Fui convidado diversas vezes a fazer palestras em um centro espírita de um grande amigo meu.
Afirmo, sem erro, que lá apregoa-se a prática do bem de forma contundente, tanto que mesmo não sendo espírita, concordei em falar sobre moralidade, descencia e virtudes.
Acreditam no Cristo, na Santíssima Virgem e popagam o bem de maneira igualitária. Tive a grata satisfação de juntamente com muitas pessoas que conheço, pedir donativos em roupas, alimentos não perecíveis para doação a entidades carentes e acredite: Tudo chegava fielmente a seu destino.
Uma vez por semana, faziam a distribuição noturna de uma sopa gigantesca, que alimentavam os pobres e mendigos da cidade onde moram.
Guardo muito boa impressão deles embora ainda seja cético aos fenômenos espiritistas.
Li durantes muitos anos várias religiões e percebi que o espiritismo é uma caricatura grotesca da Yoga. A yoga é milenar e carrega em si a simplicidade do conhecimento ao longo de gerações.
Posso afirmar que o espiritismo é o primeiro degrau na escalada da espiritualidade e as mais belas páginas já escritas estão muito acima de sua fraca luz.
Posso também afirmar, que neste caminho revolto de águas aparentemente perenes, muitos perdem o juizo por não conseguirem encontar um porto seguro em canto algum, ja que na infinitude o centro é qualquer ponto no espaço, sendo todos o centro de tudo.
Assim muitos acabam completemante loucos confundindo de modo enfatico e contundente o que é imaginação com realidade e tomando a realidade como falsa ilusão.
Neste estágio de idéias, um bom psiquiatra se fará necessário.
Posso entretanto deixar consigo uma frase de um grande filósofo ainda vivo ( Jim Rohn ) que trata do crescimento interior para qualquer pessoa. Ele diz: "Trabalhe mais intensamente em você mesmo, que em qualquer outra atividade nesta curta vida"
Assim nos transformaremos em algo de extraordinário valor e o mundo inteiro agradecerá por conviver conosco!
2007-01-22 23:33:44
·
answer #1
·
answered by Safenado e a magia da astrologia 7
·
1⤊
0⤋
Minha amiguinha Coqueirinha.
Realmente a Doutrina Espírita preconiza a reflexão de nosso comportamento para buscarmos transformações interiores que venham a esmerilhar nossas falhas buscando a melhoria de nossa conduta moral, e como uma doutrina que defende o livre arbítrio, o Espiritsmo não como princípio julgar a conduta das pessoas e cercear suas liberdades de elas próprias buscarem sua progressão espiritual através do acerto das faltas cometidas.
Nossa própria consciência do discernimento das práticas inclinadas ao mal, constituem toda a autoridade de nosso arbítrio.
Um abraço, Coqueirinho.
2007-01-22 23:00:21
·
answer #2
·
answered by ? 6
·
3⤊
0⤋
Se fala tudo isso , não sei pois não frequento .
Essa pergunta não vale somente aos Espíritas ; será que pessoas de qualquer religião pratica o que prega ?
Vamos PESQUISAR e descobriremos quem mais se aproxima da verdade.
2007-01-22 22:55:22
·
answer #3
·
answered by Índião 6
·
3⤊
0⤋
É difícil pq são seres humanos por isso tendem a erros, não é só pq tenho conhecimento de algo que vou ser perfeita!
O que eles fazem é tentar ajudar da melhor forma possível, eu acredito e sei que a reforma começa de dentro para fora, mas ainda tenho muito a consertar em mim! E sei disso! Mas não é uma coisa que se faça do dia para a noite!
2007-01-22 22:53:14
·
answer #4
·
answered by *Camilla* 7
·
3⤊
0⤋
Em geral, o espirita pratica o que prega devido a consciência que possui com relação à NECESSIDADE de reforma interior e melhorar sua conduta moral.
No entanto, nenhum espírita é perfeito, e todo espírita está aprendendo, ele tem seus conflitos interiores e suas dificuldades, como qualquer outra pessoa, por mais que disponha do conhecimento do Espiritismo.
Sim, há espiritas que são orgulhos, egoistas e tudo mais. Eu mesmo tenho MUITO o que aprender e melhorar ainda. Ainda sou muito egoista, estou longe de de dizer que minha conduta moral é das melhores, tenho que melhorar muito mesmo, mas sinto que ao menos estou no caminho disso.
O que é muito forte no Espiritismo no entanto é a consciência clara da necessidade e da responsabilidade de melhorar; e isso está, creio, em todo o espírita que leva a sério o ensinamento. O ensinamento espírita é muito claro e totalmente coerente, o que fortalece a fé e a certeza de que é preciso haver reforma interior, por mais que ela nos pareça difícil ou desagradável ou incômoda. Em geral, o espírita pode não fazer, mas tem consciência clara de que está deixando de fazer algo que deveria estar sendo feito, não sei se fui claro....
Ao colega Noronha ai em cima, eu respondo: o espirita não está preocupado em agradar a Deus com a caridade e sim em aliviar algum problema do próximo. Não confundir caridade com esmola. A caridade muitas vezes consiste em um simples abraço, numa conversa amiga, etc. Quando um Centro Espirita promove um sopão por exemplo, para dar comida, saiba que esse mesmo Centro Espirita normalmente oferece N atividades para que esses atendidos no sopão possam ter, se quiserem, outras oportuinidades maiores do que matar a fome. Há quem diga que o ato de dar um prato de sopa a quem está com fome é uma ação momentânea sem valor, talvez assim pensem por nunca terem passado a dor da fome...
Então o espírita não se preocupa em agradar Deus, mas sim tenta colocar em PRATICA o que Cristo ensina e seguir a instrução espiritual recebida, o que em resumo, poderia se resumir no mais simples, compreesível e abrangente ensinamento de Cristo: "ame ao próximo com a ti mesmo" . Se isso não agrada ao Deus citado pelo colega Noronha, então paciência, pois é isso que precisa ser feito. Talvez até estejamos falando de dois Deuses diferentes...
Fico feliz em ver um colega evangélico dizer que a doutrina Espírita é uma doutrina bonita! Da mesma forma, digo que conheço muitos evangélicos cuja força da fé é algo admirável.
2007-01-22 23:34:58
·
answer #5
·
answered by Oráculo!!! 5
·
2⤊
0⤋
Todos somos seres humanos e com tendências a erros.
Os espíritas buscam praticar o que pregam, mas como em outras religiões (um exemplo bem claro do protestantismo), às vezes, acabam caindo na arrogância.
É uma tendência errada, mas humana, quando acreditamos em algo, acabamos pré-rejeitando outras crenças, às vezes sem nem analisar o fundamento.
Por isso não me digo espírita, pois não frequento os centros, e por acreditar que preciso melhorar um para ser digno se assim me considerar, mas tenho no espíritismo minha filosofia de vida, minha busca para melhorar e minha forma de entender e encontrar a Deus.
2007-01-22 23:05:11
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Numa igreja qualquer fala-se muito em bondade, caridade e honestidade. Será que entre eles praticam o que pregam?
2007-01-22 22:58:37
·
answer #7
·
answered by Saquinho de Pipoca 3
·
2⤊
0⤋
Quem sou eu para julgar não é? Disse Jesus à cada um segundo suas obras.
Mas sem duvida estudando a Doutrina Espirita aprendemos muito e mudamos a forma de pensar assim nos reformamos intimamente mas é necessario viver o que se aprende e posso afirmar que conheço muitos Espiritas que vivem o que pregam . Muita Luz
2007-01-22 22:58:10
·
answer #8
·
answered by Vilma 4
·
2⤊
0⤋
Os Kardecistas falam muito na reforma íntima, mas é impossível fazer de uma hora para outra, nós somos imperpeitos e cometemos erros como qualquer pessoa de qualquer religião. Também tenho meus defeitos , mas tento melhorar nem que seja um pouquinho. Ninguém consegue mudar da noite pro dia, leva para isso.
2007-01-22 22:57:39
·
answer #9
·
answered by Andrea 7
·
2⤊
0⤋
o mais importante é vc praticar obem q acredita. Se os outros praticam ou não, a responsabilidade é exclusivamente deles.
2007-01-22 22:55:08
·
answer #10
·
answered by sil 2
·
2⤊
0⤋