O conhecimento da Palavra Divina não devia ser pregada por um salário. (Mat. 10:8 - ....de graça rebestes, de graça dai)
Pedro instruiu: “Pastoreai o rebanho de Deus, que está aos vossos cuidados, não sob compulsão, mas espontaneamente; nem por amor de ganho desonesto, mas com anelo; nem como que dominando sobre os que são a herança de Deus, mas tornando-vos exemplos para o rebanho.” — Mateus 10:8; 1 Pedro 5:2, 3.
2007-01-23 00:00:31
·
answer #1
·
answered by amigo x 2
·
0⤊
1⤋
Coleguinha,
A "ostentação" da Igreja não é para os líderes... não sei se você se conscientizou de uma coisa: o patrimônio da Igreja é da Igreja, e não dos padres, bispos, etc. No caso de certas PIGN (Pequenas Igrejas, Grandes Negócios), são pessoas que acumulam patrimônio às custas dos fiéis e esse patrimônio, quando eles morrerem, será repassado a seus filhos e parentes. Não será revertido em nada positivo para a população.
Ao contrário do que ocorre nas Igrejas Católicas, cujos templos são, muitas vezes, Patrimônio Histórico da Humanidade.
A "luxúria" que você alega existir em Roma, minha cara, é constituída de obras de arte que devem ser preservadas, e o Vaticano conta com especialistas para fazer isso. Sei que você, provavelmente, não deve se importar com obras de arte, mas eu me importo...
Os "adornos" das Igrejas Católicas são, geralmente, extremamente artísticos, estão ali para ser olhados, enfim, são "propriedade pública". Ao contrário do haras do Casal Renascer... que, certamente, não é um lugar onde qualquer pessoa pode entrar e ficar olhando obras de arte, como é o caso dos templos católicos.
Também sei que você não deve saber que a Igreja Católica faz muitos trabalhos em prol dos semelhantes, tais como as Pastorais da Saúde e da Criança. Aliás, você conhece o trabalho da Pastoral da Criança? Pelo visto, não conhece.
Então, minha cara, você fala do que desconhece... e fala de forma irônica, ainda por cima, como se fosse dona da mais completa verdade. Nunca vi tamanha arrogância em toda minha vida.
2007-01-22 22:22:29
·
answer #2
·
answered by Verbena 6
·
7⤊
3⤋
Como é que podem ter salário se não trabalham?
2007-01-22 23:04:49
·
answer #3
·
answered by Enciclopédia 3
·
3⤊
0⤋
É o seguinte: Depois de cada missa, o padre pega aquele saquinho de ofertas e vai guardando, no final de cada mês, ele precisa separar o que é de Deus e o que ele vai pegar para seu sustento, então ele pega todo aquele dinheiro arrecadado e joga para cima e o que Deus pegar é da igreja, e o que cair no chão ele pega para seu sustento. Justo não é?
2007-01-22 22:18:08
·
answer #4
·
answered by Xan 7
·
6⤊
4⤋
Eu não sei como é que funciona a sua religião(se é que tem alguma) mas na minha Igreja os padres divulgam a cada bimestre um boletim com todas as despesas da Igreja , inclusive seus salários.
2007-01-22 22:24:11
·
answer #5
·
answered by o pequeno aprendiz 3
·
2⤊
1⤋
minha cara amiga tampinha, padres ou pastores são pessoas como nós e necessitam de bemns materiais, eu sdiscordo das pessoas q falaram q eles não deveriam receber salario, o salario de um padre custa em media 600 reais, o que não é muito, e que não da para quase nada, mas o que muitos questionam é que, muitos pastores exigem um dizimo alto, exatamente 10 por cento da salario( como o q esta escrito na biblia) mas vc deve concordar que a biblia foi esv=crita a muito tempo atras, e dar dez por cento do seu salario pesa para qualquer um, na igreja catolica o dismo é pregado, mas não tem a quantia certa, se vc quiser dar 50,20,30,10,5 ou ate mesm0 1 real, vc doua quanto quiser e como puder, ele é colocado em uma carteirinha e que ninguem v a quantidade de dinheiro q o irmão dá............ mas o q vemos são pessoas como os donos da Renascer que aceitam dizimo ate com cartão de debito, correntes de ouro e outras coisas, isso é justo, fazer a cabeça das pessoas para enriquecer e entrar em outro pais com dinheiro dos outras, pregavam coisas lindas, mas não faziam........ agora se vc quiser ver aonde esta o dismo da igreja catolica, vá a sociedade de são vicente de paula, e peça uma sexta basica, eles não irão nem te perguntar a sua religião só irão ver se vc esta realmente precisando....e lhe darão e entre outras mais coisas...................
2007-01-23 01:42:27
·
answer #6
·
answered by vanessinha 2
·
0⤊
1⤋
O quanto eles puderem tomar dos fiéis.
2007-01-22 22:18:21
·
answer #7
·
answered by Chefe Grande Avatar 2
·
2⤊
3⤋
Tampinha! Já senti que vc adora pagar teu suado dinheirinho na mão do pastor e acha que faz uma grande coisa! Você não vai ganhar nada com isso a não ser deixar o pastor mais rico ainda para comprar Haras e conhecer países! Pergunte se o pastor te ajuda caso vc precisar dele! De o seu dizimo aos pobres e necessitados, visite hospitais e leve comida e donações para aqueles eles que passam necessidades! Assim terá recompensas! O seu pastor com certeza não precisa dessas coisas!
2007-01-22 22:36:33
·
answer #8
·
answered by SATELLITE 7
·
1⤊
3⤋
VEM DOS DIZIMOS QUE A IGREJA CATÓLICA TAMBEM FAZ PROVEITO,
2007-01-22 22:31:54
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋
SITUAÇÃO ECONÔMICA DA PRELAZIA
1. Bens Imóveis /Veículos/Empréstimos/Subsídios
a) Bens Imóveis -- (Títulos e Propriedade Civil Jurídica) Em nome da Prelazia como "Matriz" e das Paróquias como "Filiais":
1-Urbanos:
- Quadras, lotes e construções onde estão Igrejas; Capelas; Casas Paroquiais; Centros Comunitários; Salões Paroquias; Casa de Formação Padre Odarly, Goiânia-GO; Centro de Treinamento Instituto Dom Jaime Schuck, (Cristalândia-TO); Escolas (a "Escola Paroquial" em São Miguel do Araguáia-GO, em nome da Prelazia; a Escola em Cristalândia, e outra em Porangatu-GO., em nome dos Frades Franciscanos da Vice Província do Santíssimo Nome de Jesus (com sede da Vice Província em Anápolis-GO; e a Escola em Paraiso-TO, em nome dos Padres Redentoristas (com sede da Vice-Provincia de Fortaleza-CE).
2- Rurais
- Uma fazenda de 52 alqueires, em nome da Prelazia, e doada por duas senhoras de Ribeirão Preto-SP., localizada no município de Mutunópolis-GO, pertencente à Prelazia de Cristalândia. A Prelazia tem investido nesta fazenda com o objetivo de torná-la, eventualmente, numa clínica de recuperação de alcoólatras e drogados.
b) Veículos -- Em nome da Prelazia, mas todos a serviço das Paróquias, Quase-Paróquias e Comunidades, com exceção de uma camioneta Peugeot ,a serviço da Prelazia: 01 a serviço da Prelazia; 03, Paróquia de Araguacema-TO; 01, Paróquia de Araguaçu-TO; 01, Quase-Paróquia de Caseara-TO; 02, Paróquia Catedral de CristalândiaTO; 01, Quase- Paróquia de Dueré-TO; 01, Quase-Paróquia de Goianorte-TO; 01, Quase-Paróquia de Novo Planalto-GO; 0, Paróquia de Paraiso-TO; 01, Quase-Paróquia de Pium-TO; 01, Quase-Paróquia de Sandolândia-TO; 02, Paróquia de São Miguel do Araguáia-GO.; 03 Paróquia de Porangatu-GO.
c) Empréstimos -- não são na realidade "empréstimos", e sim, "doações" ou "contribuições" É a cota de contribuição da Prelazia para a CNBB Regional Centro-Oeste e para a CNBB Nacional.
d) Subsídios
1-Recebidos: pela Prelazia
*Da Santa Sé (CAL,e Pontificium Opus A S. Petro Apostolo pro Clero Missionarum)
*De Organismos Internacionais (Adveniat, Misereor, Kirche in Not, Raskob Foundation, Koch Foundation, Conferência Episcopal Norte Americana)
*De Doadores Particulares -- no Brasil e nos Estados Unidos
2- Dados a Outras Dioceses pela Prelazia
*Para as Santas Missões em Palmas-TO -- junho de 1995.
*Ao COMLA V (5º Congresso Missionário Latino Americano em Belo Horizonte-MG) -- julho de 1995
2. Existe um Conselho Administrativo da Prelazia (veja I, F, 3. c -- na página 3) mas é somente CONSULTIVO. A administração se processa na Prelazia pelo Bispo e Vigário Geral. Não há uma Repartição Prelatícia.
3. Sustento:
a) O Clero Diocesano recebe uma ajuda mensal proveniente de um doador particular e espórtulas de intenções de Missas de entidades internacionais -- tudo isso através de pedidos feitos pelo Bispo, em benefício do clero. O Bispo também paga um Seguro de Vida para os Padres Diocesanos, o qual inclui Previdência na Invalidez e Aposentadoria. Estamos começando a participar de um Plano de Saúde/Tratamento Hospitalar (UNIMED) para os Padres Diocesanos. Pretendemos, futuramente, desenvolver um plano pelo qual as Paróquias mais ricas da Prelazia paguem um ou mais salários aos Padres e partilhem com as Paróquias mais pobres. Atualmente os Padres Diocesanos recebem ABSOLUTAMENTE NADA EM DINHEIRO DAS PARÓQUIAS ONDE TRABALHAM e sim, apenas ajudam com a comida e manutenção da igreja/capela, do vehículo, etc. Infelizmente, as Comunidades da Prelazia sempre recebiam dinheiro de fora, num sistema paternalista, e o povo nunca aprendeu a contribuir, com corresponsabilidade, para o sustento DIGNO dos Padres, Religiosos e Religiosas que trabalham na Pastoral -- a maioria deles(as) de tempo integral no serviço do Povo e do Reino de Deus na Prelazia de Cristalândia. Por enquanto, também o sustento das Irmãs dedicando tempo integral no Trabalho Pastoral, depende quase exclusivamente de verbas que eu consigo do estrangeiro.
b) Outras recebem (geralmente com GRANDE ATRASO E DEFASAGEM) salários inadequadaos e injustos do município ou estado por seus trabalhos duros na Saúde e/ou na Educação.
c) Em geral o povo da Prelazia é muito pobre, inclusive, EMPOBRECIDO (isto é, EXPLORADO) pelos ricos e poderosos. O primeiro Bispo era norte americano e trouxe muito dinheiro dos Estados Unidos para as obras de construção e para o sustento dos Padres, Irmãs, Seminaristas e Trabalhos Pastorais. Assim, o povo quase não aprendeu a participar mais ativamente, a contribuir financeiramente, a ser corresponsável. Está sendo implantada nas Paróquias, Quase-Paróquias e Comunidades a Pastoral do Dízimo, mas ainda falta muito para o Dízimo ser compreendido e vivido -- ele está muito fraco. Portanto, atualmente, a maior parte da ajuda financeira necessária . vem de fora
4. Há um grande incentivo para que todas as Paróquias, Quase-Paróquias e Comunidades partilhem com a Prelazia 10% do Dizimo local, e 10% da renda líquida dos festejos (feitos uma vez por ano) do(da) Padroeiro(a) daquela Comunidade. Não há taxas prelatícias para os serviços pastorais
DEPOIS ESSE NEGÓCIO DE DIZIMO É SÓ DE EVANGÉLICO,ME ENGANA QUE EU GOSTO
2007-01-22 22:17:03
·
answer #10
·
answered by APOLOGÉTICO 4
·
3⤊
5⤋