered by Dady 2
·
3⤊
1⤋
João 20:25 - Conseqüentemente, os outros discÃpulos diziam-lhe: “Temos visto o Senhor!” Mas, ele lhes disse: “A menos que eu veja nas suas mãos o sinal dos pregos e ponha o meu dedo no sinal dos pregos, e ponha a minha mão no seu lado, certamente não acreditarei.”
Aqui não cita nem cruz nem estaca.
Temos de examinar o significado das duas palavras gregas que os escritores bÃblicos usaram para descrever o instrumento da morte de Cristo: stau·rós e xý·lon.
A The International Standard Bible Encyclopedia (1979) diz sob o tópico “Cruz”: “Originalmente o grego staurós significava uma estaca de madeira pontuda, vertical, firmemente fixa no chão. . . . Elas eram colocadas lado a lado em fileiras para formar cercas ou paliçadas em volta de povoados, ou, avulsas, eram usadas como instrumentos de tortura nos quais transgressores sérios da lei eram publicamente suspensos para morrer (ou, se já mortos, terem seus cadáveres plenamente desonrados).”
Os romanos realmente usavam um instrumento de execução chamado em latim de crux. E, ao traduzir a BÃblia para o latim, esta palavra crux era usada como tradução de stau·rós. Visto que a palavra latina crux e a palavra portuguesa cruz são similares, muitos erroneamente presumem que a crux era necessariamente uma estaca com uma viga cruzada. Contudo, The Imperial Bible-Dictionary diz: “Até mesmo entre os romanos a crux (da qual se deriva nossa cruz) parece ter sido originalmente um poste reto, e isto sempre permaneceu a parte mais proeminente.”
O livro The Non-Christian Cross (A Não-Cristã Cruz) acrescenta: “Não existe uma única sentença em qualquer dos inúmeros escritos que formam o Novo Testamento que, no grego original, forneça sequer evidência indireta no sentido de que o stauros usado no caso de Jesus fosse diferente do stauros [poste ou estaca] comum; muito menos no sentido que consistisse, não em um só pedaço de madeira, mas em dois pedaços pregados juntos em forma de uma cruz.” Cristo poderia muito bem ter sido pregado num tipo de crux (stau·rós) conhecido como a crux simplex. Assim é que tal estaca foi ilustrada pelo erudito católico romano Justus Lipsius do século 16.
Numerosos tradutores das Escrituras Gregas Cristãs (Novo Testamento), portanto, traduzem do seguinte modo as palavras de Pedro em Atos 5:30: “O Deus de nossos antepassados levantou Jesus, a quem matastes por pendurá-lo num madeiro [ou “árvore”, segundo a King James Version, a New International Version, A BÃblia de Jerusalém (na edição em inglês) e a Revised Standard Version].” Talvez queira também verificar como a sua BÃblia traduz xý·lon em: Atos 10:39; 13:29; Gálatas 3:13; e 1 Pedro 2:24.
Embora tais cristãos não usem cruzes, eles apreciam profundamente o fato de que Cristo morreu por eles. Sabem que o sacrifÃcio de Cristo é uma maravilhosa demonstração do “poder de Deus” e de amor eterno. (1 CorÃntios 1:18; João 3:16) Mas, eles não necessitam de algum objeto material, como uma cruz, para ajudá-los a adorar a este Deus de amor. Pois, como Paulo exortou, ‘andam pela fé, não pela vista’. — 2 CorÃntios 5:7.
A Greek-English Lexicon, de Liddell e Scott, define xý·lon como significando: “Madeira cortada e pronta para uso, lenha, madeiro, etc. . . . pedaço de pau, tora, viga, poste . . . porrete, cacete . . . estaca em que os criminosos eram pregados . . . de madeira verde, árvore.” Diz também “no NT, da cruz”, e cita Atos 5:30 e 10:39 como exemplos. (Oxford, 1968, pp. 1191, 1192) Entretanto, nesses versÃculos a Al, IBB, MC e BJ traduzem xý·lon por “madeiro”. (Compare esta forma de tradução com Gálatas 3:13; Deuteronômio 21:22, 23.)
“A forma da [cruz de duas vigas] teve sua origem na antiga Caldéia e foi usada como sÃmbolo do deus Tamuz (tendo a forma do Tau mÃstico, a letra inicial de seu nome) naquele paÃs e em terras adjacentes, inclusive no Egito. Por volta dos meados do 3.° séc. A.D., as igrejas ou se haviam apartado ou tinham arremedado certas doutrinas da fé cristã. A fim de aumentar o prestÃgio do sistema eclesiástico apóstata, aceitavam-se pagãos nas igrejas, à parte de uma regeneração pela fé, e permitia-se-lhes em grande parte reter seus sinais e sÃmbolos pagãos. Assim se adotou o Tau ou T, na sua forma mais freqüente, com a peça transversal abaixada um pouco, para representar a cruz de Cristo.” — An Expository Dictionary of New Testament Words (Londres, 1962), W. E. Vine, p. 256.
2007-01-23 15:20:38
·
answer #4
·
answered by hakyra_rj 3
·
1⤊
0⤋
Morreu na cruz, pois as execuções Romanas eram assim, com prego de cravo, um soldado acabou por enfiar sua lança para acabar com a agonia....
2007-01-23 11:38:15
·
answer #5
·
answered by adriano g 6
·
1⤊
0⤋
A CRUZ é amada e respeitada por milhões de pessoas. A The Encyclopædia Britannica chama a cruz de “principal sÃmbolo da religião cristã”. Mas os cristãos verdadeiros não usam a cruz na adoração. Por que não?
Uma razão importante é que Jesus Cristo não morreu numa cruz. A palavra grega em geral traduzida “cruz” é staurós. Significa basicamente “poste ou estaca”. A The Companion Bible (BÃblia Companheira) diz: “[Staurós] jamais significa duas peças de madeira transversais em qualquer ângulo . . . Não há nada no grego do [Novo Testamento] que sequer sugira duas peças de madeira.”
Em vários textos, os escritores bÃblicos usam outra palavra para referir-se ao instrumento usado para executar Jesus. à a palavra grega xylon. (Atos 5:30; 10:39; 13:29; Gálatas 3:13; 1 Pedro 2:24) Essa palavra significa simplesmente “madeiro”, ou “pedaço de pau, porrete ou árvore”.
Explicando por que uma simples estaca era usada para execuções, o livro Das Kreuz und die Kreuzigung (A Cruz e a Crucificação), de Hermann Fulda, diz: “Nem sempre havia árvores disponÃveis nos locais escolhidos para execução pública. De modo que um simples poste era fincado no chão. Nele os criminosos eram amarrados ou pregados com as mãos para cima, muitas vezes também com os pés amarrados ou pregados.”
A prova mais convincente, porém, vem da Palavra de Deus. O apóstolo Paulo diz: “Cristo nos livrou da maldição da Lei por meio duma compra, por se tornar maldição em nosso lugar, porque está escrito: ‘Maldito é todo aquele pendurado num madeiro [“numa árvore”, Versão Rei Jaime, em inglês].’” (Gálatas 3:13) Aqui Paulo cita Deuteronômio 21:22, 23, que fala claramente de uma estaca, não de uma cruz. Visto que tais meios de execução faziam da pessoa uma ‘maldição’, não seria apropriado os cristãos terem em sua casa imagens de Cristo pregado num madeiro.
Não há evidência de que aqueles que se diziam cristãos usassem a cruz na adoração nos primeiros 300 anos após a morte de Cristo. No quarto século, porém, o imperador pagão Constantino converteu-se ao cristianismo apóstata e promoveu a cruz como sÃmbolo deste. Qualquer que tenha sido a motivação de Constantino, a cruz nada tinha a ver com Jesus Cristo. De fato, a cruz é de origem pagã. A New Catholic Encyclopedia admite: “A cruz está presente tanto na cultura pré-cristã como na cultura não-cristã.” Várias outras autoridades no assunto têm ligado a cruz à adoração da natureza e aos rituais do sexo praticados pelos pagãos.
Por que, então, foi adotado esse sÃmbolo pagão? Pelo visto, para tornar mais fácil os pagãos aceitarem o “cristianismo”. No entanto, a BÃblia condena claramente qualquer devoção a um sÃmbolo pagão. (2 CorÃntios 6:14-18) As Escrituras proÃbem também toda e qualquer forma de idolatria. (Ãxodo 20:4, 5; 1 CorÃntios 10:14) Com muito boa razão, portanto, os cristãos verdadeiros não usam a cruz na adoração.
2007-01-23 11:36:44
·
answer #6
·
answered by Specula — Annuntians Regnum Iehovah 5
·
2⤊
1⤋
Podemos afirmar que a passagem de João 20:25 prova justamente o contrário do pretendido pelos membros da cristandade. Observamos que a expressão “sinal [no singular] dos pregos” (em grego: ÏÏÏον Ïῶν ἥλÏν; týpon tôn hélon), que ocorre duas vezes, exige que as mãos de Cristo tenham sido pregadas uma sobre a outra. Se Cristo tivesse sido pregado com os braços abertos numa cruz, haveria sinais dos pregos, cada prego deixando um sinal em cada mão. No entanto, o texto fala de “sinal” no singular. Portanto, ter Jesus morrido numa cruz com braços abertos está fora de cogitação. Para que houvesse apenas um sinal (no singular) nas “mãos” (plural) de Jesus, suas mãos teriam de ser pregadas juntas, uma sobre a outra.
Podemos ilustrar isso com a seguinte situação: digamos que você fosse incumbido de fazer um único furo em duas peças de madeira. A única maneira de fazer isso seria colocar uma sobre a outra. Embora cada madeira apresentasse depois disso dois orifÃcios, ou buracos, o furo (sinal) feito foi um só.
Bem, neste caso, tal pessoa estaria confundindo “sinal” (do grego ÏÏÏοÏ;ï týpos) com “sinal” (do grego Ïημεá¿Î¿Î½ï ï»ï semeÃon). A palavra usada em João 20:25 é ÏÏÏοÏï (týpos), que significa “sinal” no sentido literal – significa um sinal concreto, fÃsico, material: uma marca, um traço, entalhe, furo, ou corte.O uso figurado de semeÃon pode ser visto pelo seu emprego em Revelação 13:13, 14; 16:14; 19:20, que fala dos “sinais” (ï³ï¨ïï¥ï©ï¡ï»ï semeîa) realizados pela “fera”, por demônios e pelo “falso profeta”, no sentido de “obras poderosas”.Em consonância com o sentido simbólico de semeÃon, temos hoje a palavra “semiologia”, que é usada para denominar a ciência que estuda os sinais (imagens, gestos, vestuários, ritos, etc.) que caracterizam a cultura humana.
uma possibilidade razoável é que o termo “pregos” (no plural) inclua também os pés de Cristo, pois seus pés também foram pregados. (Luc. 24:39) Isso explicaria a expressão “pregos” no plural, indicando que um havia sido afixado nas “mãos” de Jesus, deixando um “sinal” (no singular), e o outro nos seus “pés”.
2014-05-28 18:41:15
·
answer #7
·
answered by ? 7
·
0⤊
0⤋
Não sabia...
2007-01-23 15:20:25
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
QUEM FOI QUE DISSE QUE ELE MORREU EM UMA ESTACA?
2007-01-23 15:08:30
·
answer #9
·
answered by nega 3
·
0⤊
0⤋
Sério?
A crucificação tem que ter necessariamente uma estaca, com uma trave horizontal. O supliciado pode ter os braços amarrados ou os punhos pregados ( nunca as mãos que seriam facilmente arrancadas se pregadas). O crucificado morre de insuficiência respiratória, pois fica pendurado sem apoio para os pés. Ao se pregar os pés se aumenta a tortura pois o indivíduo demora mais ao morrer, ou a dor aumenta ao se quebrar os joelhos. Matar o supliciado com um golpe de lança era um ato de misericórdia, e os condenados mais abastados subornavam guardas romanos para fazê-lo à noite. Nenhum deste fatos relatos eu li na bíblia ou evangelhos e sim nas referência da revolta dos escravos de Roma, lideradas por Spartacus, onde Crasso organizou a maior execução por crucificação, ao crucificar os escravos revoltosos ao longo da via Apia até as portas de Roma ( um escravo a cada 50 metros)
2007-01-23 11:48:37
·
answer #10
·
answered by Nabosantos 7
·
0⤊
0⤋
aham
2007-01-23 11:45:05
·
answer #11
·
answered by Erikinha 2
·
0⤊
0⤋